Artigos dossier | 30 de May

Num contexto em que as Plataformas Digitais de Trabalho se apresentam como os novos balões de ensaio para a precarização extrema do trabalho, afigura-se inadiável o debate sobre a regulação e regulamentação do setor e os desafios no que respeita à organização coletiva dos trabalhadores. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigo | 28 de May

Em entrevista ao Esquerda.net, o historiador Yussuf Adam diz que, “naturalmente, a situação em Cabo Delgado tem a ver com o imperialismo e com o capitalismo”. E alerta que, independentemente das discussões ideológicas, "se não pararmos a guerra, não teremos nenhum sucesso”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 18 de May

Abudo Gafuro Manana é um dos membros fundadores da Kuendeleya, uma associação inter-religiosa de jovens de Pemba. Foi este coletivo, atualmente com 132 membros, que ajudou no desembarque e assistência aos primeiros deslocados que chegaram à capital da província. Por Mariana Carneiro

Artigo | 17 de May

Eduardo Diniz de Almeida morreu aos 76 anos. O Esquerda.net falou com Mário Tomé, António Calvinho, António Louçã, Carlos Matos Gomes e Pezarat Correia sobre o militar de Abril que integrou, desde o primeiro momento, o Movimento dos Capitães e se manteve fiel à defesa da Revolução. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de May

Pedro Garcia criou, há dois anos, a plataforma “As Cores dos Açores”. O objetivo: combater a invisibilidade e o isolamento das pessoas LGBTI+. Na véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, o Esquerda.net falou com o jovem ativista micaelense. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 11 de May

Cídia Chissungo coordena a campanha nacional #CaboDelgado_também_é_Moçambique. A jovem ativista moçambicana falou ao Esquerda.net sobre esta iniciativa e sobre as expetativas dos jovens em relação à resolução do conflito e ao desenvolvimento económico e social do país. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 5 de May

Alberto Matos, da Solidariedade Imigrante, explicou ao Esquerda.net que a sobre-exploração dos trabalhadores e as condições desumanas em que vivem estão na origem da crise sanitária. E defendeu que a solução não passa por criar guetos, mas sim por garantir habitação digna para todos. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 4 de May

Em entrevista ao Esquerda.net, Fidel Terenciano, professor e investigador da capital de Cabo Delgado, descreve a situação desoladora que se vive no terreno, fala sobre as origens do conflito e aponta caminhos para uma possível solução para o problema. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 3 de May

A peça centra-se em duas mães coragem. Em Paris, Fátima, mãe do autor de um atentado suicida, visita Sophie, a mãe de uma das suas vítimas. O Esquerda.net falou com São José Lapa, Rita Ribeiro, Paula Guedes e Inês Lapa Lopes sobre este espetáculo com estreia marcada para 6 de maio. Por Mariana Carneiro.