You are here

Pesquisar

Artigo | 20 de March

Cabo Verde confirmou esta quinta-feira o primeiro caso de covid-19. Eu fui uma das últimas pessoas a conseguir sair do país, no meio do caos e do pânico que se instalaram. Para trás, ficaram algumas centenas de turistas portugueses. Sem informações, sem apoio. Em desespero. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 12 de February

Ao contrário do que anunciavam os arautos do fim do mundo, não só nada piorou, como estão a diminuir consistentemente, ano após ano, as interrupções voluntárias da gravidez. A despenalização, a 11 de fevereiro de 2007, trouxe sim mais acompanhamento, mais saúde e mais segurança. E mais planeamento familiar. Por Mariana Carneiro.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de February

Menos de cinco anos fizeram toda a diferença. A 11 de fevereiro de 2007, o “sim” à interrupção voluntária da gravidez (IVG) venceu o referendo com mais de 59% dos votos. E eu fui uma das mulheres que já não teve de se sujeitar ao aborto clandestino e inseguro em Portugal.

Artigo | 16 de January

Em entrevista ao esquerda.net, Rui Tomé, vice-coordenador do STAD e responsável pelo setor da Vigilância Privada, explicou que o Governo tem contratado empresas que não cumprem a lei, descartam os trabalhadores e acabam por onerar o Estado, a quem cabe custear os subsídios de desemprego. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 12 de January

Nos serviços públicos, os vigilantes privados são quem primeiro nos recebe. Muitos trabalham há vários anos no mesmo local. Quando, com um novo concurso, a empresa muda, acabam por ser descartados ou atirados para uma situação de total precariedade. Ignorando as orientações da ministra do Trabalho, as empresas recusam-se a cumprir a lei. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 13 de October

Em novembro de 1970, o meu pai foi evacuado de Mueda para o Hospital Militar Principal, em Lisboa. Parte do seu corpo ficou em Moçambique. Consigo trouxe a certeza de que era preciso acabar com a guerra. E trouxe estilhaços, com os quais eu cresci. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 13 de October

Neste artigo disponibilizamos uma seleção de filmes, documentários, séries, livros e artigos sobre a Guerra Colonial ou relacionados com esta temática. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 13 de October

A Guerra Colonial durou mais do dobro da Segunda Guerra Mundial e fez milhares de mortos portugueses e africanos. Urge quebrar o silêncio e desconstruir os mitos em torno deste conflito e do passado colonialista de Portugal. Assim como é imperativo dar visibilidade e garantir direitos às suas vítimas. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 2 de September

Jorge Leite é uma referência maior do Direito do Trabalho e da luta pela justiça e pela dignificação do trabalho. Académico extraordinário, é lembrado pela sua generosidade e pelo seu total empenho no combate à precariedade laboral e às políticas de austeridade. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigo | 14 de May

No dia em que se assinala o 45º aniversário da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, o esquerda.net publica uma entrevista com o Coronel António Calvinho, militar de Abril, fundador e ex-presidente da direção da ADFA. Por Mariana Carneiro.

Artigos Especiais | 2 de April

Em abril e maio, o esquerda.net retoma o projeto "Mulheres de Abril", que teve início em 2018. Durante estes meses serão publicados, às terças e quintas, novos relatos, na primeira pessoa, de mulheres antifascistas sobre a sua história de resistência e de luta contra a ditadura. Coordenação de Mariana Carneiro.

Artigo | 23 de June

Para que a memória não se apague, e para desconstruir alguns dos mitos que ainda persistem sobre a Guerra Colonial, vale a pena (re)visitar o livro “Nó Cego”, de Carlos Vale Ferraz. A nova edição desta obra foi apresentada em Lisboa e sobre ela conversaram o autor, António-Pedro Vasconcelos e João de Melo. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de June

Durante a apresentação do livro “As voltas do passado – A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação”, coorganizado por Bruno Sena Martins e Miguel Cardina, Fernando Rosas defendeu que a obra “torna presente que o colonialismo português desde finais do século XIX é uma guerra colonial permanente”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 25 de May

Mais de 200 pessoas assistiram na quarta-feira, dia 23 de maio, à apresentação do livro A noite mais longa de todas as noites, da resistente antifascista Helena Pato, cuja apresentação esteve a cargo da historiadora Irene Pimentel e do escritor Mário de Carvalho. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 19 de May

Entrevista a Susana de Sousa Dias sobre o documentário “Luz Obscura”, no qual a realizadora retoma o tema da repressão da PIDE, revelando a rede familiar que se esconde por detrás de Octávio Pato, resistente antifascista e preso político. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 22 de February

Um homem comprometido com a luta pela Liberdade. Um homem bom e humilde, solidário, com um enorme sentido de humor. Um criador nato, um génio. É assim que o descrevem músicos, ex-alunos, jornalistas... os Amigos do Zeca Afonso com quem o Esquerda.net falou. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 16 de January

No dia 18 de janeiro, o Bloco levou os transportes públicos a debate na Assembleia da República. Urge responder ao processo de degradação do serviço prestado, que resulta da política de cortes cegos imposta por PSD e CDS. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 8 de October

A deficiente regulação do setor do Turismo, a precarização das relações laborais e a priorização dos grandes negócios em detrimento dos direitos dos residentes têm tido consequências devastadoras. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 12 de March

Em Portugal está aberto o debate sobre a despenalização da morte assistida. Em causa está um direito fundamental: o direito a morrer com dignidade, à autonomia e liberdade individual de cada um e de cada uma. Dossier organizado por Mariana Carneiro.  

Artigos dossier | 17 de April

Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.

Pages