You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 5 de April

No actual contexto de saúde pública, é no mínimo estranho que haja quem considere prioritária a vacinação como “mais-valia competitiva”, quer na perspectiva de turismo de vacinação, quer na de vacinação do turismo.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de February

Marcelino da Mata foi muito condecorado pelo regime anterior. Não o foi só pelos seus extraordinários (ou ordinários, depende do ponto de vista) actos militares mas, também, como instrumento político para propaganda colonialista a nível nacional e internacional.

Artigos dossier | 28 de January

O teletrabalho, de momento em Portugal legalmente obrigatório, pode ser um instrumento organizativo e de gestão. Contudo, pode também ser um factor de riscos profissionais e isso não pode deixar de ser também ponderado e reflectido. E agido.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de December

Segundo foi divulgado pela comunicação social e por entidades oficiais, a morte de um cidadão ucraniano está associada a métodos de trabalho integrando ofensas corporais e psicológicas utilizados por trabalhadores (inspectores) do quadro de pessoal do SEF.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de November

Para um cidadão comum que nenhuma especial qualificação tem no domínio da saúde, que reflexão e tranquilidade (ou inquietação) pode suscitar tal frase: “a saúde é um direito”?

Artigos Opinião Esquerda | 30 de October

Todos os dias ouvimos proclamar a “transição digital”. E, mais ou menos associado, o anúncio (ou pelo menos prenúncio) do "fim do trabalho".

Artigos Opinião Esquerda | 24 de July

A não resultarem das reuniões da Concertação Social, “conselhos” económicos e sociais sobre (outra) posição dos trabalhadores nas relações de trabalho, então, é de admitir que o local de expressão desses “conselhos” venha a ser… a rua.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de July

A AICCOPN propõe uma “plataforma electrónica para controlar a movimentação dos trabalhadores”. E, assume tal proposta não apenas como algo de ordem conjuntural mas, presume-se que com uma perspectiva mais estrutural, como “reforço importante para o futuro".

Artigos Opinião Esquerda | 29 de June

Os trabalhadores da construção civil são uma população que é, em decurso da natureza do seu trabalho e das condições em que o realiza, uma população que sempre esteve especialmente exposta ao risco covid.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de May

Em Portugal, de há algumas dezenas de anos a esta parte, sobre o Trabalho e o Emprego, tem pairado um perverso “signo do D”: do desemprego à desregulamentação de direitos e desta à desregulação social, logo, à degradação das condições de trabalho.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de April

Se “não é exigível o que não é razoável”, muito menos é exigível o que não é saudável e, menos ainda, incomensuravelmente, é exigível o que pode ser mortal.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de March

A generalização da recorrente rotulagem social de “baixas fraudulentas” (e, agora, até de “crime organizado”) de situações de incapacidade por doença para o trabalho por parte de trabalhadores por conta de outrem é que pode ser uma fraude.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de February

Um homem com 93 anos, em cadeira de rodas e surdo, foi obrigado a entrar sozinho na Urgência do Hospital de Viseu. A bem da (maior) humanização do SNS, é de “prescrever” que a administração dê ordem para afixar um cartaz onde deverá constar: "O SNS é um Serviço Público".

Artigos Opinião Esquerda | 25 de January

Está aí, na ordem do dia, a discussão sobre eventual excesso no uso da força física por parte da Polícia (no caso, um agente da PSP) sobre uma cidadã da Amadora.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de November

O que se visa aqui relevar é, no enquadramento geral do papel que a comunicação social (e muito especialmente a televisão) pode (deve) ter quanto às questões do (e no) Trabalho, a forma como, em regra, trata os acidentes de trabalho.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de October

Há indícios, no trabalho, de estarmos a resvalar para um outro quadro de “princípios” (interesses) organizacionais. Um quadro de "princípios", de interesses, em que "os seres humanos deixam de ser relevantes".

Artigos Opinião Esquerda | 6 de September

Até que ponto a recorrente invocação do espectro de “crise financeira” não vai servir de “laboratório” social para sustentar a “inevitabilidade” e testar a “irreversibilidade” de até onde já se foi e ainda se pode ir (mais) na desregulamentação?

Artigos Opinião Esquerda | 13 de August

Além das medidas de apoio às PME é também necessário mais licenciamento e regulação e acrescida eficácia do controlo da concorrência desleal e do dumping social.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

Se se diz, e bem, “enquanto há vida há esperança”, também, com a mesma humanidade, poder-se-á dizer, mormente nestas circunstâncias limite, que só enquanto há um mínimo de esperança pode, verdadeiramente, haver Vida.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de July

No que respeita a Portugal, este relatório da OIT demonstra uma situação especialmente negativa. Em 2004, a porção de riqueza produzida que cabia aos trabalhadores portugueses era de 65,8%. Em 2017, foi de 54,5%.

Pages