You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de April

Corte de 37 mil milhões de euros nos gastos de saúde nos últimos dez anos, redução de 50% de camas de hospital, menos 46 mil trabalhadores nos hospitais. Foi este o estado de saúde do setor da saúde que o coronavírus encontrou quando desembarcou tragicamente em Itália.

Artigo | 9 de December

Daniela Carrasco era uma artista de rua chilena que apareceu morta depois de, alegadamente, ter sido levada pela polícia. Aparentemente não podia ser mais diferente de Joker, personagem ficcional reinventado por Todd Philipps. Partilham o facto de se terem tornado em símbolos improváveis na nova onda de revolta mundial.

Artigo | 6 de December

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.

Artigo | 4 de December

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

Artigo | 1 de December

O G20 encerra este sábado. Esteve apenas de passagem na Argentina. Já o FMI entrou para ficar. Pela 21ª vez, esta instituição dita as regras num país que se afunda na austeridade. Inflação, desvalorização da moeda e contração da produção impuseram que o ajustamento acabasse por ser ajustado.

Artigo | 30 de November

Segundo a agenda oficial o debate é sobre “o futuro do trabalho, a infraestrutura para o desenvolvimento e um futuro alimentar sustentável”. Mas o que marca a cimeira é outra agenda que abrange o conflito entre Rússia e Ucrânia, a guerra no Iemen, a guerra comercial EUA-China e o regresso do protecionismo.

Artigo | 29 de November

Abre esta quinta-feira com uma sessão de ioga e de meditação promovida pelo presidente indiano. Mas não será certamente para meditar que 24 mil polícias foram convocados e que um verdadeiro estado de sítio foi declarado. “Radicais islâmicos” e anarquistas têm sido apresentados como o inimigo interno.