You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 2 de August

A cada novo remendo, a cada novo anúncio sem qualquer efeito ou eficácia, a cada nova medida que, afinal, não se aplica, a crise aprofunda-se.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de June

A despesa do SNS com externalizações e contratualizações tem aumentado ano após ano. E de cada vez que aumenta o SNS fica mais degradado. Na verdade, a receita liberal é que tem sido o problema do SNS. Recorre-se demais (e não de menos) ao setor privado.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de June

Para um problema tão sério como o que o SNS está a viver não se pode pretender responder com tapa-buracos. O SNS e o país merecem mais do que um mero Governo de contingência cujo vazio de ideias é a confissão do seu próprio fracasso.

Artigos Especiais | 31 de May

No Chile, a ‘reforma’ liberal é cara e ineficiente. Custa 7% do salário aos utentes, canaliza 50% dos recursos para 20% da população e os ganhos em saúde são alcançados pela resposta pública e não pela privada. Por Moisés Ferreira, dirigente do Bloco de Esquerda

Artigos Opinião Esquerda | 26 de May

Adalberto Campos Fernandes criticou a falta de investimento para a generalização das USF e a inexistência de autonomia nas instituições do SNS. Diz o ex-ministro que só não fez o que agora diz que tem de ser feito porque não tinha condições para isso.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de May

1% de aumento para pessoal e mais 3,7% para o SNS quando a inflação será de pelo menos 4%. São os três números da estratégia do Governo PS para a Saúde. Não tem nada a ver com progresso ou desenvolvimento.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de April

Este abandono de um objetivo de sempre é, em si mesmo, um programa de Governo, porque é hoje possível contratar mais profissionais para os cuidados de saúde primários e é hoje possível atribuir mais equipas de saúde familiar a mais utentes.

Artigos Especiais | 24 de March

O farol do capitalismo pouco alumia quando falamos de ganhos em saúde, ainda que possa ser uma torrente de luz se se quiser falar de ganhos à custa da saúde. De facto, gastar tanto, obrigar os utentes a gastar tanto, para ter tão pouco só pode deixar contentes as seguradoras e os seus acionistas. Por Moisés Ferreira.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de March

11 de março de 2020: a OMS declara a Covid-19 uma pandemia. Dois anos depois há muitas aprendizagens a fazer: que o SNS deve ser reforçado, que os profissionais devem ser valorizados, que a precariedade e as formas atípicas de relações laborais devem ser combatidas…

Artigos Opinião Esquerda | 8 de March

Se não se fixarem preços e margens e se não se regular o mercado que nos atira para esta espiral de aumentos de preços, tudo o resto será inútil.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de November

Apenas metade dos médicos inscritos na Ordem estão efetivamente a trabalhar no SNS.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de October

O Governo tem dito e repetido que o Orçamento que propôs é um bom orçamento. A narrativa tem apenas um problema: é que tirando o Governo (e, claro, o PS) ninguém partilha da mesma. Na Saúde, a desilusão é geral. E não é para menos.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de May

Exige-se do Governo português que abandone os falsos argumentos sobre a inexistência de capacidade produtiva no mundo, que abandone a posição que teve na Organização Mundial do Comércio e que defenda a saúde pública.

Artigos dossier | 29 de November

Se se ficar apenas pelas renovadas juras de prioridade sem nunca se concretizar nada, o futuro próximo será muito difícil. Teremos uma vaga de doença mental sem recursos para a enfrentar. Por Moisés Ferreira.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de November

O Bloco votou a favor da exclusividade e recusou o bluff e o anúncio vazio do PS no que toca a propostas na área da saúde.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de May

PS, PSD, CDS, IL e Chega chumbaram a proibição de distribuição de dividendos milionários. Preferem que alguns grandes acionistas embolsem o dinheiro que deveria ser utilizado para manutenção e criação de empregos e para a dinamização da economia.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

Foi possível contrariar a dinâmica de crescimento exponencial do vírus e concretizar o tal aplanamento da curva, mas a epidemia ainda não entrou em regressão. É preciso proteger os mais vulneráveis ao novo coronavírus. Como?

Artigos Opinião Esquerda | 28 de March

Não se pode perdoar a negligência (e deve ser investigada a atuação da administração do SAMS que poderá ter levado à infeção de várias pessoas) e não se pode admitir que os privados se retirem do terreno.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de March

No Estado Espanhol, aqui ao lado, foi decretado, há 2 dias, que as instalações e recursos do setor privado passam a estar à disposição das instituições públicas. Portugal tem de fazer o mesmo e não ir pelo caminho do Reino Unido.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

Voltar ao lançamento de PPP na Saúde e abrir caminho à exploração privada de urgências e de outros serviços é regressar ao passado. É ressuscitar a entrega do SNS aos privados que figurava na Lei de Bases do PSD e do CDS. Não foi esse o caminho que se fez na anterior legislatura.

Pages