Artigos Opinião Esquerda | 19 de June

Melhorar a qualidade das refeições nas escolas de Lisboa é o compromisso que o Bloco de Esquerda assumiu na Câmara Municipal de Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de December

O acórdão do Tribunal Constitucional (TC) que define a inconstitucionalidade da Taxa Municipal de Proteção Civil vem dar razão ao Bloco de Esquerda e confirma a pertinência das suas escolhas na liderança da contestação a esta taxa municipal.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de June

Lisboa nunca soube receber quem vem estudar para as suas universidades. É altura da Câmara Municipal de Lisboa atuar na crise de habitação que afeta os jovens estudantes.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Queremos uma autarquia com precariedade zero, integrando os precários e considerando na escolha dos fornecedores as práticas laborais destes.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de April

Há dezenas de milhar de animais de companhia na cidade de Lisboa e, infelizmente, as políticas municipais para os animais e para os seus donos praticamente não existem.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

Foram dez anos de desregulamentação urbanística, monocultura da hotelaria e absolutos recordes de venda de património municipal. Em matéria de habitação, foi uma década perdida.

Artigos dossier | 21 de January

Lisboa é hoje vítima das piores escolhas em matéria de urbanismo e mobilidade assumidas nas últimas quatro décadas. Por Ricardo Robles.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de November

A proposta foi uma das vencedoras do orçamento participativo 2016 em Lisboa. É uma vitória dos moradores que se mobilizaram e uma derrota de Fernando Medina que não soube ouvir.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de November

A ex-ministra que perseguiu os mais desprotegidos, punindo-os com aumentos de rendas, “impressiona-se” agora com o estado dos bairros municipais.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de September

É tempo de pensar a mobilidade em Lisboa em novos termos. O tempo da cidade não obedece ao calendário eleitoral.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de April

Fernando Medina caraterizou o esvaziamento do centro da cidade em direção à periferia como o “efeito donut”. Tem razão.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de February

O debate sobre a segunda circular acabou por falhar no que era essencial discutir: a mobilidade na cidade de Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de November

Todos os anos a direita faz questão de assinalar o 25 de novembro de 75. Aproveitam a efeméride para compensar ideologicamente a vergonha que têm do 25 abril e dos meses que se seguiram.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de October

O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia Municipal de Lisboa um voto de solidariedade com Luaty Beirão e os 15 presos políticos angolanos. O voto foi aprovado com os votos contra do PCP que alegou tratar-se de uma ingerência no regime angolano.

Artigos dossier | 18 de April

O Bloco tem mantido, desde a primeira hora, toda a coerência na defesa das empresas públicas de transportes de Lisboa, Carris e Metro. Fomos, aliás, o único partido político que defendeu no seu programa eleitoral, para as eleições autárquicas em Lisboa em 2013, “um modelo de empresa pública com participação mista do Estado e do município de Lisboa”. Por Ricardo Robles.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de April

Prolongar a sua presidência da CML parecia ser a melhor estratégia. Mas os últimos tempos mostraram que Lisboa pode ser uma pedra no sapato. António Costa descalçou-o mais cedo.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de January

Um plano municipal que cria uma linha telefónica para que recolham os restos de uma festa para dar aos pobres é humilhante e insultuoso.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de December

António Costa declarou que já não acreditava no Pai Natal. Mas há ainda quem acredite. O Grupo Mello e a Espírito Santo Saúde têm boas razões para acreditar e o responsável é mesmo o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de October

Nos últimos 30 anos Lisboa perdeu 260 mil habitantes. Ficaram 50 mil casas devolutas na cidade. Recuperar estas pessoas para a cidade era a prioridade das prioridades. A estratégia seguida foi precisamente a oposta e por isso falhou. António Costa olhou para a cidade como um ativo financeiro.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de June

Esta semana o Bloco de Esquerda confrontou António Costa na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) sobre a sua proposta de contratar trabalhadores para a limpeza urbana a recibo verde e em regime de contrato emprego inserção. Precariedade e exploração é a marca desta proposta.