Artigo | 31 de March

Pandemia conseguiu o que governo, exército e tribunais tentaram sem sucesso: a suspensão do “Hirak”. Ouvido pelo Esquerda.net, o jornalista e militante argelino Hocine Belalloufi aposta no regresso das manifestações assim que o novo coronavírus retroceda. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de March

Presidente defende a reabertura das escolas e dos comércios, insistindo na tese de que a epidemia do coronavírus não passa de uma “gripezinha” e que a prioridade do Brasil é manter o emprego. Marcelo Freixo acusa-o de “jogar com a vida dos brasileiros”. Por Luis Leiria.

Artigo | 23 de March

Medida suspendia contratos de trabalho durante quatro meses sem pagamento de salário; justificativa era “defesa do emprego”. Decretada domingo à noite, foi revogada segunda-feira à tarde. Por Luis Leiria.

Artigo | 19 de March

Sondagem mostra que caiu abaixo dos 30% o apoio ao governo e que 64% estão insatisfeitos com o comportamento do presidente em relação à crise do coronavírus. O filho do presidente abriu uma crise diplomática com a China. Por Luis Leiria.

Artigo | 17 de March

Miguel Reale Júnior defende que se faça um exame de sanidade ao presidente, Janaina Paschoal diz que ida de presidente a manifestação quando deveria estar de quarentena é inadmissível e um crime contra a saúde pública. Por Luis Leiria.

Artigo | 16 de March

Presidente do Brasil interrompeu o período de 7 dias de isolamento que anunciara, por ter sido exposto ao coronavírus, e passou duas horas a confraternizar com adeptos, insistindo que pandemia “não é isso tudo que dizem”. Manifestações de extrema-direita foram muito fracas. Por Luis Leiria.

Artigo | 13 de March

Secretário de comunicação que viajou com presidente do Brasil para os EUA está infetado; Fox News sustenta que filho de Bolsonaro informou que teste deu positivo, mas depois voltou atrás. Bolsonaro dissera antes que crise do coronavírus é fantasia. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de February

Os argelinos comemoraram no sábado, 22 de fevereiro, o primeiro aniversário do Hirak, o movimento popular de contestação ao regime autoritário que governa o país. Durante este ano, muito foi conseguido, mas o essencial ainda está por conquistar. Para fazer um balanço da situação, o Esquerda.net entrevistou o jornalista e ativista político argelino Hocine Belalloufi. Por Luis Leiria.

Artigos dossier | 22 de January

Chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Artigo | 14 de January

Hino do movimento popular contra o regime é um cântico da claque do USMA, clube de Argel. Experiência das organizações de adeptos, inclusive o anonimato e a decisão coletiva, foi absorvida pela revolução. Por Luis Leiria.

Artigos dossier | 30 de December

O movimento popular que luta pela mudança radical do sistema político no país ainda não teve a força suficiente para dobrar o poder do Exército, mas não desiste. As mobilizações semanais já duram há dez meses e estão para ficar. Por Luis Leiria.

Artigo | 16 de December

No primeiro discurso após a eleição, Abdelmadjid Tebboune propõe o diálogo ao movimento popular que o contesta. Mas as suas boas intenções são desmentidas pelo aumento brutal da repressão e pelas centenas de presos dos últimos dias. Por Luis Leiria.

Artigo | 14 de December

Candidato teve 58,15% dos votos expressos, dispensando 2º turno. Imponentes manifestações no próprio dia da eleição e nesta sexta-feira não aceitam a legitimidade nem da eleição nem do novo presidente. Por Luis Leiria.

Artigo | 11 de December

Greve geral prossegue forte na região da Cabília. Argel, Oran e outras cidades têm manifestações imponentes. Presos políticos entram em greve de fome. Apelo amplo chama à rejeição das eleições de quinta-feira. Por Luis Leiria.

Artigo | 9 de December

Cresce a mobilização de denúncia e boicote às eleições presidenciais de 12 de dezembro, destinadas a manter intacto o regime onde quem dá as cartas é o Exército. Por Luis Leiria.

Artigo | 27 de November

Irmão de Sita Valles confirma reunião com ministro angolano mas nega ter louvado a iniciativa de reconciliação iniciada pelo governo: “deve haver identificação de quem é perdoado, isso é o mínimo.” Ao contrário do que saiu no Jornal de Angola, afirma não ter indicado o sobrinho para a comissão. Por Luis Leiria.

Artigo | 26 de November

A oposição ligada às grandes mobilizações que se repetem há nove meses chamam ao boicote, considerando não haver condições democráticas para umas eleições limpas. Por Luis Leiria.

Artigo | 23 de November

Presidente lança o Aliança pelo Brasil, um novo partido para onde irão passar os seus defensores incondicionais, saindo do PSL. A nova formação política adotou o número 38, o calibre do revólver mais popular do país. Não foi por acaso. Por Luis Leiria.

Artigo | 20 de November

Bloqueios em estradas ameaçam deixar La Paz sem alimentos nem combustíveis. Governo autoproclamado mandou militares e polícias romper cerco a refinaria, provocando mais três mortes. Mas parece impotente para resolver impasse. Por Luis Leiria.

Artigo | 3 de November

Ministério Público atua com rapidez para tentar ilibar o presidente Jair Bolsonaro de qualquer vínculo com o caso Marielle. “O porteiro mentiu”, afirmam as procuradoras. Mas nada garante que as gravações não tenham sido adulteradas. Por Luis Leiria.