You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

O conjunto das sucessivas intervenções de Celeste Amaro na esfera pública mediática, e o impacto negativo que delas decorre, deve ser tratado pelo Ministro da Cultura com toda a atenção.

Artigo | 25 de October

No que respeita ao binómio cultura-cidade, diz Toni Puig que há uma cultura que já não é cultura: é somente entretenimento. Por Rui Matoso

Artigo | 6 de September

O filme Experimenter, de Michael Almereyda centra-se essencialmente nas experiências desenvolvidas a partir de 1961, na Universidade de Yale, em torno da obediência individual à autoridade. Por Rui Matoso.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de March

No contexto da globalização neoliberal, a exceção funciona como um dispositivo jurídico que exerce a suspensão da vida e a validade da morte através de atos legislativos.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de March

Entre as propostas do atual Ministério e do anterior Secretário de Estado da Cultura, há certamente boas intenções e ideias. Mas muitas interrogações ficam por responder com este novo Ministério e orçamento.

Artigo | 28 de January

Os partidos da esquerda parlamentar, os ativistas e os movimentos sociais comprometidos com a defesa de uma sociedade civil plenamente desenvolvida devem unir esforços no sentido de ampliar os mecanismos democráticos à escala municipal. Por Rui Matoso.

Artigo | 19 de December

O programa de política cultural que o Podemos apresenta aos eleitores espanhóis é um claro avanço no entendimento do cultural como território de participação e realização cívica. Por Rui Matoso.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de November

Quando o presidente da JSD chega ao ponto de intitular o seu artigo de opinião de “Golpe de Estado em curso!”, mais não faz do que exercer e apelar à ignorância política, num discurso infundado e obscurantista.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de November

Num gesto de aflita improvisação e à ultima hora, a coligação PSD-CDS propõe no seu projeto efémero de governo um novo ministério, o Ministério da Cultura, Igualdade e Cidadania. É realmente espantosa a capacidade de sobrevivência a todo o custo de Passos Coelho e Portas.

Artigo | 10 de October

Em resposta ao artigo de Pacheco Pereira – "Volta Zola que fazes falta" – sobre os intelectuais em tempo de crise, Rui Matoso defende que o autor "afirma muito de discutível e anacrónico face aos regimes técnicos e políticos da contemporaneidade".

Artigos Opinião Esquerda | 6 de October

O Bloco, ao contrário daquilo que a pergunta retórica pretende insinuar, tem muitas e diversas razões para celebrar os resultados eleitorais de 2015.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de September

A coligação de direita vem há muito prosseguindo uma estratégias de “relações públicas” baseada no mecanismo kitsch de aprofundamento da ignorância e menorização intelectual dos eleitores.

Artigo | 1 de August

A pretensão de uma filosofia pós-humanista progressista não passa obviamente por recusar as conquistas universais dos direitos humanos; mas antes, por contrapor-se ao (neo)liberalismo político, à hegemonia do falocentrismo e do patriarcado, à heteronormatividade e ao darwinismo social como formas disciplinares da modernidade.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de June

O jornalista Chris Hedges (prémio Pulitzer) defende que estamos a viver já num momento revolucionário e no auge de uma crise humanitária sem precedentes.

Artigo | 5 de April

Desde a 2ª Guerra Mundial que as investigações na automatização da vida e na digitalização das comunicações, na altura em prol de melhorias nas máquinas de guerra do exército norte-americano, se vêm consolidando. Artigo de Rui Matoso.

Artigo | 8 de March

O fundamental na ideia de práticas (artísticas/culturais) instituintes é a confrontação com o “democratismo”. Por Rui Matoso – (Terceira parte do artigo “Para que servem as instituições culturais em épocas de crise?)

Artigo | 22 de February

A crescente mercadorização da cultura sob a égide do capitalismo tardio globalizado vem determinando a capitulação incondicional da cultura face aos imperativos do capital global, numa lógica de comercialização generalizada de todos os aspetos da vida e do conjunto das relações sociais. Por Rui Matoso.

Artigo | 21 de February

Na esfera pública cultural uma das mais relevantes funções sociais das instituições, especialmente por via das práticas artísticas, é a capacidade de criticar e propor alternativas ao status quo vigente, o qual se expressa na cristalização das hierarquias, dos privilégios e das desigualdades. Por Rui Matoso

Artigo | 27 de December

Em Cavalo Dinheiro, Pedro Costa parece querer fechar o ciclo etnoficcional dedicado a uma comunidade de imigrantes de Cabo Verde em Portugal e ao processo de desterritorialização provocado pela demolição do bairro das Fontainhas.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de December

Segundo o filósofo José Gil, a atrofia do indivíduo efetivada através da política austeritária de ataque constante às condições de bem-estar social, resulta no surgimento de um ego artificialmente sobrevalorizado e ensimesmado, sem correspondência real e socialmente aferida.

Pages