Artigo | 26 de July

Durante três meses, o artista brasileiro está a efetuar uma residência artística no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Artigo | 26 de July

Jorge Teixeira, candidato do Bloco à Câmara de Viana do Castelo, apresentou os transportes como um dos principais pontos do programa eleitoral. Catarina Martins, presente na apresentação da candidatura, disse que “já provámos que somos capazes de mudar a política local, deem-nos mais força e faremos mais”.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de July

Ainda em choque com a notícia da morte de Otelo, não encontro nenhum consolo. O silêncio oficial é ensurdecedor. Que governo é este?!

Artigo | 26 de July

Manuel Carlos Silva, candidato à Câmara de Barcelos, defende a necessidade de fomentar métodos de participação cidadã. Na sua intervenção, propôs a remunicipalização da água e sugeriu a criação do metro no quadrilátero urbano Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.

Artigo | 26 de July

“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

Event | 26 de July

Com Sérgio Aires, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal do Porto. Mais informações
Porto, Praça dos Leões, 18h30

Event | 26 de July

Com Cristiano Gianolla, comentário de Sílvia Roque e moderação de Gaia Giuliani. Mais informações
Online, às 16h00

Event | 26 de July

Com Fabian Figueiredo (candidato à Câmara Municipal), Rita Sarrico (candidata à Assembleia Municipal), André Julião (candidato à JF de Moscavide e Portela), João Paulo Martins (candidato à JF de Sacavém e Prior Velho) e Guilherme Góis (candidato à FJ de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela). Mais informações
Loures, Jardim Dr. João Gomes Patacão em Moscavide, 11h00

Event | 26 de July

Com José Manuel Pureza (deputado do Bloco de Esquerda), Margarida Paredes (candidata à Câmara Municipal), José Ribeiro (candidato à Assembleia Municipal), Sílvio Lopes (candidato à Junta de Freguesia de Castelo Branco). Mais informações
Castelo Branco, Praça Camões (Praça Velha), 21h00

Artigo | 26 de July

A coordenadora do Bloco esteve na Praia da Estela, na Póvoa de Varzim, para denunciar um atentado ambiental: uma “parede de sacos de plástico” para “segurar” um campo de golfe, “que nem devia ali estar”, pois é duna primária.

Porto, Jardim da Cordoaria, 18h30

Event | 26 de July

Com a participação de António Sales (Secretário de Estado Adjunto e da Saúde), Margarida Tavares (DGS; Diretora Nacional do Programa Prioritário para as IST e VIH), Joana Bettencourt (DGS; Programa Prioritário para as IST e VIH), Filipe Couto Gomes (Kosmicare), Sara Lino (Médica), Representante da Comunidade e INFARMED (a confirmar. Mais informações
Online, às 18h00

Event | 26 de July

Com Maria Manuel Rola (deputada do Bloco de Esquerda), Nuno Leite (candidato à Câmara Municipal) e Fernando Morais (candidato à Assembleia Municipal). Mais informações
Marco de Canaveses, Urbanização Vilacetinho Alpendorada, 11h00

Event | 26 de July

Com José Soeiro (deputado do Bloco de Esquerda), Daniela Leal (candidata à Câmara Municipal) e Gerson Moura (candidato à Assembleia Municipal). Mais informações
Lousada, Praça das Pocinhas, 17h30.

Vídeo Esquerda | 26 de July

Divulgamos no esquerda.net um documentário sobre 7 dias de um lado e outro da fronteira entre a Galiza e Portugal. O canal de televisão galego Nos TV tem toda a sua programação em galego ou em português.

Audio | 26 de July

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Artigo | 26 de July

Falta de profissionais pode levar à paragem de aparelhos de radioterapia no IPO de Lisboa, mas Ministério das Finanças não autorizou contratação de 78 profissionais. Catarina Martins sublinha necessidade de reconhecimento das carreiras e critica Governo por não concretizar medidas.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de July

A passada semana ditou mudanças no parlamento dos Açores, com o líder parlamentar de um partido que suporta o governo, o Chega, a deixar o respetivo grupo parlamentar, tornando-se deputado independente.

Artigo | 26 de July

A bacia do Tejo será afetada dizem os ambientalistas locais. Os efeitos vão desde “o grave risco para a saúde dos moradores, o impacto no meio ambiente e a destruição do desenvolvimento sustentável” da região Cáceres, perto da fronteira com Portugal.

Artigo | 26 de July

Os Jogos de Tóquio chamaram a atenção para problemas olímpicos endémicos (gastos, deslocamento de habitantes, militarização do espaço público e “lavagem verde”) e sublinharam também a supressão de toda a ética pelo pequeno gangue que dirige o COI. Por Dave Zirin e Jules Boykoff