Artigo | 30 de November

Antes dos Dez dias que abalaram o mundo, Reed cobriu a revolução mexicana que foi fundamental para a sua visão do mundo. O que podia ter sido o seu bilhete para a fama foi afinal a sua ponte para o radicalismo. Porque quando John Reed foi para o México, foi para a guerra de classes. E nunca mais voltou. Por Meagan Day.

Artigo | 29 de November

O diploma agora publicado mantém todas as falhas estruturais para as quais as associações alertaram em julho, nomeadamente a ausência de qualquer estratégia de combate à precariedade no setor.

Artigo | 29 de November

A candidatura está a ser avaliada pela Direção-Geral do Património e abrange 30 rituais de Trás-os-Montes, Salamanca e Zamora. Artigo publicado em Interior do Avesso

Artigo | 27 de November

O realizador britânico Ken Loach rejeitou o prémio do Festival de Turim devido às políticas de precarização e outsourcing dos trabalhadores do festival.

Artigo | 26 de November

Falsos contratos a termo e recibos verdes, horários abusivos, salários baixos e sem progressão nas carreiras, uma administração que inventa fórmulas para avaliar trabalhadores e administradores nomeados pelo Estado que ficam calados na única reunião com trabalhadores. Nada mudou com a nova administração da Casa da Música.

Artigo | 24 de November

O filme do realizador João Botelho, que tem por base o romance de José Saramago com o mesmo título, recebeu o prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D’Oro, em Palermo (Itália).

Artigo | 24 de November

O primeiro-ministro terá pessoalmente intervindo para alterar os estatutos da Fundação de forma a permitir que Ana Pinho seja reconduzida num terceiro mandato à frente da Fundação. A ACT concluiu que os educadores tinham direito a contrato de trabalho mas a administradora recusou. Artigo de Tiago Ivo Cruz.

Artigo | 23 de November

Há cem anos, as empregadas domésticas de Lisboa revoltaram-se contra a imposição de uma caderneta cadastral. Formaram o seu primeiro sindicato e, perante a violência e os preconceitos da República burguesa e patriarcal, avançaram para o que hoje se chamaria "visibilidade". Por Jorge Costa.

Artigo | 23 de November

Investigação apurou que os artefactos tinham sido saqueados pelas forças britânicas em 1897. Protocolo com a Nigéria vai tentar apurar a origem de outras peças da coleção do museu.

Artigo | 23 de November

Abalamos para os conventos, sim, e que viagem surpreendente. A que me refiro? Ao livro de Arlindo M. Caldeira Mulheres enclausuradas. As ordens religiosas femininas em Portugal nos séculos XVI a XVIII. Artigo de Maria Luísa Cabral.

Artigo | 21 de November

A ansiedade do início da vida social encontra a sua possível correspondência na angústia do fim da vida social. Simone de Beauvoir apela aos idosos para que se juntem à luta desta juventude rebelde e trabalhem em conjunto para desafiar o sistema. Pois "a reivindicação só pode ser radical: mudar a vida". Por Alexandre Féron.

Artigo | 20 de November

A 16 de novembro de 1989, o jesuíta Martín-Baró foi executado no Massacre da UCA em El Salvador. O seu exemplo de compromisso com as lutas do povo e o seu pensamento crítico a todo tipo de fatalismo continuam a inspirar os que desejam construir novos futuros. Por Pablo Pamplona.

Artigo | 20 de November

O documentário sobre o assassinato de Alcindo Monteiro por um grupo de skinheads, no Bairro Alto, a 10 de junho de 1995, conquistou o maior galardão do Festival. Para além do Grande Prémio, o filme de Miguel Dores conquistou o Prémio Universidade de Coimbra – Melhor Documentário.

Artigo | 20 de November

Há um elemento de obrigação no trabalho militante que também implica o gasto duma energia considerável. Mas ligarmo-nos uns aos outros parece ser uma das formas de contrabalançar o esgotamento geral. Por Véronique Bontemps e Céliane Svoboda.

Artigo | 18 de November

A peça parte de textos escritos por mulheres vítimas de violência doméstica e de género em sessões de escrita autobiográfica. Estreia a 25 de novembro na Covilhã. Por Interior do Avesso.

Artigo | 16 de November

José Saramago faria 100 anos no dia 16 de novembro de 2022. Ao longo do próximo ano, terão lugar diversas iniciativas que assinalam a vida e obra do autor de obras como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, “Memorial do Convento”, “Ensaio Sobre a Cegueira” ou “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.

Artigo | 16 de November

A Sociedade Portuguesa de Autores anunciou no sábado os vencedores deste ano dos Prémios Autores. Entre os premiados encontra-se o filme “Ordem Moral", as atrizes Lúcia Moniz e Ana Moreira bem como a música dos Clã e de Benjamim.

Artigo | 12 de November

O festival de teatro conta com peças vindas de Espanha e do Brasil, assim como a estreia do espetáculo “Ela”, da companhia da ACERT, Trigo Limpo, sobre o amor no feminino. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Artigo | 10 de November

No dia 10 de novembro de 2008, faleceu Miriam Makeba. Foi uma cantora sul-africana e ativista na luta pelos direitos humanos e contra o racismo.  Por António José André.

Artigo | 10 de November

Entre 20 e 30 de novembro decorre a 8ª edição do festival de cinema Porto/Post/Doc. “As filhas do fogo” de Pedro Costa, “Maria do mar” de José Leitão de Barros e “Don’t go gentle” de Mark Archer são algumas das obras em exibição no Porto.