Artigo | 12 de September

A Internacional é um poema escrito em 1871 por Eugène Pottier, operário e poeta, participante destacado na Comuna de Paris. Só em 1888, Pierre Degeyter compõe a música do hino que se tornará símbolo universal das lutas dos trabalhadores. Em Portugal foi traduzido em 1909, pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 2 de May

Louise Michel foi uma das figuras-chave da Comuna de Paris, esses 72 dias de revolução, de poder do povo e de verdadeira democracia, reprimida com sangue pela oligarquia. No livro “Mémoires”, dá o seu testemunho de lutadora incansável pelas causas emancipatórias do seu tempo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 24 de April

A repressão da polícia política, com milhares de presos, muitos dos quais torturados ou mortos, foi um elemento decisivo para garantir a longa duração da ditadura. Abrir as cadeias da polícia política marcava a rotura definitiva com o passado… Por Álvaro Arranja.

Artigo | 10 de March

Prestes a ser preso pela PIDE, em 12 de janeiro de 1959, Humberto Delgado pede asilo na Embaixada do Brasil. Álvaro Lins é o embaixador brasileiro que enfrenta as pressões de Salazar e as hesitações do seu governo, protegendo o General Sem Medo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 30 de January

Defensor da necessidade de lutar em Espanha para libertar Portugal, Jaime Cortesão era apontado pelos seus companheiros como o Presidente da República democrática que pretendiam restaurar através do "Plano Lusitânia". Mas o desenlace da guerra civil espanhola frustrou o objetivo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 23 de December

O nome de Cândido de Oliveira surge habitualmente ligado ao troféu que lhe presta homenagem como grande figura do futebol. Muitos desconhecem a dimensão cívica da sua figura na luta pela liberdade e contra a ditadura de Salazar. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 11 de October

Em 12 de outubro de 1940, morria no Campo de Concentração do Tarrafal, a prisão política mais sinistra da ditadura de Salazar, o sindicalista Mário Castelhano, dirigente da Confederação Geral do Trabalho. Artigo de Álvaro Arranja

Artigos Opinião Esquerda | 7 de January

No recente debate de investidura de governo em Madrid, o deputado do BNG (Bloco Nacionalista Galego) terminou a sua intervenção, na qual usou algumas frases em galego, com um “obrigado”. De seguida, o primeiro-ministro Pedro Sanchez, agradeceu-lhe também com um “obrigado”.

Artigo | 21 de September

No dia 21 de Setembro de 1919, em Lisboa, toma posse o primeiro Comité Confederal da CGT (Confederação Geral do Trabalho) eleito no Congresso de Coimbra. Por Álvaro Arranja

Artigos Opinião Esquerda | 1 de March

O alinhamento de Portugal com o grupo de países que, no essencial, segue a política de Trump, não serve os interesses nacionais, nem sequer defende a comunidade portuguesa na Venezuela.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de January

Negrão e Cristas, na sexta-feira na AR, revelaram a verdadeira opção da direita portuguesa: assume o discurso extremista, julgando prevenir uma fuga de eleitores semelhante à ocorrida noutros países.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de February

Como aconteceu por todo o continente americano, a oligarquia brasileira herdou o poder colonial, ignorando e reprimindo os indígenas “índios” e os escravos negros.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de October

No reino de D. Mariano Erdogan Rajoy, um professor de História de uma Escola Secundária de O Porriño, na Galiza, está a ser investigado por ter debatido com os alunos a situação na Catalunha.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de October

Anos sucessivos de desmantelamento dos serviços públicos, particularmente sentidos no abandono do interior, são um fator decisivo na atual situação.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de September

A direita dos interesses e a sua comunicação social demonstrou, nos últimos dias, não ter um pingo de vergonha.

Artigo | 8 de September

Oitenta anos são passados sobre a revolta dos marinheiros, em 8 de setembro de 1936 - ano decisivo para a consolidação da ditadura de Salazar. Por Álvaro Arranja

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

Desta vez a direita ficou aborrecida com o F do futebol…

Artigos Opinião Esquerda | 9 de May

Uma escola que busque a igualdade nunca mereceu o apoio da oligarquia económica e dos seus políticos.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de December

A disponibilização em bruto dos resultados dos exames e a possibilidade de construção de rankings a partir desses resultados prestam um mau serviço à Educação.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de October

O coro do comentário único, o seu Presidente da República e a PAF (na verdade a PAV – Portugal à Venda), tem agora uma nova (na verdade muito velha) teoria. A teoria da democracia limitada.