Artigos Opinião Esquerda | 13 de November

Esta semana, o Serviço de Monitorização da Atmosfera Copernicus, através das medições de concentração de ozono realizadas pela missão Copernicus Sentinel da Agência Espacial Europeia, anunciou que o buraco de ozono está a recuperar a uma taxa de 1% a 3% por década.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de January

Em 2018, a comunidade científica e as principais organizações internacionais têm a obrigação de isolar e boicotar as políticas poluentes de Trump.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de November

Sob a tutela de Manuel Heitor, o ataque à ciência nacional tem sido muito mais devastador que o do governo anterior, mas sempre sob a cobertura de belíssimas intenções, grandes proclamações e promessas de contratações massivas.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de October

Já há largos anos que havia sinais de rebeldia e um espaço de inconformismo na sociedade checa entre os meios mais urbanos. O Partido dos Piratas foi o primeiro partido de esquerda alternativa a ocupar esse espaço, obtendo um resultado espetacular.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de July

A pressão dentro do PS local para apresentar a “obra do mandato” é inexorável e a construção das estruturas no areal da praia da Figueira da Foz são a melhor obra que se pode arranjar. Já vimos este filme durante o mandato de Santana Lopes.

Artigo | 3 de June

Recentemente foram tornadas públicas suspeitas de falsificação de relatórios sobre a segurança das instalações das centrais nucleares do grupo francês Areva, um dos gigantes mundiais do setor que emprega mais de 40 mil pessoas na Europa, na América e em África. Por Rui Curado Silva.

Artigo | 6 de March

A italiana Fabiola Gianotti é a primeira mulher a dirigir o CERN desde a sua fundação, em 1954. Fabiola era a coordenadora da experiência ATLAS, uma das experiências que contribuiu para a descoberta do bosão Higgs. Por Rui Curado Silva

Artigos Opinião Esquerda | 26 de February

Espero com este texto alertar mais gente para que estejam atentas ao sapinho racista na entrada das lojas e não consumam nestes locais. É um dever cívico não compactuar com a xenofobia.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de November

Na Cimeira do Clima, os nossos representantes não poderão adotar uma postura puramente diplomática perante interesses cínicos de multinacionais, egoísmos regionais e muito menos perante atitudes negacionistas.

Artigo | 17 de May

Esta semana, o vice-primeiro-ministro russo Dmitry Rogozin, um dos 11 dirigentes russos atingidos pelas sanções norte-americanas, anunciou que a Rússia rejeita o pedido dos EUA para manter a Estação Espacial em operação até 2024.

Artigo | 14 de October

O Partido Comunista Francês tem-se manifestado abertamente contra o encerramento das centrais nucleares francesas, em particular contra o encerramento da central nuclear de Fessenheim, na Alsácia. A pobre fundamentação do PCF na defesa da energia nuclear, sobretudo depois de Fukushima, revela um acantonamento ideológico crónico e uma nostalgia do programa nuclear do bloco de leste.

Artigo | 25 de September

Os seis anos em que o degelo do Ártico foi mais significativo ocorreram nos últimos seis anos, entre 2007 e 2012. Este fenómeno está sem dúvida correlacionado com o aumento da temperatura global do planeta.

Artigo | 9 de September

Foi lançada por mais de uma centena de investigadores a petição intitulada “Sem ciência não há futuro”. A petição, que reivindica cinco medidas imediatas, pode ser assinada aqui.

Artigo | 21 de July

A delegação portuguesa obteve o maior número de medalhas (uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze) em Olimpíadas de Matemática desde que Portugal entra na competição, desde 1989.

Artigo | 25 de June

Está cientificamente comprovado que as emissões de partículas finas dos motores a gasóleo aumentam o risco de cancro do pulmão.

Artigo | 11 de June

Um grupo de admiradores dos produtos Apple e de ex-trabalhadores da empresa, desiludidos com a política da longevidade programada, criaram a empresa iFixit dedicada à reparação de eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos.

Artigo | 27 de May

A partir desta semana a rotulagem e a publicidade dos produtos comercializados na UE (União Europeia) que anunciam benefícios para a saúde dos consumidores vão passar a estar mais sujeitas ao escrutínio científico.

Artigo | 6 de May

A energia nuclear foi um dos pontos principais de debate e do programa dos candidatos à eleição presidencial francesa. No país que mais depende desta forma de energia, a ampla variedade de posições sobre este tema produziu um debate intenso quer entre esquerda e direita, mas também entre os próprios candidatos de esquerda.

Artigo | 14 de April

Ao realizar o lançamento deste foguetão, o governo coreano suspendeu intencionalmente a ajuda alimentar internacional, abdicando do abastecimento de alimentos da população em favor de um momento de lirismo patriótico absolutamente falhado.

Artigo | 11 de March

O principal setor de atividade deste banco é o crédito a projetos de inovação no domínio ambiental como a agricultura e comércio de produtos biológicos, as energias renováveis, o apoio ao comércio justo, a arquitetura de regeneração urbana, a construção de edifícios energeticamente sustentáveis e o investimento em empresas inéditas.