You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 1 de December

O SIFIDE é um benefício fiscal que permite a empresas deduzirem diretamente do seu IRC até 82,5% das despesas realizadas em I&D. O SIFIDE é um incentivo à mediocridade, mas não só. É um convite à negociata.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de November

Em vez de sanções, a UE valida como democráticos os estados protofascistas da Polónia ou da Hungria. Lukashenko é um ditador com métodos ignóbeis. E a Europa democrática, é exemplo de quê?

Artigos Opinião Esquerda | 18 de November

É no pântano que a direita, e sobretudo a extrema-direita, se movem. E, ao abrir a porta ao bloco central, António Costa apenas contribui para esse pântano.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de November

A cimeira de Glasgow, à semelhança das anteriores, é pouco mais que um desfile de promessas e de propaganda verde vindas dos principais governantes e empresários mundiais.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de November

O primeiro-ministro não quis verdadeiramente negociar o Orçamento e, perante essa recusa, o presidente da República decidiu dissolver o Parlamento.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de October

O Governo pede à Esquerda que aceite a inevitabilidade da permanência das leis da troika no país. Em troca, oferece apenas intransigência e a ameaça de uma crise política.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de October

Sem ganhos de causa em matérias fundamentais, como as leis do trabalho ou as regras de organização do SNS, e perante um Orçamento tão poucochinho, António Costa conta apenas com a ameaça da crise política para tentar chantagear o Bloco e o PCP.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de October

A desregulamentação económica permitiu o monopólio do Facebook que hoje ameaça a democracia. Nunca uma só empresa ou entidade concentrou tal poder de manipulação.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de October

Com base em milhões de documentos associados a 14 empresas especializadas em offshores, os Pandora Papers revelam como líderes mundiais, celebridades e criminosos de alto gabarito utilizam estes serviços para esconder as suas fortunas, para pagarem menos impostos ou escaparem à justiça.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de September

O Bloco de Esquerda teve um mau resultado nestas eleições autárquicas. O que parece ser óbvio, para já, é que a polarização PCP-PS, ou PS-Direita afastou o Bloco de importantes vereações no país.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de September

Escândalo repetido, a Comissão Europeia cede aos piores lobbies económicos e financeiros mundiais, em prejuízo de todos os povos. Sabendo disto, o que vai fazer o Governo português?

Artigos Opinião Esquerda | 16 de September

O Porto perdeu população, mais de 5500 pessoas nos últimos dez anos, a maior percentagem entre as grandes cidades. O preço das casas disparou, sem que os salários o consigam acompanhar. Habitação pública, nem vê-la. O Porto ganharia com mais pluralidade na Câmara.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de September

Não faz sentido creditar aos consumidores a transição energética, enquanto se mantiverem as absurdas taxas de rentabilidade das grandes produtoras, protegidas tanto por Bruxelas como pelo Governo em Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de September

O Garantir Cultura foi lançado pelo Governo para financiar a criação e programação culturais. Tudo corria bem até os beneficiários do financiamento começarem a ser confrontados com um conjunto de exigências ausentes do regulamento.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de August

Os direitos laborais que hoje consideramos condições de civilização são o produto de séculos de resistência e luta. Foram consagrados pelas forças progressistas em momentos de conflito com os poderes instituídos.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de August

Para a Pfizer, para a BioNTech ou para a Moderna, as boas notícias parecem não ter fim. No extremo oposto estão os Estados, os que podem pagar as vacinas e ainda mais os que não as podem pagar, sendo impedidos de defender a sua população.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de July

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

Artigo | 26 de July

“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

Artigos Opinião Esquerda | 22 de July

Desta vez, o desastre chegou ao centro do poder europeu. O que mais será necessário para que se entenda que estas catástrofes são previsíveis, que têm causas e responsáveis?

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

O currículo de Vítor Fernandes na Caixa deveria ter sido suficiente para afastá-lo de qualquer nomeação pública, logo em fevereiro. Que a pressão pública contribua para que o Governo trate depressa de encontrar para o Banco de Fomento quem ofereça melhores referências.

Pages