Artigo | 30 de September

As notícias sobre as dificuldades financeiras da Evergrande, gigante do imobiliário chinês, encheram as páginas da imprensa económica nos últimos dias. Os mercados financeiros reagiram com rapidez, registando perdas acentuadas. Mas será suficiente para dizer que estamos perante um "novo Lehman Brothers"?

Artigo | 30 de September

O ex-Presidente da França foi considerado culpado de financiamento ilegal da sua campanha de 2012 e condenado a um ano, que será cumprido em “vigilância eletrónica”. Em março passado, foi condenado por tráfico de influências.

Artigo | 30 de September

Bruxelas ameaçou cortar os fundos comunitários destinados às cinco regiões da Polónia que se declararam “zonas livres de LGBTQ+” em 2019. E a ameaça surtiu efeito, com o Governo polaco que promoveu a declaração homofóbica a recomendar agora o recuo às regiões.

Artigo | 29 de September

A empresa foi acusada pela Comissão Europeia de estabelecer contratos ilegais com fabricantes de dispositivos Android e operadores de redes, resultando em 2018 numa multa que agora querem ver anulada em tribunal.

Artigo | 29 de September

A guerra pelo controlo desta região rica em petróleo fez nos últimos dias dezenas de mortos entre os rebeldes hutis e as forças pró-governamentais. Existem 2 milhões de deslocados em 139 campos na região.

Artigo | 29 de September

As forças israelitas de ocupação estavam a realizar raides em território palestiniano. São os confrontos mais graves das últimas semanas. Entre os mortos estava um jovem de 16 anos sem relação com o Hamas.

Artigo | 28 de September

O primeiro-ministro do Canadá ficou muito longe da ansiada maioria absoluta. Mas também os partidos da oposição falharam, no todo ou em parte, os seus objetivos. Ou seja, não houve vencedores, apenas alguns perdedores. Por Jorge Martins.

Artigo | 28 de September

Uma reportagem publicada este fim de semana revela que Mike Pompeo, diretor da CIA a partir do início do mandato de Trump, deu carta branca à agência para planear cenários de rapto e assassinato do fundador da Wikileaks.

Artigo | 27 de September

Há cerca de dois meses, o Presidente da Tunísia, Kais Saied, demitiu o primeiro-ministro e suspendeu o parlamento. Na semana passada, aprovou um conjunto de decretos que lhe permitem governar sozinho em 30 áreas. Milhares de pessoas manifestaram-se em Tunes.

Artigo | 27 de September

Carlos Bolsonaro, segundo filho do Presidente brasileiro e vereador do Rio de Janeiro, foi indicado no despacho de um juiz como alegado chefe de uma organização criminosa numa investigação de corrupção.

Artigo | 27 de September

A proposta para combater a crise da habitação e o aumento das rendas de casa obteve 56.9% dos votos no referendo deste domingo. O resultado não é vinculativo, mas aumenta a pressão sobre o poder político para tomar a iniciativa.

Artigo | 27 de September

Segundo a Deutsche Welle, o SPD será o partido mais votado com 25,7%, seguido da CDU/CSU com 24,1%. Verdes e liberais são os terceiro e quarto partidos mais votados. A extrema-direita desce ligeiramente e o Die Linke obtém 5%.

Artigo | 26 de September

O referendo sobre o “Casamento para Todos” foi aprovado por 64,1% na Suíça, tendo sido votado favoravelmente em todos os cantões. Desde 2007 que têm sido autorizadas no país as uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo.

Artigo | 26 de September

Desde o golpe militar de fevereiro, a repressão dos movimentos democráticos fez mais de 1.100 mortos e cerca de 8.400 pessoas foram detidas arbitrariamente.

Artigo | 26 de September

A "Europa", ou o "projeto europeu" que se materializou na UE, sobreviverá a Merkel? Na Realpolitik de Bruxelas, isso traduz-se na pergunta: depois da sua partida, a Alemanha continuará a cumprir as suas obrigações como camuflada potência hegemónica da UE? Por Wolfgang Streeck.

Artigo | 25 de September

Do Bangladesh à Finlândia, Itália ou Serra Leoa, centenas de milhares de jovens em 99 países participaram na ação internacional que antecipa a cimeira da Cop26 em Glasgow no próximo mês de novembro.

Artigo | 25 de September

Os movimentos sociais fizeram um protesto pacífico no “maior símbolo da especulação e da desigualdade social” para denunciar “os lucros recordes dos bancos, o aumento de grandes fortunas e o surgimento de 42 novos bilionários” no país onde a insegurança alimentar atinge mais de 116 milhões de pessoas e a fome mais de 19 milhões.

Artigo | 25 de September

Os falcões de guerra citam constantemente a libertação das mulheres em apoio à invasão dos EUA no Afeganistão. Isso é uma enorme hipocrisia: durante a Guerra Fria, os EUA apoiaram os fundamentalistas patriarcais contra um partido dedicado a militar pela causa das mulheres afegãs. Por Gilbert Achcar.

Artigo | 25 de September

Os dados das “compensações” pagas a familiares das vítimas pelo Ministério da Defesa britânico mostra o baixo valor atribuído às vítimas afegãs e a inconsistência dos pagamentos. Muitas vezes a vida humana valeu menos que a propriedade. Investigadores recusaram responsabilizar-se por outras 881 mortes atribuídas aos britânicos.

Artigo | 24 de September

A Amnistia Internacional acusa as seis grandes empresas farmacêuticas produtoras de vacinas contra a covid-19 de recusarem participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e de desvalorizarem o fornecimento aos países mais pobres.