Artigos Opinião Esquerda | 13 de December

Os sucessivos governos regionais açorianos têm prestado mais atenção aos interesses da indústria local de tabaco, que à saúde das suas populações. O novo governo regional escolheu claramente ficar do lado dos interesses da indústria, contra o interesse da saúde pública e finanças regionais.

Artigo | 13 de December

Os condutores deixaram de ter como suportar os custos que lhes são imputados pelas empresas e não regressaram depois disso à atividade. A procura aumentou entretanto. Os preços também.

Artigo | 13 de December

O Congresso da Iniciativa Liberal reafirmou este fim de semana o seu programa que garante a liberdade para a elite financeira. Neste artigo publicado na revista Esquerda em 2020, Fabian Figueiredo faz o retrato deste partido.

Artigo | 13 de December

Foi um dos grandes sindicatos operários da cidade de Lisboa, nasceu em 1911 e subsistiu até que a ditadura salazarista o dissolveu. No seu seio se reuniram destacados militantes da causa operária. A Voz do Operário lembra aqui alguns deles.

Vídeo Esquerda | 13 de December

Gregório Duvivier conversa com Catarina Martins sobre humor e teatro, a situação política, o crescimento da extrema direita ou os processos coletivos que dão sentido à vida.

Audio | 13 de December

William Hartung conta como os grandes ganhadores das guerras norte-americanas têm sido empresas de armamento, logística, construção e mercenários. Para além de figuras como o ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney que, quando foi secretário da Defesa, contratou a Halliburton para privatizar o apoio ao exército e depois se tornou o seu administrador antes de voltar à política. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Artigo | 13 de December

Neste artigo, os advogados da equipa de defesa do fundador da Wikileaks, Baltasar Garzón e Aitor Martínez, argumentam que ninguém pode confiar nas garantias dadas pelos EUA ao tribunal que decide sobre a extradição de Assange.

Artigo | 13 de December

O nome do empresário do grupo Solverde é exposto nos Pandora Papers. O Bloco de Esquerda de Aveiro critica-o pelas condições laborais que impõe nas suas empresas enquanto utiliza um veículo financeiro de fuga ao fisco.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de December

Esta será, sem dúvida, nos próximos meses e anos, uma das lutas mais importantes para impedir a desarticulação dos direitos do trabalho e travar uma das mais agressivas estratégias de exploração que estão em marcha. Deu-se um passo muito importante, mas a disputa permanece em aberto.

Artigo | 13 de December

Não ganhavam mais nada por participarem do projeto, gastaram “centenas de euros” em deslocações e ainda não os receberam de volta. Os professores do Estudo em Casa dizem ainda que está por cumprir a promessa de lhes creditar 50 horas de formação.