Artigo | 18 de October

A República Checa, que teve em Havel o seu primeiro presidente, defrontou-se com as dificuldades e os problemas sociais decorrentes da transição para o capitalismo. A sua base industrial e localização permitem-lhe superá-las mais facilmente. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 16 de October

Nas recentes eleições legislativas da República Checa, o primeiro-ministro centrista populista, Andrej Babiš, foi derrotado, a coligação de centro-direita triunfou e social-democratas e comunistas ficam, pela primeira vez em democracia, fora do Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 18 de September

Depois de oito anos de governos da direita, a esquerda venceu as eleições. Mas fica por saber se a viragem se vai traduzir tanto na formação de um novo executivo como na sua prática. Por Jorge Martins.

Artigo | 10 de September

As eleições legislativas realizadas em Marrocos, esta quarta-feira, saldaram-se por uma fragorosa derrota do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), islamita moderado, do primeiro-ministro Saadeddine Othmani. Por Jorge Martins.

Artigo | 25 de August

Neste terceiro e último artigo, faremos a interpretação da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos à luz da evolução política nacional e internacional das primeiras duas décadas deste século. Por Jorge Martins.

Artigo | 19 de August

Após a Revolução, as profundas transformações sociais verificadas traduziram-se numa maior democratização da prática desportiva. Contudo, o atraso era muito e, por isso, a evolução foi gradual, até porque alguns atavismos herdados do antigamente não eram fáceis de ultrapassar.

Artigo | 16 de June

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 3 de June

As eleições legislativas do passado domingo na República de Chipre mostraram uma erosão no apoio das forças políticas tradicionais e um crescimento da extrema-direita e de um novo partido do centro. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 5 de May

O Partido Popular PP reforçou a sua posição à custa da hecatombe do centrista Cidadãos, seu ex-parceiro de coligação. Contudo, para governar, necessita do apoio do partido de extrema-direita Vox. Por Jorge Martins.

Artigo | 2 de May

As recentes eleições legislativas na Albânia levaram-me a procurar na História alguns fenómenos que aquelas espelham, algo que não surpreende numa região onde a História está constantemente a vir ao de cima. Por Jorge Martins.

Artigo | 30 de April

Com a maioria absoluta alcançada no passado domingo, o primeiro-ministro Edi Rama irá para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do governo albanês. Por Jorge Martins.

Artigo | 23 de April

Apesar do triunfo, o MpD viu reduzir-se a sua votação. O PAICV, seu principal opositor, pouco ganhou. A UCID confirma-se como terceira força, apesar da fraca implantação na ilha de Santiago, onde está metade do eleitorado. Por Jorge Martins.

Artigo | 15 de April

Os partidos conservador e social-democrata que alternavam no governo sofreram perdas significativas, a extrema-direita implodiu e os movimentos populistas e que apostaram na retórica do combate à corrupção tiveram um excelente resultado. Por Jorge Martins.

Artigo | 9 de April

A 23 de março, Israel foi a votos pela quarta vez em dois anos. O bloco de apoio a Benjamin Netanyahu - que integra partidos da direita e da extrema-direita - falhou, por dois lugares, a conquista da maioria no Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 1 de April

Publicamos aqui a segunda parte do artigo sobre as eleições na Holanda, realizadas a 17 de março, em que se registou o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 31 de March

Nas eleições gerais que decorreram na Holanda, a 17 de março, regista-se o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 24 de March

Nas eleições legislativas desta terça-feira, ainda não é claro se o bloco da direita nacional-liberal, religiosa e da extrema-direita, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, terá conseguido obter maioria absoluta no Parlamento. Por Jorge Martins

Artigo | 19 de February

As eleições autonómicas realizadas na Catalunha saldaram-se por um triunfo do conjunto dos partidos independentistas, que obtiveram a maioria, não apenas dos lugares parlamentares, mas também dos votos entrados nas urnas. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 23 de October

As eleições do passado sábado deram uma vitória esmagadora à primeira-ministra Jacinda Ardern e a primeira maioria absoluta ao seu Partido Trabalhista desde a adoção do sistema de representação proporcional, em 1993. O novo Parlamento será quase paritário ao nível do género e terá uma diversidade étnica sem precedentes. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 31 de August

No domingo, os eleitores do Liechtenstein foram à urnas para votar em três referendos com propostas de carácter progressista. Todas as iniciativas foram rejeitadas, o que significa uma vitória para a direita populista. Artigo de Jorge Martins