Artigo | 9 de August

Objeto de orgulho tecnológico há 50 anos, fez-se extração de gás natural em Lacq, na maior jazida do país. As altas taxas de mortalidade e a má saúde originaram protestos. A investigação epidemiológica ora foi ocultada, ora recusada. O relatório, de 2002, é agora revelado por associação local que interroga os poderes públicos: o negócio fez-se à custa dos habitantes? Por Paula Sequeiros

Artigo | 12 de April

A Repsol, através da sua Fundação, pôs na estrada um espetáculo sobre rodas que corre por escolas portuguesas a espalhar a “boa nova” das vantagens da indústria petrolífera. Em notícia de 7 de abril, diz que encerrará a 27 deste mês uma campanha com a duração total de três meses. Por Paula Sequeiros.

Artigo | 18 de October

Decorre ainda, e até ao dia 31 de outubro, o Festival Feminista do Porto, ocupando vários espaços associativos e culturais, públicos ou de diversão. Por Paula Sequeiros

Artigo | 17 de May

O espírito do Encontro esteve orientado para a intervenção social e política, para a criação de condições para elaborar ou reelaborar propostas de ação política. Aqui o assédio sexual em espaço público foi um aspeto concreto visado. Por Paula Sequeiros.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de April

Se és mulher, pobre, desempregada, talvez imigrante, a próxima vez que saíres à rua, cautela: poderás ter algum Sucesso (mal-)Fadado a querer velar por ti.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Votar nestas eleições europeias não é realmente a mera reativação dum direito: é o que sinto ser a afirmação de quem tanto lutou e tanto quer continuar a lutar, de quem sabe que tem passado mas não abre mão de exigir um futuro.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de May

A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar opõe-se à realização, a 11 de maio, da Garraiada Académica, financiada pela FAP. Em causa está o respeito pelos direitos dos animais e a coerência com a cultura e valores da sua escola superior.

Artigo | 23 de April

No dia do livro é importante lembrar que esta velha inovação da humanidade perdura e se reinventa entre as relações das gentes com o objeto. O livro reflete quem o criou e para quê. Quem o lê, o destrói, o acarinha, o transmite ou censura evidencia o poder que ele pode encerrar. Se nenhuma pessoa é uma ilha, nenhum livro é apenas uma coisa. “O livro muda a história que o muda”, diz Fernando Báez em Os Primeiro Livros da Humanidade. Por Paula Sequeiros

Artigos Opinião Esquerda | 30 de December

Com 2014 prestes a iniciar-se, mudada a liderança da Câmara do Porto, não há razões para ter boas expectativas sobre política municipal para animais de rua.

Artigo | 23 de November

A 24 de novembro de 1945, foi inaugurada a Sala de Leitura Feminina na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Que se leria em tal sala? Quem iria lá ler? Por Paula Sequeiros para esquerda.net.

Artigo | 5 de July

A Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia decorre até dia 6 de julho, no Porto. Estão inscritas, até ao momento, cerca de 350 pessoas, vindas de dezassete países europeus e também da Colômbia, do Brasil e da República Árabe Saráui Democrática. Na sessão de abertura da universidade, a eurodeputada Marisa Matias apelou à participação na manifestação pelo derrube do governo que terá lugar no próximo sábado.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de September

Agora é a hora de começarmos a dar respostas e de fazermos Resistência!

Artigos Opinião Esquerda | 19 de July

Vemos umas caricaturas do Cavaco Silva e se calhar achamos graça. Sim, ele tem culpa. Vemos a paródia ao Relvas, e sim é um burlão. Vemos o achincalhar da Assembleia da República, no seu conjunto, e – se calhar – já pensamos duas vezes. Ou não?

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

A partir dos últimos dias de junho um grupo de artistas portugueses têm vindo a queimar obras suas, à razão de uma por dia, e a filmar essas ações.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de June

A esquerda tem um discurso próprio e para o construir tem de escolher as palavras certas. Uma esquerda feminista só pode pensar-se não usando o masculino universal ou falso neutro, como também é conhecido.

Artigo | 11 de June

Num só dia, dois casos bem diferentes: o sofrimento como espetáculo (Loureiro, Oliveira de Azeméis) e a solidariedade com bombeiros que recusaram a realização de uma tourada (Pedrouços, Maia).

Artigos Opinião Esquerda | 13 de May

Contra as touradas, contra garraiadas, contra abusos. Estas tradições e outras pseudo-tradições peguêmo-las de caras.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de December

Os homens que 'lavram' o mar estão habituados a lidar com o infortúnio. Isso é uma coisa. Outra coisa é o aproveitamento dum naufrágio para parangonas sobre um 'milagre' ou para enaltecimento dum autarca.

Artigo | 11 de April

Um grande desafio é trazer o precariado para o campo da luta política, para o campo onde as solidariedades se podem forjar, onde se testam as forças e as resistências e onde se forja a consciência política.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de February

O impensável há alguns, poucos, anos começa agora a concretizar-se. Do Reino Unido chegam notícias de projectos para fecho massivo de bibliotecas públicas, o que está a gerar um grande movimento de contestação.