Event | 12 de July

Com Fabian Figueiredo (candidato à Câmara Municipal), João Alcobia (candidato à Junta de Freguesia de Loures), António Baião Costa (candidato à Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas) e Raquel Vitorino (mandatária da juventude). Mais informações
Loures, Jardim Major Rosa Bastos, 11h00

Artigos Opinião Esquerda | 12 de July

A primeira vaga de despedidos ficou também fora da primeira linha de apoio do Estado, impedida de aceder ao layoff, sofrendo com as insuficiências dos apoios sociais extraordinários, como é o caso dos falsos trabalhadores independentes.

Vídeo Esquerda | 12 de July

Os trabalhadores do Santander manifestaram-se contra o assédio laboral e o despedimentos. O Bloco de Esquerda marcou presença.

Artigo | 12 de July

Dois sarcófagos em granito e elementos de sepulturas feitas com telhas e pedra avulsa foram encontrados aquando das obras de alargamento do adro da igreja, em Tamel, Barcelos.

Artigo | 12 de July

Boris Johnson, a Associação e a Federação Inglesa de Futebol já condenaram estes ataques, que a polícia investiga. Rashford, Sancho e Saka viram as suas redes sociais serem inundadas por publicações “insultuosas e racistas” após terem falhado os penáltis decisivos da final do Europeu.

Artigo | 12 de July

Este domingo, Cuba assistiu às maiores manifestações anti-governamentais dos últimos 30 anos. O Presidente Díaz-Canel responsabilizou o bloqueio dos EUA e apelou aos apoiantes do Governo para ocuparem as ruas.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de July

Tantas vezes temos ouvido o governo e os partidos que o suportam e compõem falar da “centralidade do parlamento” nesta legislatura. O parlamento é o primeiro órgão da autonomia, não precisa dos constantes laudos do governo. O que se exige é o cumprimento do que o parlamento aprova!

Artigo | 12 de July

À margem de um encontro com trabalhadores do banco Santander, Catarina Martins defendeu que as empresas lucrativas não podem representar mais um encargo para a Segurança Social em tempo de pandemia.

Artigo | 12 de July

As investigadoras dizem que há “intervenção externa” no caso. Desde o início, o caso já teve quatro diferentes responsáveis policiais à sua frente. Um dos principais suspeitos foi condenado por destruição de provas por ter lançado armas ao mar.

Audio | 12 de July

Há cem anos, a teoria da relatividade abriu uma polémica soviética sobre a relação entre marxismo e ciência. O físico Boris Hessen recusava a visão tradicionalista e defendeu abertura à nova física de Einstein. Foi uma das primeiras vítimas de Estaline nos processos de Moscovo. Publicamos a entrevista de Jorge Costa a Rui Borges sobre o seu livro "Einstein e Lenine em Moscovo na íntegra em versão audio.

Event | 12 de July

Com Pedro Filipe Soares (deputado e dirigente nacional do Bloco de Esquerda), Paulo Costa (candidato à Câmara Municipal), Catarina Ferraz (candidata à Assembleia Municipal) e Inês Granja Costa (dirigente concelhia). Mais informações.
Vila Nova de Famalicão, Parque de Sinçães, 18h00

Artigo | 12 de July

Indignados com o sistema de atribuição de vagas para agendamentos no SEF, um grupo de imigrantes manifestou-se este domingo para exigir justiça no processo.

Event | 12 de July

Com Ricardo Cabral Fernandes (jornalista e diretor do Setenta e Quatro), Carmo Afonso (advogada, Associação Cívica - Começar para Continuar), Pedro Coelho (jornalista), Ana Gomes (diplomata) e Paulo Pena (jornalista). Mais informações
Lisboa, Casa do Capitão, no HUB Criativo do Beato, 18h00.

Artigo | 12 de July

Projeto de lei bloquista pretende sanar as razões do chumbo do Tribunal Constitucional. Para a deputada Fabíola Cardoso, “as escolas devem ser locais em que todas as pessoas, em especial as crianças e jovens, encontram um ambiente seguro e inclusivo”.

Artigo | 12 de July

A província Terra do Fogo proibiu a entrada da indústria do salmão devido aos efeitos ambientais adversos que esta atividade provoca.

Artigo | 12 de July

Uma heroína da revolução contra a ditadura da família Somoza e a filha da primeira presidente mulher do continente são duas das mulheres presas na nova onda de repressão. Por Julia Garcia/Agência Pública.