You are here

Pesquisar

Artigo | 2 de March

Seja qual seja a visão geoestratégica que usemos para analisar a guerra, os factos são os factos: à semelhança das invasões cometidas pelos Estados Unidos no Iraque ou Afeganistão, a da Rússia busca ocupar a capital do país vizinho, derrubar o seu presidente e substituí-lo por um fantoche a seu serviço. Por Luís Leiria

Artigo | 25 de November

Esta é a quarta e última parte da série de Perguntas & Respostas sobre a crise política, onde se responde à questão mais usada para criticar a decisão do Bloco de Esquerda (e do PCP) de rejeitar o Orçamento para 2022. Por Luis Leiria.

Artigo | 6 de November

Terceira parte da série Perguntas & Respostas sobre a crise política onde se demonstra que o Orçamento de Estado chumbado na AR não era expansivo, muito pelo contrário. Por Luis Leiria.

Artigo | 4 de November

É verdade que o Governo se aproximou das nove propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda e que só não houve acordo por intransigência deste? Como mudaram as relações PS-Bloco a partir de 2018/2019? Por Luís Leiria.

Artigo | 2 de November

O que levou o Bloco de Esquerda a priorizar a revogação das medidas da “troika” inscritas no Código de Trabalho em 2012 e mantidas lá até hoje? Qual tem sido a atitude do PS diante destas medidas? Por Luís Leiria.

Artigo | 24 de April

Bloqueadas as saídas políticas para a questão colonial, só o derrube do regime poderia pôr fim à guerra. Foi o que aconteceu no dia 25 de Abril. Relato de como foi elaborado o plano operacional e de como ele teve sucesso no dia em que a ditadura caiu.

Artigo | 28 de February

Dos dez ditos “especialistas” que o subscrevem apenas quatro são médicos e nenhum especializado em doenças crónicas. Um deles notabilizou-se em 2007 por negar a reforma a um professor que tinha cancro na laringe e a outros casos semelhantes. Condição de prognóstico de “dependência ou morte em 3 anos”, que o bastonário da Ordem dos Médicos disse “não ser terminologia médica”, já constava no relatório.

Artigo | 25 de February

Decreto da Assembleia da República revoga decisões do governo anterior, repondo a lista de doenças suscetíveis de receber a proteção especial na invalidez e ainda abre a possibilidade de acesso ao mesmo regime a pacientes de outras patologias crónicas e incuráveis. PSD e CDS queriam manter a condição de “prognóstico de morte em 3 anos” para o acesso à proteção.  

Artigo | 3 de September

A ideia que António Costa tem de bom acolhimento e de integração dos refugiados em Portugal é pô-los a limpar as florestas. Segundo o candidato a primeiro-ministro do PS, os refugiados estão "habituados a trabalho agrícola" e têm "capacidade de trabalhar na floresta"; portanto "temos aqui uma grande oportunidade". 

Artigo | 14 de December

Três das quatro empresas candidatas à compra da participação do estado português na EDP são estatais; na quarta, a E.ON, o estado alemão tem alguns direitos especiais. O governo português não quer manter o controlo estratégico sobre a energia, mas os outros estados não têm a mesma visão.