You are here

Pesquisar

Artigo | 25 de April

“Quando a rua se fez rio", porque o povo de Lisboa corria nela como a água de diques rebentados, a Emissora Nacional já tinha difundido pelo menos três apelos dos capitães de Abril para toda a gente ficar em casa. Mas a hora não era, não podia ser, de confinamento. Por António Louçã.

Artigo | 25 de January

A maré revolucionária iniciada no Cairo ofereceu ao mundo o espectáculo de milhares de pessoas concentradas, a 25 de janeiro de 2011, na Praça Tahrir, a fazerem dela uma ágora para decidir sobre o rumo do movimento. Por António Louçã.

Artigo | 22 de January

A 9 de janeiro de 1905 (22 de janeiro no calendário gregoriano, pelo qual nos regemos) um cortejo pacífico de famílias operárias foi recebido diante do Palácio de Inverno pela guarda imperial – a tiro. Era o “Domingo Sangrento”. Por António Louçã.

Artigo | 15 de January

Rosa Luxemburgo era considerada por apoiantes e adversários como "uma das melhores cabeças do socialismo internacional". Foi assassinada a 15 de janeiro de 1919, a mando dos seus antigos camaradas social-democratas. Por António Louçã.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de January

Um jornalismo pode ser digno e competente, dando as notícias e contando as histórias do presente. Mas poderá dar as notícias e contar as histórias do presente se ignorar o passado?