Audio

Júlio Pereira ― Rasgar, 2024.

Quatro ao Sul ― Outros cantes, 2024.

Jorge Palma ― Bairro do amor, 1989.

João Paulo Esteves da Silva ― Farnel, 2024.

Mila Dores ― Brava, 2024.

Edição nº 424, de 15 de junho de 2024

Artigo

Nos últimos dias houve manifestações em várias cidades na sequência da votação-relâmpago da Câmara dos Deputados a ditar a urgência de uma proposta que faria a lei brasileira recuar 84 anos, condenando crianças vítimas de violação a serem mães ou a enfrentarem penas de prisão até 20 anos.

Artigo

A esquerda francesa fechou em tempo recorde o seu programa eleitoral para vencer nas urnas o projeto reacionário da extrema-direita a 30 de junho. E compromete-se a rejeitar as regras do pacto orçamental europeu para conseguir recuperar os serviços públicos e melhorar a vida das pessoas. Leia aqui o programa completo.

Artigo

Renascem os lideres candidatos a ditadores em nome da moral que ilude uma massa humana desacreditada perante tanta corrupção, dando poder a governantes e regimes autocráticos, que sonham repetir tragédias humanitárias que a História nos traz à memória, quando se intensificam as guerras fratricidas e genocidas.

Artigos Opinião Esquerda

Parece-me importante percebermos que aquele mundo que consideramos como a maior das verdades se rege por forças completamente alheias à ciência.

Artigo

Proposta do reitor aprovada na quarta-feira refere-se apenas a projetos futuros e inclui instituições palestinianas que se manifestem a favor do Hamas. Docentes e estudantes exigem que o Conselho Geral da Universidade tome posição na reunião da próxima semana. Estudantes acampados mostram-se desiludidos com a posição do Senado.

Vídeo Esquerda

Iqbal, o cortador de cravos que deu uma lição a Ventura, o novo livro de Miguel Castro Caldas e o resultado das europeias são os temas trazidos por Fernando Alves, Rita Taborda Duarte e Francisco Louçã a mais um episódio deste podcast.

Artigo

A governante de extrema-direita e anfitriã da cimeira de Bari, no sul de Itália, conseguiu que a referência ao direito ao aborto, presente na declaração da cimeira anterior no Japão, fosse excluída do texto aprovado esta semana.

Artigo

Presidente da FNAM diz ser inaceitável que se continuem a encerrar serviços por falta de médicos e desta vez “com a agravante de haver ocultação de informação” por parte da ministra Ana Paula Martins. Bloco quer ouvir administração demissionária da ULS de Viseu Dão-Lafões, por entender que “o passa-culpas como estratégia não resolve nenhum problema”.
 

Artigo

O abaixo-assinado defende que a reitoria deve seguir o exemplo de outras universidades europeias e acabar com os acordos de cooperação com instituições ligadas à ocupação da Palestina. Acampamento estudantil pelo fim do genocídio já dura há 24 dias.