You are here

Pesquisar

Artigo | 12 de March

A fuga do eleitorado de centro-esquerda para o Movimento 5 Estrelas e a hegemonia da direita xenófoba no centro-direita são a herança deixada por Renzi e Napolitano. Artigo de Salvatore Cannavò.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de February

A “Manifestação do Povo”, que juntou 60 mil artesãos e comerciantes em Roma, é indicadora de uma tendência importante da sociedade italiana: enquanto sectores da “classe média” têm demonstrado uma notável capacidade de mobilização, assistimos, ao mesmo tempo, ao mutismo sindical.

Artigo | 4 de January

A Fiat anunciou a aquisição dos 41,5% da Chrysler que ainda não controla e que, desde o resgate patrocinado por Obama, é detido pelo sindicato United Auto Workers. Um negócio que só foi possível pelo sacrifício dos operários de Detroit.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

Quando existem, as políticas sociais reproduzem uma aproximação à compaixão e a ideia de que “não existe uma alternativa” (a famigerada TINA – There is No Alternative) domina o discurso político.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de March

Perante o dilema de votar no candidato do Partido Democrático à Presidência do Senado ou abster-se, levando à eleição de um berlusconiano acusado de corrupção, um conjunto de senadores do M5S infringiu a imposição de Beppe Grillo. Abriu-se uma crise no movimento.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de March

Encontramo-nos numa situação como a grega com Grillo em vez de Syriza. Grillo é a única resposta que convenceu à escala massiva. Uma resposta genérica, mas radical, à crise, à austeridade e a uma política de continuidade dos últimos vinte anos.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de August

O sequestro judicial da siderurgia da ILVA, em Taranto, tem agitado o verão italiano, levantando questões ambientais e laborais. Como já aconteceu noutros lugares, a solução poderá passar pela reconversão industrial.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de August

Depois de anunciar abertura à inclusão da conservadora UDC na nova plataforma de centro esquerda, Nichi Vendola apressou-se a desmentir as suas declarações. Mas há muito que a aproximação à UDC anda no ar...

Artigos Opinião Esquerda | 30 de July

“Nos países que levaram ao extremo a receita da austeridade-desregulamentação”, escreve a OIT, “principalmente nos da Europa do Sul, o crescimento da economia e do trabalho continua a piorar.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de July

O Deutshe Bank pede à troika a privatização massiva e profunda dos sistemas de Segurança Social e dos serviços públicos, em troca de umas centenas de milhares de milhões de euros, no seguinte conjunto de países: França, Itália, Espanha, Grécia, Portugal e Irlanda.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de July

Da afirmação da ministra do Trabalho de Itália sobressai a parte amarga, a realidade. O trabalho tem vindo a ser expurgado da jurisprudência europeia do grupo dos direitos sobre os quais se baseia uma sociedade.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de July

Entre as principais medidas de corte apresentadas pelo governo aos sindicatos encontramos a redução de pessoal no sector público de 10% ao nível dos funcionários e 20% ao nível dos dirigentes.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de May

O Movimento 5 Estrelas (M5S) fala fortemente à esquerda. Mas a ambivalência acompanhará a parábola, até agora crescente, de um sujeito político que está entre os mais anómalos da história italiana e, como tal, entre os mais imprevisíveis.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

O 9 de março procura recuperar o espírito do 16 de outubro de 2010 quando a FIOM conseguiu reunir em torno de si grande parte do variado mundo da Esquerda.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de February

O Eleftherotypia (“liberdade de imprensa”), um dos dois maiores diários gregos, saiu no dia 15 em toda a Grécia com o cabeçalho “Trabalhadores do Eleftherotypia”, autogerido pelos 800 trabalhadores em greve e solidário com a onda de protestos que sacode o país.  

Artigos Opinião Esquerda | 4 de February

A 1 de Fevereiro, numa entrevista televisiva, o primeiro ministro italiano Mario Monti afirmou que um posto de trabalho fixo é coisa que já não existe, acrescentando num tom que sugeria humor, que isso é até monótono.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de January

Se a segurança rodoviária fosse realmente um “bem comum”, se o transporte se tornasse um serviço e não um Status, talvez déssemos um passo em frente na organização de uma vida mais digna.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de January

Onde nos trouxe a desregulamentação progressiva do mercado de trabalho iniciada em 1997 por um governo de centro esquerda (o primeiro de Romano Prodi) e prosseguida pelo governo de centro direita (de Berlusconi)?

Artigos Opinião Esquerda | 11 de January

A crise morde cada vez mais e o futuro anuncia-se péssimo. Diante da “constituinte” do capitalismo europeu, na qual Monti se coloca, é necessária uma ideia análoga e alternativa. Não é o momento de estreitamento e sectarismos.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de December

Segundo o estudo do Banco de Itália, a riqueza está concentrada no topo da pirâmide e as famílias de baixo rendimento são, ao mesmo tempo, as mais endividadas.

Pages