You are here

Pesquisar

Artigo | 6 de September

Dia da independência será palco de manifestações de bolsonaristas e da esquerda, com o pano de fundo dos insultos e ultimatos de Bolsonaro a juízes do Supremo Tribunal Federal e as ameaças de que não haverá eleições sem voto impresso. Por Luis Leiria.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de August

Passados três meses do pedido de desculpas do Estado angolano pelas execuções sumárias ocorridas após o 27 de Maio de 1977, não há ainda qualquer notícia sobre a localização dos restos mortais de Sita Valles e seus camaradas.

Artigo | 14 de July

Sondagem regista pela primeira vez a existência de uma maioria pela destituição do presidente. Revelações apontam para um esquema destinado a cobrar comissões e luvas na compra de vacinas. Bolsonaro volta a ameaçar dar um golpe de Estado. Por Luis Leiria.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de April

Neste dia 11 de abril, aqui fica um apelo e uma mensagem de esperança e otimismo: com a ciência, com perseverança, havemos de vencer a doença.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de March

Não são terraplanistas nem ignorantes. São gente culta e inteligente. Mas negam que o confinamento produza qualquer efeito, são contra as máscaras e denunciam as vacinas. Peço-lhe pelo menos uma palavra de piedade em relação ao sofrimento do povo brasileiro.

Artigo | 2 de March

Suspenso devido à crise sanitária, por iniciativa dos seus organizadores, o Hirak argelino volta às ruas mantendo o seu objetivo de promover uma mudança radical do regime. “Estamos de volta, vocês estão perdidos”, ouviu-se nas manifestações em Argel e em muitas outras cidades. Por Luis Leiria.

Artigo | 14 de February

“Como Polvo en el Viento”, último romance do consagrado autor de “O Homem que Gostava de Cães”, ainda sem edição em português, conta a história de um grupo de amigos, quase todos estudantes universitários, que depois da crise económica dos anos 90 em Cuba se dispersa, com a maioria procurando um destino no exterior. Por Luis Leiria.

Artigo | 12 de February

Ninguém consegue ficar indiferente à leitura dos seus contos. O escritor argentino, falecido a 12 de fevereiro de 1984, foi um dos mais importantes protagonistas do “boom” da literatura latino-americana dos anos 60. Por Luís Leiria.

Artigo | 30 de November

Candidato do PSOL chega aos 40%, insuficientes para vencer a prefeitura mas que confirmam novas relações de força na esquerda. Bolsonaristas tiveram mais derrotas, e a grande vencedora é a direita mais tradicional. Por Luis Leiria.

Artigo | 22 de November

Rebelião dos marinheiros da Armada brasileira contra o uso dos castigos corporais foi liderada por João Cândido, que ficaria conhecido como o Almirante Negro. Foi o primeiro marinheiro a comandar, durante cinco dias, uma frota de navios, entre os quais dois modernos couraçados. Por Luis Leiria.

Artigo | 16 de November

Presidente fez lives diárias na net em apoio a candidatos escolhidos. Mais de dois terços perderam. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de November

Sem controlar uma máquina partidária, presidente optou por apoiar candidaturas diversas e avulsas. O resultado poderá ser pífio. Sondagens mostram que o fenómeno do bolsonarismo está a perder impulso aceleradamente. Por Luis Leiria.

Artigo | 30 de October

O genial pianista de jazz, o mais multifacetado de todos, o que marcou algumas gerações de amantes da música, anunciou o fim da carreira. Aqui contamos alguns episódios da sua vida, sem aceitar a possibilidade de que o seu piano se cale. Por Luis Leiria

Artigo | 5 de October

Livro de Marcello Musto apresenta uma “biografia intelectual” dos três anos finais de Karl Marx, resultado da análise de milhares de páginas de material não publicado, mostrando como o revolucionário alemão manteve até o fim o espírito crítico, mesmo em relação às suas próprias ideias.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de September

Reconciliação proposta pelo governo angolano aos órfãos e familiares das vítimas do 27 de Maio de 1977 será uma farsa se não incluir a localização dos corpos e a identificação dos responsáveis.

Artigo | 7 de July

Presidente não consegue ministros para a Saúde e a Educação, preside um governo à deriva e vive assombrado por fantasmas que todos os dias o rodeiam e assustam. Aqui vai uma lista dessa legião fantasmagórica que não dá trégua ao ex-capitão. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de July

“Não estiquem a corda”, advertia Bolsonaro, apoiado pelos ministros militares do seu governo. Até que o Queiroz foi preso e tudo mudou numa frenética semana. Os militares do governo emudeceram e Bolsonaro entregou a cabeça do ministro da Educação ao Supremo Tribunal. Por Luis Leiria.

Artigo | 5 de June

País atingiu o recorde de 1.473 óbitos em 24 horas e já ocupa o terceiro lugar em número total de mortes provocados pela pandemia. Política de Bolsonaro, contrária ao confinamento, torna previsível o agravamento desta contabilidade macabra. Por Luis Leiria.

Artigo | 25 de May

Vídeo de reunião ministerial comprova o descaso do governo com o combate à pandemia, que na altura já vitimara 165 pessoas (hoje são 22 mil mortes). Mas para o inquérito que avalia se houve interferência de Bolsonaro no comando da Polícia Federal, gravação não exibiu dados novos. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de May

Nelson Teich ficou 28 dias no cargo e demitiu-se em choque com o presidente devido a medicamento cujo benefício não é comprovado pela ciência. Durante a sua estadia no governo, a covid-19 escalou descontroladamente. Agora, Bolsonaro ainda quer piorar a situação. Por Luis Leiria.

Pages