Artigos Opinião Esquerda | 27 de December

Continuam a ser plantados milhões de pés de olival. Num cenário de alterações climáticas a rega destas monoculturas é sustentável? Vai sobrar água com qualidade para abastecimento humano?

Artigos Opinião Esquerda | 16 de June

Em memória de Alípio de Freitas. O texto que se segue foi escrito no final de 2016 e incluído na coletânea “Palavras de Amigos”, a surpresa que reservámos ao Alípio e desvendada no almoço que comemorou os seus 88 anos, em 18 de Fevereiro.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de September

Ao ritmo frenético da propagação de incêndios que já consumiram mais de 1% da área do território, com destaque para a tragédia do Funchal, multiplicam-se as tomadas de posição de diversas entidades e partidos.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de July

“A noite de ontem foi melhor do que as anteriores para os 23 nepaleses que o SEF resgatou em Almeirim, em estufas de morangos. Dormiram em casas de abrigo onde lhes foi devolvido o estatuto de pessoas que lhes fora negado pelos traficantes que os trouxeram para Portugal.

Artigo | 8 de June

A cidade ferroviária do Entroncamento acolheu autarcas e ativistas locais do Bloco de Esquerda que debateram e trocaram experiências para a construção de uma política local de “marca Bloco”, materializada em projetos autárquicos abertos e participados. Por Alberto Matos.

Artigo | 24 de June

Durante seis meses, milhares de cidadãos indignados deram corpo ao maior movimento de desobediência civil do século XX português que ditou o fim do cavaquismo no governo.

Artigo | 22 de February

Neto de judeus polacos sobreviventes no gueto de Varsóvia e filho do advogado cabo-verdiano Artur Augusto da Silva, preso pela PIDE por defender nacionalistas africanos, Carlos Schwarz da Silva nasceu em Bissau em 1949 e morreu a 18 de Fevereiro passado, em Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de August

Coerência política começa a pagar dividendos.

Artigos dossier | 11 de October

Olhando 40 anos para trás, não tenho dúvida de que o funeral de Ribeiro Santos foi o dia em que o povo perdeu o medo. O medo que tu próprio perdeste naquele anfiteatro, em 12 de Outubro. E tinhas toda a razão, Ribeirinho: o que nos une é muito mais forte do que o que nos possa dividir. Artigo de Alberto Matos

Artigos Opinião Esquerda | 24 de July

O acórdão do Tribunal Constitucional “chumbou” a deliberação da Assembleia Municipal de Barcelos para um referendo local sobre a extinção de freguesias. Sendo certo que o “chumbo” incide sobre a forma e o conteúdo da pergunta a submeter a referendo, é de realçar que o Acórdão acolhe a questão de princípio defendida desde o início pelo Bloco de Esquerda.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de May

Foi publicada em 30 de Maio e entra hoje em vigor a Lei 22/2012, cujo patrono é o famigerado (ainda) ministro Miguel Relvas.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de March

Depois da vaia monumental no congresso da ANAFRE, a manifestação de 31 de Março deverá afirmar a determinação de defender as freguesias “nem que seja preciso comer o Relvas”.