You are here

Pesquisar

Artigos Especiais | 21 de September

O inquérito parlamentar confirmou que as rendas excessivas são o outro nome da privatização da energia. Face a abusos com sérias consequências futuras, o governo garante que não aplicará as medidas que o próprio PS aprovou. Fala mais alto a proteção dos privilégios das eólicas e dos lucros a carvão da EDP. Enquanto isso, chega o tempo do desmantelamento desta empresa enquanto produtora em Portugal. A privatização cumpre a sua sina.

Artigo | 8 de January

A dívida tarifária, dos consumidores de eletricidade à EDP, foi uma decisão de Manuel Pinho. Ao fazer de banco, a EDP ganhou centenas de milhões de euros sem produzir um quilowatt-hora. Por Jorge Costa.

Artigo | 23 de October

Apesar da feroz oposição das empresas, os cortes nas rendas excessivas evitaram um aumento de 8% da fatura da luz em 2019. Em dezembro deste ano, já com o Orçamento aprovado, a fatura ainda descerá pelo menos 5%. A questão é saber se o PS quer ficar-se por aqui. Na energia, muitos privilégios e injustiças estão por corrigir. Artigo de Jorge Costa.

Artigo | 7 de April

A exploração de petróleo e gás estava dispensada de avaliação de impacto ambiental. Parlamento aprovou hoje um novo regime que acaba com esta exceção. Iniciativa partiu do Bloco e é um avanço na luta contra os combustíveis fósseis. Por Jorge Costa.

Artigo | 6 de February

Esta é uma história exemplar de como a fatura elétrica é um saco sem fundo a favor de grupos económicos. Artigo de Jorge Costa.

Artigo | 23 de December

A redução na TSU é um estímulo errado porque promove salário mínimo como regra e não como exceção.

Artigo | 7 de September

Esta terça feira Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, Champalimaud com a Ordem de Mérito. Lembramos quem, realmente, foi António Champalimaud. 

Artigo | 2 de September

A energia não é um mercado: um pequeno grupo de empresas privadas tem os seus lucros assegurados por consumidores obrigados a pagar cada vez mais. A maior urgência é social: podemos baixar já as faturas.

Artigo | 11 de January

Miguel Horta e Costa, antigo presidente da Portugal Telecom, hoje administrador do BESI e presidente da Fundação Luso-Brasileira, foi constituído arguido num processo que investiga corrupção no comércio internacional.

Artigo | 19 de April

A experiência da crise pré-revolucionária de 1974-75 continua a ser uma lição essencial sobre a natureza do poder da burguesia, da sua capacidade de sobrevivência, adaptação e reconversão.

Artigo | 24 de March

Faz este sábado 50 anos da jornada que marcou o início da Crise Académica de 1962 quando, em Lisboa, na sequência da proibição do Dia do Estudante, a polícia espancou e prendeu estudantes, ocupou instalações universitárias e cantinas. Por Jorge Costa.

Artigo | 4 de October

No dia em que a República faz 100 anos, Cavaco Silva passa a tarde a falar na Fundação Champalimaud. O gesto é cheio de significado: apesar de muitos conflitos, Champalimaud foi um protegido dos governos da ditadura e da democracia. Era o homem mais rico de Portugal na queda do Estado Novo e voltou a sê-lo no fim da vida, beneficiando do processo de privatizações.