You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 3 de July

A ideologia patriarcal do empresário português tem no “politicamente correto” o inimigo declarado. É curioso como os ultraconservadores gostam de usar o poder do Estado para criminalizar decisões pessoais, como o aborto, por serem contrárias à sua visão do mundo.

Artigo | 3 de July

A vitória eleitoral da fórmula presidencial Petro-Márquez nas recentes eleições presidenciais colombianas é um marco histórico, inimaginável até há pouco... mas a batalha ainda não está ganha. Artigo de Roberto Montoya

Artigo | 3 de July

Após a reunião da Mesa Nacional do Bloco, Catarina Martins afirmou que o discurso do novo líder do PSD revelou "a grande fragilidade da direita neste momento", ao ser incapaz de se distinguir do PS na resposta ao aumento da inflação e perda de poder de compra dos salários e pensões.

Artigos dossier | 3 de July

Resistências diversas no seu formato, desde a participação em manifestações ao compromisso com os argelinos, da legalidade à ilegalidade, e nas reivindicações apresentadas (pela paz na Argélia ou pelo direito da Argélia à independência). Por Nils Andersson.

Artigos dossier | 3 de July

Em entrevista, datada de 2019, à revista francesa L’Obs, o historiador Benjamin Stora afirma que não vamos compreender este conflito de oito anos se não olharmos para o século XIX, e aponta que França continua a omitir a história da ocupação e colonização da Argélia.

Artigos dossier | 3 de July

No dia 5 de Julho de 2022, a Argélia celebra o 60º aniversário de independência, que obteve após uma longa guerra de libertação contra o colonizador francês, que conquistou a Argélia em 1830, então colónia do império otomano, e com uma decisão histórica do general Charles de Gaulle, o então presidente da França. Por Toufik Hadjadji.

 

Artigos dossier | 3 de July

Neste artigo, de 2004, Alain Krivine fala sobre a posição do Partido Comunista Francês em relação à revolução argelina e defende que o apoio a esta causa está na origem da formação dos “quadros” de 1968 e da “nova extrema esquerda”.

Artigos dossier | 3 de July

A Argélia, ponta de lança do colonialismo ocidental em África, tornou-se rapidamente o vespeiro onde caiu o imperialismo francês e onde se desmoronaram as esperanças insensatas dos opressores ocidentais. Artigo publicado em novembro de 1958 por Franz Fannon.

Artigos dossier | 3 de July

A Revolução Argelina deve ser celebrada por todos os que lutam pela autodeterminação e soberania dos povos. O grito de rebeldia de 1 de novembro de 1954 foi um grito de todos os explorados. Por Fabetz.

Artigos dossier | 3 de July

A Argélia tornou-se uma nação independente a 5 de julho em 1961. A luta argelina pela libertação do imperialismo francês foi absolutamente central para a paisagem política do século XX. Hoje devemos lembrar a sua história e honrar o seu legado. Por Robert Masey.

Artigos dossier | 3 de July

Independência de França só chegou a 5 de julho de 1962. Quatro anos antes, tinha sido criado o Onze da Independência: jogadores de origem argelina que atuavam em França e abdicaram das carreiras para formar a equipa da Frente de Libertação Nacional e defender a Argélia dentro de campos de futebol espalhados pelo mundo. Por Rui Pedro Silva.

Artigos dossier | 3 de July

Trata-se, com esta história de internamento na Argélia durante o período colonial, de deslocar o olhar centrado na história política da França para a da colonização. Por Sylvie Thénault.

Artigos dossier | 3 de July

Criada em 11 de fevereiro de 1961 em Madrid, na Espanha franquista, a OAS constituiu o braço armado clandestino e sanguinário dos ultras da "Argélia Francesa". Alguns dos seus membros estabeleceram-se em Portugal durante o Estado Novo e tornaram-se pontas de lança da política colonial portuguesa. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 3 de July

Pequenas constelações de artistas lúcidos denunciavam os massacres de civis, as torturas, todos os desastres da guerra colonial. Por Nils Andersson.

Artigos dossier | 3 de July

Decorridos mais de 130 anos de colonização francesa, e após uma longa guerra de libertação, a Argélia conquistou a independência a 5 de julho de 1962. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigo | 3 de July

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Artigo | 3 de July

Este ano, as marchas LGBTI+ estenderam-se a mais cidades portuguesas. O Esquerda.net foi ouvir ativistas da Covilhã e Caldas da Rainha sobre a primeira edição. E também de Bragança, onde a marcha regressou após um interregno causado pela pandemia.

Artigo | 3 de July

Na próxima quarta-feira, representantes de estafetas e motoristas TVDE discutem a realidade laboral com a responsável no Parlamento Europeu pela Diretiva sobre o setor e a co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. Na Austrália, a Uber e o sindicato chegaram a acordo sobre regulação do trabalho.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de July

Desde dezembro do ano passado que as forças da Junta Militar que governa Myanmar a ferro e fogo têm vindo a atacar as aldeias dos bayingyis, afetando dezenas de milhares de pessoas. Os bayingyis de Myanmar são considerados lusodescendentes e pedem ajuda a Portugal.

Pages