Uma nova lei permite o acesso de grupos “pró-vida” a mulheres que pretendem abortar. Um autor antifascista foi “desconvidado” de fazer um monólogo sobre o 25 de Abril na RAI, adensando as críticas à instrumentalização da televisão pública.

Artigo

Na sessão solene das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Mariana Mortágua criticou “os saudosistas que vivem para a mentira” e contrapôs que “reclamar o futuro é construir o progresso a favor da comunidade e distribuir todos os seus frutos”.

Artigo

A dignidade das mulheres só se garante com a igualdade, plena, na lei e na sociedade, e a lei não pode continuar a ser um veículo legitimador de ideias retrógradas e papéis de género. Está na hora de dizer adeus ao ‘’bom pai de família’’.

Artigos Opinião Esquerda

Além da sessão solene no Parlamento e das comemorações oficiais no Terreiro do Paço, o cinquentenário do 25 de Abril é celebrado nas ruas e a festa começou na noite da véspera no Largo do Carmo.
 

Artigo

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.

Audio

Speech at the opening of the conference "No Pasaran", held in Lisbon between 19 and 21 April, by Luís Fazenda, member of the Left Bloc and European Left Political Secretariat.

Artigo

Nos Açores, uma deputada do “Chega”, achou por bem votar contra um voto de saudação aos 50 anos do 25 de abril. Quando chegamos a este ponto, só apetece mesmo dizer: não me chateiem. Mas que ninguém se iluda: este é o momento de irmos para a rua defender a nossa voz e os nossos direitos.

Artigos Opinião Esquerda

No debate das propostas do Governo e dos partidos para reduzir o IRS, as da direita baixaram à comissão sem votação e várias iniciativas da esquerda foram aprovadas na generalidade. Bloco viu aprovado o aumento de 582 euros na dedução específica e o alargamento das deduções aos juros do crédito à habitação.

Artigo

A greve desta quarta-feira teve elevada adesão e concentrações e Lisboa e Porto. Na semana passada reuniram com a nova ministra e lamentam que Rita Júdice não tenha apresentado qualquer plano para ultrapassar os impasses negociais.

Artigo

A líder parlamentar da França Insubmissa foi convocada pela polícia a prestar declarações por "apologia do terrorismo" por causa da declaração do partido sobre os ataques do Hamas no próprio dia 7 de outubro. E está longe de ser caso único.
 

Artigo