You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 9 de February

A praxe está na berlinda e não é por ser uma versão sofisticada do jogo do berlinde. Para fazer “jogo abaixo”, recordo duas vivências nas duas faculdades por onde passei: o Instituto Superior Técnico e Letras de Lisboa.

Artigos dossier | 30 de November

Dois anos e meio de Troika. Dois anos e meio de Governo PSD/PP. Demasiado tempo a dar cabo da Escola Pública.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de June

No exame nacional de ontem quem reprovou foi o Ministro da Educação. A sua teimosia, chico-espertismo e mau perder geraram o caos nas escolas e atiraram para o lixo a imagem de rigor científico com que sempre gosta de se apresentar.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de April

As doze mil vagas negativas anunciadas no âmbito do concurso de professores são a confirmação da onda destruidora da escola pública “surfada” a todo o vento pelo ministro Nuno Crato. A educação é um não lugar para este governo.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de January

O memorando da Troika apontava para a redução das verbas dadas aos colégios com contratos de associação. O FMI vem agora dizer o contrário. Em que ficamos?

Artigos Opinião Esquerda | 8 de December

Enquanto despeja milhões no negócio chorudo do ensino privado, o Governo ameaça com mais propinas no ensino público.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de November

O tão badalado sistema dual de ensino coloca a Alemanha como um dos únicos países europeus onde os mais jovens terão menos qualificações que os seus pais.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de October

O investimento em educação cai a pique em Portugal, justamente um dos países mais atrasados no que diz respeito às qualificações escolares e ao combate à reprodução das desigualdades sociais. Os dados são da OCDE.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Vem agora o Ministro da Educação justificar o despedimento de milhares de professores com a redução do número de alunos. Uma análise cuidada dos dados disponíveis mostra como Crato suspendeu os seus dotes matemáticos para atirar areia para os olhos de todos nós e esconder a opção ideológica que o move.

Artigos dossier | 17 de March

Com esta reforma curricular, desenha-se um modelo de escola teórico, livresco e com apelo privilegiado à memorização. É a primazia do saber recitar em detrimento do saber fazer. É, de facto, um ensino mais pobre, mais barato, com menos professores, e mais conforme as necessidades e os desejos de quem vai mandando no país e no mundo.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de February

O governo quer obrigar os professores a candidatarem-se a horários de 6 horas (com salários de cerca de 300 euros mensais) a 300km de distância da sua residência. Se recusarem a colocação, ficam impedidos de se candidatar durante um ano. Despedimento voluntário obrigatório?

Artigos Opinião Esquerda | 25 de December

Com esta reforma curricular, desenha-se um modelo de escola teórico, livresco e com apelo privilegiado à memorização.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de September

Este sábado à tarde o Rossio será o ponto de encontro de muitos professores que, atirados para o desemprego, fazem muita falta às escolas. O protesto, convocado no facebook, é de todos/as, em nome da qualidade da escola pública.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de August

Se a avaliação dos professores proposta por Nuno Crato é mais ligeira ou inexistente para uma grande parte dos docentes, a verdade é que insiste na penalização dos cada vez mais vulneráveis professores contratados.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de July

Impor orientações sobre a forma como a comunidade académica se deve vestir em nada dignifica a instituição “Universidade”, pelo contrário, é uma machadada no espírito do saber, que se quer universal, libertador e imune ao preconceito.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de June

O novo Ministro da Educação (e da Ciência e do Ensino Superior) despreza a escola progressista e as “pedagogias modernas”. Diz que um dos principais problemas da escola portuguesa é a falta de exames. O seu discurso fácil deve ser examinado.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de March

Amargurada com o chumbo do modelo de avaliação docente, Isabel Alçada desabafou que a democracia não se faz na rua. Felizmente, foi graças à rua que a democracia venceu e é já no próximo sábado que a rua é outra vez palco da democracia.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de February

Os cortes financeiros nos contratos de associação com escolas privadas aqueceram o ambiente educativo. No meio da poeira, mente o governo e mentem os privados.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de December

Os bons resultados do PISA 2009 levaram Sócrates à euforia na exaltação das suas políticas educativas. Mas quando tentou enunciar as medidas do sucesso enganou-se. Afinal nem ele nem o Governo sabem explicar o que se passou.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de October

Nos últimos quatro anos entrou apenas um professor nos quadros das escolas por cada 38 que saíram. José Sócrates pode encomendar as faixas de campeão da precariedade.

Pages