Artigo | 28 de July

Na noite de segunda-feira foram atirados três cocktails molotov contra o edifício, causando danos nas fachadas. Partido da Esquerda Europeia exige que se esclareçam os factos deste ataque e que quem tenha violado a lei seja responsabilizado.

Artigo | 28 de July

Em comunicado, o Sindicato Nacional da Proteção Civil saúda “os trabalhadores/as, que no dia 22 e 23 de julho colocaram de lado o medo e aderiram à greve nacional e à concentração que decorreu em Lisboa, colocando fim a 22 anos de esquecimento e abandono”. Artigo de Interior do Avesso

Artigo | 28 de July

No Dia Nacional da Conservação da Natureza, a Associação Zero e a Sociedade Portuguesa de Botânica lançam o apelo para a criação do Cadastro Nacional dos Valores Naturais Classificados que está em espera há 13 anos de forma a impedir a extinção de espécies ameaçadas.

Artigo | 28 de July

Com a participação de Celso Amorim, Beatriz Gomes Dias, Susana de Matos Viegas, Chico Diaz e a moderação de Paulo Markun, foi lançado esta quarta-feira o manifesto “Portugal denuncia: Bolsonaro genocida”. O lançamento pode ser visto aqui.

Artigo | 28 de July

O Tribunal do Trabalho de Matosinhos considerou ilícita a suspensão do trabalhador, que é membro da CT, e condenou a MEO a pagar-lhe as retribuições perdidas. Rui Moreira declarou ao esquerda.net: "está a valer a pena fazer este longo caminho porque está a fazer-se justiça, finalmente”.

Event | 28 de July

Com as participações do ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, do ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, da deputada portuguesa Beatriz Dias e da antropóloga Susana de Matos Viegas. O ator brasileiro Chico Diaz fará a leitura do texto do manifesto e a apresentação será do jornalista Paulo Markun. Mais informações
Online, às 18h00

Event | 28 de July

Com José Gusmão (eurodeputado do Bloco de Esquerda), José Maria Cardoso (deputado do Bloco de Esquerda) e Manuel Gomes Pereira (candidato à Assembleia Municipal). Mais informações
Esposende, Largo Fonseca Lima, 11h30

Artigo | 28 de July

Em reunião com o Observatório Técnico Independente sobre os Fogos Rurais, Catarina Martins defendeu que o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência e da PAC deve servir para investimento na requalificação do território e da floresta e denunciou que as “verbas fundamentais estão a ser desviadas para latifundiários”.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de July

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

Artigo | 28 de July

A fiscalização feita pela IGAMAOT, que identificou movimentações transfronteiriças ilegais de perto de 15 toneladas de plástico, também detetou uma tentativa de importação de 1034 cilindros de gás fluorado que contribui para o efeito estufa.

Artigo | 28 de July

Lutando por aumentos de salários, os trabalhadores da IP iniciam esta quarta-feira uma greve parcial das 10h às 12h e das 17h às 19h. Estas paralisações diárias prolongam-se até oito de agosto. A partir de um de agosto tem início uma greve ao trabalho extraordinário na CP e na IP.

Artigo | 28 de July

Saeid afastou o primeiro-ministro e o Governo ao mesmo tempo que suspendeu o Parlamento. O Chefe de Estado impôs ainda o recolher obrigatório e proibição de ajuntamentos.

Artigo | 28 de July

O relatório final da comissão parlamentar foi aprovado apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. Mariana Mortágua refutou críticas do PS ao Bloco e afirmou que o relatório apura “responsabilidades políticas, distribuindo-as pelas várias instituições responsáveis”.