You are here

Pesquisar

Artigo | 17 de August

Na sequência do falecimento de Alexandre Soares dos Santos na passada sexta-feira, o esquerda.net publica um excerto de um capítulo do livro “Os Burgueses”, publicado em 2014 e da autoria de Francisco Louçã, João Teixeira Lopes e Jorge Costa, em que este último analisava os negócios do grupo Jerónimo Martins.

Artigo | 12 de January

Enquanto assessorava o ministro da Economia, João Conceição foi pago pelo Millennium BCP, então acionista da elétrica. Este contrato terá sido agenciado por administradores da EDP. Ministério Público enviou ao Parlamento a correspondência em que o assessor comunicava a António Mexia e Manso Neto os honorários pretendidos.

Artigo | 29 de November

Faleceu esta quarta-feira Belmiro de Azevedo, empresário com uma carreira nos negócios marcada pela acumulação nas transações bolsistas. Os livros "Os Donos de Portugal" e "Os Burgueses" contam a história da fortuna de Belmiro, de que aqui publicamos alguns extratos.

Artigo | 31 de March

O presidente da REN já tocou o alarme contra o Bloco. Está “indignado” com a proposta de recuperação do controlo público sobre as funções de soberania concessionadas à sua empresa. A REN ameaça os consumidores com perda de qualidade e apagões, como já antes fez o presidente da Endesa contra o alargamento da tarifa social. Mas o que propomos afinal para as redes de transporte de energia?

Artigos Especiais | 29 de December

O homem mais rico de Portugal está de saída dos negócios e deixa a filhas e genros a fortuna e as decisões. Vindo da presença secular na cortiça, Amorim tem comprado e vendido tudo. Um percurso exemplar da economia rentista e subalterna de Portugal. Por Jorge Costa.

Artigo | 23 de March

Ao longo de 25 anos, os bancos receberam diretamente três quartos da despesa do Estado em habitação. Foram mais de sete mil milhões, pagos como bonificação dos juros do crédito à compra de casa. Um retrato do poder dos bancos. Artigo de Jorge Costa.

Artigo | 24 de September

Livro é já outra coisa, sim, mas continua o trabalho do José Luís Peixoto: a atenção à luta pela sobrevivência nos seres que podem amar.

Artigo | 30 de July

Segundo a Exame, continua a liderar a tabela nacional. Em 2009, cresceu mais de 9%. De onde vem a fortuna de Américo Amorim? 

Artigo | 11 de July

No debate Telefónica/PT, há ecos com dez anos. Quando António Champalimaud vendeu o banco Totta ao espanhol Santander, em 1999, proferiu a frase que Ricardo Salgado retoma agora sem citar o autor: "À excepção da honra, tudo se compra e tudo se vende".