Há quatro anos, a camada de excessos que parece adornar este filme até poderia gerar alguma licença lírica, algo que hoje adquire um sentimento de antecipação do real. Por Paulo Portugal.
O último filme do argumentista e realizador Mahamat-Saleh Haroun, exibido no ano passado em Cannes e agora nas nossas salas de cinema, traz uma história de solidariedade feminina. Por Paulo Portugal.
O centenário do nascimento do cineasta e o ciclo que está a decorrer na Cinemateca são os pretextos para Paulo Portugal revisitar a obra de um autor que soube cruzar poesia com as imagens.
O filme Chico – Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr., funde momentos históricos com belas imagens de arquivo e números musicais atuais. Chico seduz-nos inevitavelmente pelo seu enorme talento, a voz doce e penetrante e até o verde dos seus olhos. Por Paulo Portugal.
A cineasta catalã Carla Simón ergueu o Urso de Ouro por Alcarrás. Mas um dia antes, já o português Jorge Jácome sabia que tinha recebido o prémio FIPRESCI, da crítica internacional, por Super Natural. Por Paulo Portugal, em Berlim.