Artigo | 31 de January

No dia 1 de março, dia de Carnaval, os trabalhadores da Izidoro vão estar em greve, realizando também uma concentração à porta da empresa, no Montijo. O direito ao gozo deste dia de feriado e o aumento do subsídio de alimentação são algumas das reivindicações.

Artigo | 31 de January

No último trimestre registaram-se três mortes. Em todo o ano de 2021 verificaram menos nove vítimas do que no ano anterior, diz a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Artigo | 31 de January

Houve mesas a colocar problemas ao voto acompanhado das pessoas com deficiência visual. A associação aponta ainda vários problemas no sistema da matriz que se têm mantido ao longo dos anos.

Artigo | 31 de January

A fundação tinha vendido a sua petrolífera por mais de 600 milhões a uma empresa estatal tailandesa, que decidiu fechar as portas da Partex e despedir os seus trabalhadores. Destes, 14 avançam para tribunal reclamando entrar para os quadros da Gulbenkian ou obter uma compensação mais elevada.

Artigo | 31 de January

Com a equipa de enfermeiros do hospital reduzida em 50%, o atendimento e prestação de cuidados ficam em causa, alerta o Sindicato dos Enfermeiros.

Artigo | 31 de January

Retirados das habitações devido à necessidade de realizar obras de estabilização na escarpa, alguns moradores receberam cartas de não renovação dos contratos de arrendamento.

Artigo | 30 de January

O pensamento do filósofo que propôs libertar a subjetividade negra. A sua obra convida a ir além das críticas e lamentos — e demolir os “evangelhos” burgueses. Convocava: “cada geração tem que descobrir a sua missão, cumpri-la ou traí-la”. Por Mireille Fanon Mendès France e Nelson Maldonado-Torres

Artigo | 30 de January

Os eleitores confinados podem votar presencialmente, com indicação para o fazerem entre as 18h e as 19h. Os locais de voto estão preparados e são seguros para todos os eleitores votarem.

Artigo | 29 de January

Todos os anos  o presidente da CIP exige o despedimento de trabalhadores do Estado, mas Portugal continua a ser um dos países com menos funcionários públicos na União Europeia.

Artigo | 29 de January

São 125 padres, trabalhadores ou voluntários da igreja católica na Alemanha, que se juntaram para apelar ao fim da “discriminação e exclusão”.

Artigo | 29 de January

Em causa estão as declarações de Michael O´Leary a dizer que “um uniforme de 96 libras seria um desperdício para alguém cujo trabalho é servir Pringles durante o voo”.

Artigo | 29 de January

Portugal continua a ser dos países mais desiguais da Europa e da OCDE, com a riqueza a ser concentrada num reduzido número de famílias. Aposta nas qualificações, tributação de doações e heranças e aumento das transferências sociais são soluções propostas para combater a situação.

Artigo | 28 de January

Fábrica automóvel avançou com um plano de rescisões e justifica-se com a quebra de produção prevista para este ano e a ausência de um novo modelo para as linhas de montagem.

Artigo | 28 de January

Os bebés cujas famílias mais foram apoiadas revelaram maior atividade cerebral de alta frequência que está correlacionada com resultados mais elevados nas áreas da linguagem, da cognição e do aspeto sócio-emocional mais tarde na infância e adolescência.

Artigo | 27 de January

Condenado a dois anos de prisão na Operação Marquês, a defesa de Vara pretendia anular a pena por já ter cumprido prisão devido ao processo Face Oculta.

Artigo | 27 de January

O Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República deu conta de 1.160 denúncias em 2021. Mas muitas delas não reuniram condições para abertura de investigação.

Artigo | 26 de January

Trabalhadoras e trabalhadores da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão fazem greve esta quinta e sexta-feira pela reposição de direitos laborais e por condições dignas de trabalho, que se têm agravado desde o início da pandemia.

Artigo | 26 de January

A par da paralisação de 24h, durante todo o mês de fevereiro será promovida uma greve ao trabalho extraordinário. Trabalhadores reivindicam salários dignos.

Artigo | 26 de January

Angela Davis é uma das mais relevantes feministas críticas contemporâneas. A sua história biográfica e política, a partir da qual escreve, tem um potencial metodológico e epistemológico poderoso e disruptivo. Este texto tem, pois, esse propósito: regressar às ideias, perceber e refletir sobre o seu potencial subversivo e transformador. Por Andrea Peniche.

Artigo | 25 de January

A partir de hoje, o autoagendamento está disponível para pessoas com 25 ou mais anos através do portal https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.