You are here

Pesquisar

Artigo | 5 de August

A inaudita bestialidade do atentado de Nice, que vem somar-se a outros recentes massacres jihadistas, obriga-nos, uma vez mais, a interrogarmo-nos sobre essa forma de violência política a que chamamos terrorismo. Por Ignacio Ramonet

Artigo | 10 de July

Começou a campanha internacional a favor do dissidente político que desconcerta os EUA. O seu confinamento revela: “democracias” ocidentais já não toleram jornalismo que revele segredos do poder. Por Ignácio Ramonet.

Artigo | 10 de May

Em seu livro mais recente, Ignacio Ramonet indaga: Qual o futuro de sociedades em que os cidadãos são vigiados simultaneamente por mega-corporações e Estados semi-policiais? Publicamos aqui um extrato do quarto capítulo deste livro.

Artigo | 7 de October

Confiamos à Internet os nossos pensamentos mais pessoais e íntimos. Com a vigilância massiva, o controlo do Estado chegou a dimensões alucinantes.

Artigo | 26 de July

Oito décadas depois, o romance de Huxley ganha nova atualidade, ao alertar que sociedades de controlo podem apoiar-se, além da repressão, na tecnologia e culto do “progresso”. Artigo de Ignacio Ramonet.

Artigo | 9 de June

Washington não quer ver-se de novo na humilhante situação da Guerra Fria (1948-1989), quando teve de compartilhar a sua hegemonia mundial com outra superpotência, a União Soviética. Os conselheiros de Obama formulam esta teoria da seguinte maneira: Um único planeta, uma única superpotência. Por Ignacio Ramonet.

Artigo | 4 de January

Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos Estados Unidos e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo em “diferido” e “à la carte” num “segundo ecrã”.

Artigo | 8 de October

Barack Obama, num exemplo típico de denegação freudiana, declarou: “Como comandante em chefe, não permitirei que os Estados Unidos se vejam envolvidos noutra guerra no Iraque”. Ou seja, começou a terceira guerra do Iraque. Por Ignacio Ramonet.

Artigo | 11 de September

Temos a impressão de que aquilo que está a acontecer em Gaza não tem nada a ver com os acontecimentos na Síria, e que eles são independentes das hostilidades no Iraque ou as negociações com o Irão. Na realidade, é uma falsa impressão, uma vez que todos os acontecimentos são articulados entre si. Artigo de Ignacio Ramonet, publicado em Outras Palavras.

Artigo | 10 de May

O novo discurso da extrema-direita tem um alcance que vai para além das vítimas diretas da crise. Toca de alguma maneira esse “desenraizamento identitário” que muitos europeus sentem confusamente. Responde ao sentimento de “desestabilização existencial” de inúmeros cidadãos atacados pelo duplo golpe da globalização e de uma UE que não cessa de se ampliar.

Artigo | 11 de April

Em termos de potência financeira, face aos mastodontes das telecomunicações, a imprensa escrita (mesmo com os seus sites web), pesa pouco. Cada vez menos. Mas continua a ser um indispensável fator de alerta e de denúncia. Em particular dos abusos que os novos gigantes das telecomunicações cometem quando espiam as nossas comunicações. Por Ignacio Ramonet

Artigo | 26 de February

A facção mais direitista da oposição venezuelana, ligada aos EUA e liderada pelo ex-golpista Leopoldo López, aposta agora num golpe de Estado lento.

Artigo | 3 de January

O diretor da edição espanhola do Monde Diplomatique e autor da biografia “Cem Horas com Fidel”, voltou a encontrar-se com Fidel Castro em dezembro.

Artigo | 24 de November

Cinquenta anos após a morte de Aldous Huxley, a sua obra alerta: o avanço científico pode ser, em sociedades desiguais e mercantilizadas, o caminho para barbárie. Artigo de Ignacio Ramonet.

Artigos dossier | 7 de July

O que é a mega-rede global de espionagem montada pelos EUA. Como os cidadãos são monitorizados. Por que a denúncia de Edward Snowden é um facto histórico. 

Artigo | 11 de May

O documento elaborado pela CIA, de quatro em quatro anos, no início de cada novo mandato presidencial nos Estados Unidos, e que Barack Obama recebeu ao tomar posse do seu segundo mandato, tem o título: Global Trends 2030. Alternative Worlds (Tendências mundiais 2030: novos mundos possíveis). Que nos diz? A principal constatação é: o declínio do Ocidente. Artigo de Ignacio Ramonet

Artigo | 1 de January

Se contemplarmos, neste princípio de ano, um mapa do planeta, imediatamente observamos vários pontos com luzes vermelhas acesas. Quatro deles apresentam altos níveis de perigo: Europa, América Latina, Médio Oriente e Ásia.

Artigo | 15 de September

Estamos a assistir à grande batalha do Mercado contra o Estado. Chegámos a um ponto em que o Mercado, na sua ambição totalitária, quer controlar tudo: a economia, a política, a cultura, a sociedade, os indivíduos...

Artigo | 8 de May

Que acontecerá se Hollande mantiver a sua ideia de tirar a Europa da “opressão austeritária” e da recessão, impulsionando reformas estruturais e estimulando o crescimento? Por Ignacio Ramonet

Artigo | 4 de April

Todas as sondagens apontam para a vitória de François Hollande na segunda volta, mas restam ainda várias semanas de campanha e muita coisa pode acontecer. O entusiasmo provocado por Jean-Luc Mélenchon deu uma nova esperança às classes trabalhadoras, aos militantes veteranos e a milhares de jovens indignados. Por Ignacio Ramonet.

Pages