Artigo | 8 de September

Um ano depois, terá o mundo aprendido a lição do menino de três anos que deu à costa numa praia da Turquia? Artigo publicado no The Independent.

Artigo | 20 de November

A França está muito interessada nos seus acordos lucrativos de venda de armas com a Arábia Saudita, e pouco se importa que esta apoie o Estado Islâmico. Um artigo de Robert Fisk.

Artigo | 16 de September

É fácil perceber o quão difíceis devem ser estas lições de história do Médio Oriente para o norte-americano médio. Todas estas forças do mal banidas repetidamente, até que – bingo – aparece mais uma força do mal a ser banida. E Obama produz palavras fáceis de engolir: "genocídio", "barbárie", "cancro". Por Robert Fisk.

Artigo | 24 de August

O califado tem produtores teatrais bastante estritos. Escreveram um sórdido e selvagem guião. Que fazemos? Exatamente o que previ há 24 horas: converter a morte de Foley numa nova razão para continuar a bombardear o califado do EIIL. Por Robert Fisk

Artigo | 28 de August

Enquanto os norte-americanos dronam a al-Qaeda até o osso no Iémen e no Paquistão, os mesmos norte-americanos, com a ajuda dos senhores Cameron, Hollande e outros políticos-generalecos, estarão a ajudá-los na Síria, matando inimigos da al-Qaeda. Artigo publicado no Independent.

Artigo | 7 de May

Os iranianos e o Hezbollah são acusados de intervir na Síria, o Qatar e a Arábia Saudita canalizam armas para os rebeldes e agora os israelitas também entraram.

Artigo | 4 de September

Na hora mais sombria da Síria, um pouco de verdade real aflorou à superfície. Há um par de noites, Al Assad concedeu a sua entrevista mais importante em meses – seguirá lutando, disse, e a batalha da Síria está muito longe de terminar – ao canal privado Dunia. Artigo publicado na Carta Maior.

Artigo | 7 de August

A fuga do primeiro-ministro constitui um muito severo golpe para a cada vez mais manchada reputação do partido Baath e vem juntar-se às deserções crescentes de personalidades sunitas do regime sírio e do seu exército.

Artigo | 31 de July

Tudo isto é uma tentativa para esmagar a ditadura síria, não por amor aos sírios nem pelo nosso ódio para com o nosso outrora amigo Bashar Assad. Tudo isto tem que ver com o Irão, o que não tem nada a ver com os direitos humanos ou com o direito à vida ou à morte das crianças sírias. Quelle horreur! Por Robert Fisk

Artigo | 26 de July

Agora foi na jugular. O cunhado do presidente, o ministro da Defesa, uma bomba de destruição massiva colocada perto, ou talvez dentro dos quartéis militares encabeçados pelo irmão do presidente. Os assassinatos levam tempo, mas este foi de escala épica, para se colocar ao mesmo nível do banho de sangue que ocorre em toda a Síria. Por Robert Fisk

Artigo | 21 de March

Parece que enlouqueceu, anunciaram jornalistas. Será? Querem que acreditemos nisso? Claro, se estivesse completamente louco, o nosso sargento teria matado 16 companheiros seus norte-americanos. Teria assassinado os seus camaradas e depois ateado fogo aos corpos. Mas ele não matou norte-americanos; escolheu matar afegãos. Houve uma escolha. Por que, então, matou afegãos? Robert Fisk diz que há uma pista interessante que não apareceu nos noticiários.

Artigo | 11 de December

Escrevendo da região que produz a maior quantidade de clichés por palmo quadrado em todo o mundo - o Médio Oriente -, talvez eu devesse fazer uma pausa e respirar fundo antes de dizer que jamais li tal quantidade de lixo, de tão completo e absoluto lixo, como o que tenho lido ultimamente, sobre a crise financeira mundial. Por Robert Fisk

Artigo | 22 de September

Os palestinianos não conseguirão o seu estado esta semana. Mas os palestinianos provarão – se obtiverem votos suficientes na Assembleia Geral e se Mahmoud Abbas não sucumbir à sua subserviência característica ante o poder de EUA-Israel – que já fizeram por merecer ser estado. Artigo publicadona redecastorphoto.

Artigos dossier | 11 de September

A motivação para os ataques foi escamoteada até no relatório oficial sobre o 11 de Setembro.

Artigo | 11 de August

É preciso que haja movimento de trabalhadores e sindicatos organizados para que as revoluções no Médio Oriente sejam bem-sucedidas? Mahallah é cidade feia, suja, triste – mas o seu lugar na história aumenta ano após ano.

Artigo | 2 de August

Este vosso correspondente para o Médio Oriente não está a prometer nada, talvez, talvez, nada é garantido, mas é possível que esteja próximo – e como detesto esse cliché –, para a Síria, o ponto de não-retorno.

Artigo | 12 de July

No mundo estéril dos Murdochs, a nova tecnologia foi usada para roubar do povo a privacidade e a liberdade para falar. No mundo árabe, potentados ainda sobreviventes jamais tiveram problemas para nomear primeiros-ministros servis. Quem não arrisca não petisca. Artigo publicado na Rede Castor.

Artigo | 1 de June

A Turquia e o Qatar começaram a demonstrar uma apaixonada irritação contra o regime sírio de Bashar al Assad. Artigo publicado na Página/12 e Carta Maior.

Artigo | 15 de May

O que significa o silêncio dos EUA, da Inglaterra e aliados sobre o Bahrein? Que absurdo é esse? Bem, eu vou lhes dizer. Não tem nada a ver com o Bahrein ou com a família al-Khalifa. Tem tudo a ver com o nosso medo da Arábia Saudita.

Artigo | 5 de May

O Irão falou por muitos árabes quando disse que a morte de Bin Laden tirou ao Ocidente a razão de ter tropas na região.