You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de February

No filme Les Misérables, Ladj Ly mostra-nos, com as suas personagens, sem as julgar, que as mesmas mais do que uma natureza boa ou má estão reféns de uma estrutura e ordem sociais que as empurra para fora de si. Artigo de Soraia Simões de Andrade.

Artigo | 5 de January

Celebramos este mês dez anos de existência da plataforma Mural Sonoro https://www.muralsonoro.com/, webmagazine de natureza cultural, informativa e científica que criei na passagem do ano 2010 para o ano 2011. Por Soraia Simões de Andrade.

Artigos dossier | 19 de November

José Mário Branco foi muito mais do que cantor de intervenção. É inquestionavelmente um homem com uma cultura musical abrangente, o melhor arranjador de Música Popular, compositor de novos fados singular, como provam os trabalhos discográficos com a sua mão, ouvidos e sensibilidade para Camané. Por Soraia Simões de Andrade.

Artigo | 11 de November

Esta segunda-feira faz 44 anos que Angola se tornou independente. Soraia Simões de Andrade reflete sobre o papel da canção no processo de emancipação da cultura popular deste país nos anos entre 1961 e 1975.

Artigo | 8 de November

No dia em que o primeiro-ministro cabo-verdiano anuncia que a UNESCO atribuiu classificação positiva à morna para poder vir a ser declarada património imaterial da humanidade, avaliação final que será feita em dezembro, Soraia Simões de Andrade escreve sobre o significado desta forma musical para a cultura deste país.

Artigo | 5 de November

Nuno Cláudio Cerejeira, que esteve no programa da RTP “A nossa tarde”, foi condenado, como outros foram, nele não há sinais de arrependimento e tem seguidores. Artigo de Soraia Simões de Andrade

Artigo | 27 de October

A propósito do seu documentário, A Guitarra de Coimbra, Soraia Simões de Andrade reflete sobre a relação entre a narrativa dominante e discurso invisível, sobre desocultamento de outros lados das histórias, longe da saturação e a sobrevalorização do que é sobejamente conhecido e inscrito em variadíssimos dispositivos.

Artigo | 30 de September

A mais recente média-metragem de Leonor Noivo conta o quotidiano de quem vive com anorexia nervosa. Uma obra perturbadora e clarividente, desassombrada e corajosa. Por Soraia Simões de Andrade.

Artigo | 22 de September

Mesmo para alguém agnóstico será impressionante perceber como a religião e o gospel tiveram, podem ter, um papel tão visceral na vida de uma artista intemporal. Por Soraia Simões de Andrade.

Artigo | 9 de September

Dor e Glória está repleto de cores, cenários que reflectem o universo Almodovariano, coincidências que cosem e são a base da estrutura narrativa, uma banda sonora que emoldura esta obra prima do cinema e uma das melhores do realizador”. Por Soraia Simões.

Artigo | 2 de September

Esta história mostra que há algo de premonitório nas letras de uma canção popular e a sua importância para milhares de imigrantes, trabalhadores, jovens. E que uma das funções do cinema pode ser mesmo a de salvar vidas, sairmos de lá pessoas um pouco menos preconceituosas. Por Soraia Simões.

Artigo | 18 de August

Tarantino é a expressão máxima de como alguém com muita experiência, calo, paixão, e um olhar atento, crítico, sobre o mundo em que se insere se pode transformar num dos autores mais interessantes das últimas décadas. Análise do filme Era uma vez em... Holywood por Soraia Simões.

Artigo | 22 de May

Aprendemos a pelejar com ideias e dinâmicas que se procuram superiorizar por meio de uma gramática única, que cita sempre os mesmos, recorre às mesmas problemáticas e às mesmas conclusões e erradica quem não se interessa pelo mesmo manual de inflexão, mascarado de reflexão. Por Soraia Simões.

Artigo | 5 de May

Paulo Branco Lima recria em “Peregrinação Crioula” o texto seminal de Fernão Mendes Pinto ensaiando uma reflexão crítica sobre o período colonial português. Uma leitura de Soraia Simões.

Artigo | 15 de January

Uma cassete dos Clash que nos diz para conhecermos os nossos direitos, um livro de Camus sobre a morte e a amizade, a necessidade de combater o discurso de ódio. Alguns dos ingredientes deste artigo de Soraia Simões.

Artigo | 28 de November

Extirpar das sociedades códigos e signos patriarcais implica muito trabalho, mas implica igualmente uma maior articulação, empatia, e um melhor diálogo. Artigo de Soraia Simões.

Artigo | 17 de November

É inconsequente, ignóbil, que num evento a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, intitulado História do Hip-hop Tuga, o qual terá lugar no Altice Arena esteja um cartaz com quase quatro dezenas de homens, alguns precursores e vários mais recentes, e apenas uma mulher, branca, que curiosamente começa a gravar já no século XXI, Capicua. Carta aberta de Soraia Simões.

Artigo | 10 de October

A internet foi só o megafone que retirou da invisibilidade símbolos de cumplicidade, até afinidade, com uma ordem que é opressiva sobre as mulheres. Artigo de Soraia Simões.

Artigo | 8 de July

Mural Sonoro, da autoria de Soraia Simões, é um podcast semanal “sobre mulheres na música, papéis, reportórios de luta e resistências”, e publicará cerca de 50 entrevistas.

Artigo | 25 de February

As margens, o centro, paradoxos e contradições do RAP em Portugal. Segunda parte do artigo de Soraia Simões.

Pages