Lisboa, Cinema São Jorge, 14h30

Artigos Opinião Esquerda | 5 de May

Bolieiro não anda à sua velocidade. Tem andando à velocidade do CDS, do PPM e às ordens do chega. E tem toda a legitimidade para andar à velocidade e às ordens de quem quer que seja. Não pode é colocar esta região sob as ameaças e chantagens de quem não sabe o quê e como fazer.

Artigo | 5 de May

O caso arrastava-se há 20 anos. A criação de “zonas de tiro” é um expediente para despejar populações locais. Em 1981, numa reunião do governo, Ariel Sharon assumiu que era esse o verdadeiro objetivo da atribuição desse estatuto.

Artigo | 5 de May

No dia 30 de abril, decorreu no Porto a assembleia fundadora do Sindicato dos Trabalhadores em Arquitetura (Sintarq). Sobre este processo, o Esquerda.net falou com Ricardo Gouveia, arquiteto e membro da Comissão Instaladora.

Artigo | 5 de May

A primeira iniciativa realiza-se já esta sexta-feira, no Largo do Intendente, em Lisboa, entre as 14 e as 20h, e junto ao Coreto do Jardim da Cova da Piedade, em Almada, entre as 15h e as 19h. Novas ações estão agendadas para dia 8, em Setúbal, e dia 14, em Beja. Por Abril é Agora.

Artigo | 5 de May

A União Nacional de Educadores promove um acampamento em frente ao Tribunal Constitucional para que os juízes anulem veto do presidente Lasso à lei educativa. Em causa está também a lei de educação intercultural bilingue. Por Michele de Mello.

Artigo | 5 de May

A peça conta os anos que se seguiram à Revolução dos Cravos, desde a descoberta da liberdade e da democracia, às primeiras eleições livres, às conquistas de direitos de cidadania e de justiça social, ao acabar com a Guerra Colonial, à luta contra os golpes que os saudosos do Estado Novo iam perpetrando. Por Interior do Avesso.

Artigo | 5 de May

A empresa recuperou financeiramente para níveis pré-pandemia, apresenta planos de investimentos de largos milhões e prevê receitas para 2022 superiores a 40 milhões de euros. Mas “continua a querer dar aumentos de migalhas” denuncia o CESP.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de May

Além de uma atuação tardia e pouco clara nos combustíveis, pouco mais o governo tem feito para responder a este novo cenário macroeconómico. Faltam as respostas aos trabalhadores e às famílias, assim como aos setores económicos mais afetados.

Event | 5 de May

Dramaturgia, encenação e interpretação de Bruno Martins, direção musical de Pedro (Peixe) Cardoso, fotografia de cena de Paulo Pimenta. Mais informações
Sever do Vouga, Centro das Artes do Espetáculo, 21h00

Loulé, Cineteatro Louletano, 21h00

Braga, GNRation, 21h00

Aveiro, Teatro Aveirense, 21h00

Coimbra, Convento de São Francisco, 21h30

Event | 5 de May

Faro, Praceta do Infante (Escola Secundária João de Deus)
até à Doca de Faro, 15h00

Adaptação e encenação de Margarida Barata. Mais informações
Lisboa, Teatro Bocage, 16h00

Adaptação e encenação de Margarida Barata. Mais informações
Lisboa, Teatro Bocage, 21h30

Artigo | 5 de May

O programa que há três anos dá apoio a consumidores de drogas injetáveis ficou sem financiamento por causa da descoordenação entre Câmara e SICAD. Associações estão há dois meses a pagar as despesas do seu bolso.

Artigo | 5 de May

São três dias com iniciativas que assinalam do Dia Europeu da Vida Independente, celebrado a 5 de maio.  Jorge Falcato lembra que “é preciso lutar para que a vida independente seja uma realidade para todas as pessoas com deficiência”.