You are here

Pesquisar

Artigo | 15 de June

O escritor egípcio deixou-nos uma obra suscetível de despertar paixões desabridas que abrem caminho para a criação de uma série de mitos em torno da sua vida e da interpretação do seu pensamento político e social. Por Pedro Ferreira.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de August

Um conhecido comentador político de fim-de-semana e ex-Presidente do PSD afirmou a propósito das eleições legislativas que aos portugueses não restava outra solução senão a de terem “juizinho” no momento do voto.

Artigo | 26 de July

Para Mário Dionísio, a cultura e a unidade eram alicerces fundamentais no processo de construção de uma sociedade democrática. E talvez por isso, tenha lutado contra moinhos, contra o vento. A exposição sobre a sua vida e obra está patente na Casa da Achada até ao próximo dia 28 de Setembro. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 6 de June

É um homem apaixonado pelas palavras e pela relevância que estas podem assumir no processo de transformação das sociedades. Por isso não hesita em afirmar que escrever é um “ato político” capaz de influenciar a relação entre o poder e os cidadãos. Em entrevista ao esquerda.net, o dramaturgo e jornalista romeno Matéi Visniec considera ainda que é necessário reconfigurar a União Europeia para que esta retome o ciclo de prosperidade e do respeito pelos direitos das pessoas. Entrevista de Pedro Ferreira.

Artigo | 15 de May

Um dos mais promissores poetas portugueses da nova geração, Vasco Gato, editou recentemente um livro a que deu o nome de Fera Oculta. Um longo poema onde exalta não só o amor ao filho mas também a desilusão que sente perante a situação de Portugal que foi empurrado para o pântano de uma crise devastadora. Em entrevista ao Esquerda.net crítica as políticas de austeridade que responsabiliza pelo aumento da pobreza e das desigualdades. Por Pedro Ferreira

Artigo | 2 de May

O Esquerda.net esteve na manifestação da CGTP em Lisboa e falou com alguns homens e mulheres dispostos a combater a estratégia de destruição de direitos laborais levada a cabo pelo atual governo. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 11 de January

Jazzafari encontrou no jazz o seu espaço de liberdade e através dele a forma de traduzir o desencanto em relação à estagnação que, a todos os níveis, se abateu sobre o país. Em entrevista ao esquerda.net, diz sentir-se “distante” da política mas não da realidade marcada, segundo as suas palavras, por “muito sofrimento e tristeza”. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 9 de August

Em entrevista ao esquerda.net, Ângelo Cid Neto, bailarino de dança contemporânea, critica a desvalorização a que o atual governo votou a cultura chegando ao ponto de nem sequer ter na sua orgânica um ministro responsável por esta área. Entrevista de Pedro Ferreira, para esquerda.net

Artigo | 14 de June

Em entrevista ao Esquerda.net, Carlos Mendes, cantor e compositor, afirma que Portugal precisa de se libertar do medo para se mobilizar novamente contra a degradação social imposta pelas políticas do atual governo. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 13 de May

Jorge Castro Guedes, ator, encenador e a atualmente diretor artístico do Dogma 12, um Estúdio de Dramaturgias de Língua Portuguesa fundado há dois anos, afirma em entrevista ao Esquerda.net que é necessário encontrar soluções à esquerda, um novo paradigma capaz de criar massa crítica que retire as pessoas da apatia em que se encontram. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 1 de May

O Esquerda.net falou com alguns dos milhares de homens e mulheres que vieram esta quinta-feira para a rua e registou as feridas abertas por três anos de políticas marcadas por uma violência social sem precedentes na História recente do país. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 25 de April

O Esquerda.net esteve nas ruas a ouvir aqueles e aquelas que fazem parte das estatísticas que povoam o nosso dia-a-dia mas estão longe dos holofotes mediáticos. Que fazem parte de um momento histórico que o atual poder político quer empurrar para o vazio da exclusão. São portugueses, com identidade e opinião, a viver um tempo que muitos consideram ser o pior das suas vidas. Por Pedro Ferreira.