Artigo | 19 de May

Ao contrário do que previam todas as sondagens, a coligação de centro-direita, entre os liberais e os nacionais (conservadores ruralistas), liderada pelo primeiro-ministro Scott Morrison, conseguiu manter o poder na Austrália. Por Jorge Martins.

Artigo | 19 de May

Nas eleições realizadas no passado dia 8, na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), apesar de conservar a confortável maioria absoluta de que dispõe desde o fim do “apartheid”, registou uma quebra significativa, confirmando o plano inclinado em que se encontra desde 2004. Por Jorge Martins.

Artigo | 11 de May

O partido liderado por Cyril Ramaphosa conseguiu mantar a maioria absoluta, mas teve o seu pior resultado desde o fim do “apartheid”. Jorge Martins faz aqui a primeira leitura dos resultados finais.

Artigo | 10 de May

Feita, na primeira parte deste artigo, a análise dos números, é altura de analisarmos as perspetivas políticas para o país vizinho, no curto prazo, tendo em conta que, no próximo dia 26, haverá eleições europeias, autonómicas e municipais. Por Jorge Martins.

Artigo | 9 de May

No momento em que começa uma nova campanha eleitoral em Espanha, Jorge Martins analisa as passadas legislativas que deram uma vitória com maioria relativa ao PSOE, o afundamento do Partido Popular, o crescimento dos Cidadãos, a queda do Unidos Podemos e a entrada da extrema-direita no Parlamento.

Artigo | 7 de May

Laurentino Cortizo, candidato do PRD, de centro-esquerda, venceu as eleições presidenciais realizadas no Panamá, beneficiando da divisão da direita e do sistema maioritário a uma volta para a escolha do chefe de Estado. Por Jorge Martins