You are here

Pesquisar

Artigo | 19 de December

O programa de política cultural que o Podemos apresenta aos eleitores espanhóis é um claro avanço no entendimento do cultural como território de participação e realização cívica. Por Rui Matoso.

Artigo | 10 de October

Em resposta ao artigo de Pacheco Pereira – "Volta Zola que fazes falta" – sobre os intelectuais em tempo de crise, Rui Matoso defende que o autor "afirma muito de discutível e anacrónico face aos regimes técnicos e políticos da contemporaneidade".

Artigo | 1 de August

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Artigo | 5 de April

Desde a 2ª Guerra Mundial que as investigações na automatização da vida e na digitalização das comunicações, na altura em prol de melhorias nas máquinas de guerra do exército norte-americano, se vêm consolidando. Artigo de Rui Matoso.

Artigo | 8 de March

O fundamental na ideia de práticas (artísticas/culturais) instituintes é a confrontação com o “democratismo”. Por Rui Matoso – (Terceira parte do artigo “Para que servem as instituições culturais em épocas de crise?)

Artigo | 22 de February

A crescente mercadorização da cultura sob a égide do capitalismo tardio globalizado vem determinando a capitulação incondicional da cultura face aos imperativos do capital global, numa lógica de comercialização generalizada de todos os aspetos da vida e do conjunto das relações sociais. Por Rui Matoso.

Artigo | 21 de February

Na esfera pública cultural uma das mais relevantes funções sociais das instituições, especialmente por via das práticas artísticas, é a capacidade de criticar e propor alternativas ao status quo vigente, o qual se expressa na cristalização das hierarquias, dos privilégios e das desigualdades. Por Rui Matoso