You are here

Pesquisar

Artigo | 20 de October

Relatório da Comissão de Inquérito, que será lido quarta-feira, avalia haver indícios suficientes para que a Procuradoria-geral e o Ministério Público acusem 68 pessoas, incluindo o presidente da República e três dos seus filhos, responsabilizando-os por milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas durante a pandemia. Por Luis Leiria.

Artigo | 6 de September

Dia da independência será palco de manifestações de bolsonaristas e da esquerda, com o pano de fundo dos insultos e ultimatos de Bolsonaro a juízes do Supremo Tribunal Federal e as ameaças de que não haverá eleições sem voto impresso. Por Luis Leiria.

Artigo | 14 de July

Sondagem regista pela primeira vez a existência de uma maioria pela destituição do presidente. Revelações apontam para um esquema destinado a cobrar comissões e luvas na compra de vacinas. Bolsonaro volta a ameaçar dar um golpe de Estado. Por Luis Leiria.

Artigo | 2 de March

Suspenso devido à crise sanitária, por iniciativa dos seus organizadores, o Hirak argelino volta às ruas mantendo o seu objetivo de promover uma mudança radical do regime. “Estamos de volta, vocês estão perdidos”, ouviu-se nas manifestações em Argel e em muitas outras cidades. Por Luis Leiria.

Artigo | 30 de November

Candidato do PSOL chega aos 40%, insuficientes para vencer a prefeitura mas que confirmam novas relações de força na esquerda. Bolsonaristas tiveram mais derrotas, e a grande vencedora é a direita mais tradicional. Por Luis Leiria.

Artigo | 16 de November

Presidente fez lives diárias na net em apoio a candidatos escolhidos. Mais de dois terços perderam. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de November

Sem controlar uma máquina partidária, presidente optou por apoiar candidaturas diversas e avulsas. O resultado poderá ser pífio. Sondagens mostram que o fenómeno do bolsonarismo está a perder impulso aceleradamente. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de July

Presidente não consegue ministros para a Saúde e a Educação, preside um governo à deriva e vive assombrado por fantasmas que todos os dias o rodeiam e assustam. Aqui vai uma lista dessa legião fantasmagórica que não dá trégua ao ex-capitão. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de July

“Não estiquem a corda”, advertia Bolsonaro, apoiado pelos ministros militares do seu governo. Até que o Queiroz foi preso e tudo mudou numa frenética semana. Os militares do governo emudeceram e Bolsonaro entregou a cabeça do ministro da Educação ao Supremo Tribunal. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de June

País atingiu o recorde de 1.473 óbitos em 24 horas e já ocupa o terceiro lugar em número total de mortes provocados pela pandemia. Política de Bolsonaro, contrária ao confinamento, torna previsível o agravamento desta contabilidade macabra. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de May

Vídeo de reunião ministerial comprova o descaso do governo com o combate à pandemia, que na altura já vitimara 165 pessoas (hoje são 22 mil mortes). Mas para o inquérito que avalia se houve interferência de Bolsonaro no comando da Polícia Federal, gravação não exibiu dados novos. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de May

Nelson Teich ficou 28 dias no cargo e demitiu-se em choque com o presidente devido a medicamento cujo benefício não é comprovado pela ciência. Durante a sua estadia no governo, a covid-19 escalou descontroladamente. Agora, Bolsonaro ainda quer piorar a situação. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de May

Ator, de 90 anos, dirige-se ao colega Flávio Migliaccio, de 85, que se suicidou, afirmando que o entende. E denuncia a volta “do hálito putrefacto de 64, o bafio terrível de 68” (a ditadura militar). Por Luis Leiria.

Artigo | 20 de April

Presidente do Brasil participa e discursa em manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, e pelo fim das medidas de contenção para combater a pandemia da Covid-19. Por Luis Leiria.

Artigo | 17 de April

Nelson Teich mete os pés pelas mãos para se declarar totalmente alinhado com Bolsonaro, apesar de já ter defendido o isolamento social, que o presidente combate. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de April

Pressões de Legislativo, da Justiça e de ministros militares reverteram uma decisão cujo cenário já estava montado. Mas o fecho do comércio, das escolas e o distanciamento social que o presidente da República combate permanecem ameaçados, bem como o próprio ministro. Por Luis Leiria.

Artigo | 7 de April

O movimento popular argelino, conhecido como Hirak, comemorou no dia 22 de fevereiro um ano de existência. Forçado à suspensão devido à pandemia Covid-19, deverá regressar logo que termine o distanciamento social na Argélia. Artigo de Luís Leiria, publicado na revista Esquerda antes da interrupção de todas as manifestações no país.

 

Artigo | 1 de April

Obcecado por contrariar medidas de combate à Covid-19 decretadas pelo seu próprio governo, presidente do Brasil vê decisões suas barradas pelo Supremo e perde na disputa com governadores dos principais Estados. Discussão sobre a sua possível renúncia ou impeachment toma conta do cenário político. Por Luis Leiria.

Artigo | 31 de March

Pandemia conseguiu o que governo, exército e tribunais tentaram sem sucesso: a suspensão do “Hirak”. Ouvido pelo Esquerda.net, o jornalista e militante argelino Hocine Belalloufi aposta no regresso das manifestações assim que o novo coronavírus retroceda. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de March

Presidente defende a reabertura das escolas e dos comércios, insistindo na tese de que a epidemia do coronavírus não passa de uma “gripezinha” e que a prioridade do Brasil é manter o emprego. Marcelo Freixo acusa-o de “jogar com a vida dos brasileiros”. Por Luis Leiria.

Pages