Artigo | 10 de March

Prestes a ser preso pela PIDE, em 12 de janeiro de 1959, Humberto Delgado pede asilo na Embaixada do Brasil. Álvaro Lins é o embaixador brasileiro que enfrenta as pressões de Salazar e as hesitações do seu governo, protegendo o General Sem Medo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 30 de January

Defensor da necessidade de lutar em Espanha para libertar Portugal, Jaime Cortesão era apontado pelos seus companheiros como o Presidente da República democrática que pretendiam restaurar através do "Plano Lusitânia". Mas o desenlace da guerra civil espanhola frustrou o objetivo. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 23 de December

O nome de Cândido de Oliveira surge habitualmente ligado ao troféu que lhe presta homenagem como grande figura do futebol. Muitos desconhecem a dimensão cívica da sua figura na luta pela liberdade e contra a ditadura de Salazar. Por Álvaro Arranja.

Artigo | 11 de October

Em 12 de outubro de 1940, morria no Campo de Concentração do Tarrafal, a prisão política mais sinistra da ditadura de Salazar, o sindicalista Mário Castelhano, dirigente da Confederação Geral do Trabalho. Artigo de Álvaro Arranja

Artigos Opinião Esquerda | 7 de January

No recente debate de investidura de governo em Madrid, o deputado do BNG (Bloco Nacionalista Galego) terminou a sua intervenção, na qual usou algumas frases em galego, com um “obrigado”. De seguida, o primeiro-ministro Pedro Sanchez, agradeceu-lhe também com um “obrigado”.

Artigo | 21 de September

No dia 21 de Setembro de 1919, em Lisboa, toma posse o primeiro Comité Confederal da CGT (Confederação Geral do Trabalho) eleito no Congresso de Coimbra. Por Álvaro Arranja

Artigos Opinião Esquerda | 1 de March

O alinhamento de Portugal com o grupo de países que, no essencial, segue a política de Trump, não serve os interesses nacionais, nem sequer defende a comunidade portuguesa na Venezuela.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de January

Negrão e Cristas, na sexta-feira na AR, revelaram a verdadeira opção da direita portuguesa: assume o discurso extremista, julgando prevenir uma fuga de eleitores semelhante à ocorrida noutros países.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de February

Como aconteceu por todo o continente americano, a oligarquia brasileira herdou o poder colonial, ignorando e reprimindo os indígenas “índios” e os escravos negros.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de October

No reino de D. Mariano Erdogan Rajoy, um professor de História de uma Escola Secundária de O Porriño, na Galiza, está a ser investigado por ter debatido com os alunos a situação na Catalunha.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de October

Anos sucessivos de desmantelamento dos serviços públicos, particularmente sentidos no abandono do interior, são um fator decisivo na atual situação.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de September

A direita dos interesses e a sua comunicação social demonstrou, nos últimos dias, não ter um pingo de vergonha.

Artigo | 8 de September

Oitenta anos são passados sobre a revolta dos marinheiros, em 8 de setembro de 1936 - ano decisivo para a consolidação da ditadura de Salazar. Por Álvaro Arranja

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

Desta vez a direita ficou aborrecida com o F do futebol…

Artigos Opinião Esquerda | 9 de May

Uma escola que busque a igualdade nunca mereceu o apoio da oligarquia económica e dos seus políticos.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de December

A disponibilização em bruto dos resultados dos exames e a possibilidade de construção de rankings a partir desses resultados prestam um mau serviço à Educação.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de October

O coro do comentário único, o seu Presidente da República e a PAF (na verdade a PAV – Portugal à Venda), tem agora uma nova (na verdade muito velha) teoria. A teoria da democracia limitada.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Estes exames perturbam o trabalho dos professores nas salas de aula e alteram a avaliação dos alunos de uma forma não mais completa ou rigorosa. Os professores estão a treinar para os exames, em vez de estarem a dotar os alunos de conhecimentos e capacidades importantes.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de March

40 anos depois da nacionalização da banca , os desmandos dos Espírito Santo, BPN, BPP e outros, que todos estamos a pagar com uma austeridade brutal, fazem compreender melhor a justeza da decisão tomada em 14 de Março de 1975.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de February

Há 50 anos, em 13 de Fevereiro de 1965, a PIDE assassinou o general Humberto Delgado. Sempre sob a orientação pessoal de Salazar (que despachava diretamente com o Diretor), tudo o que era importante ser feito dentro da PIDE tinha o aval do ditador.