You are here

Pesquisar

Artigo | 4 de July

O novo presidente foi eleito na VI Convenção do Bloco Democrático de Angola. Filomeno Vieira Lopes tinha apelado ao voto na sua candidatura para reforçar a frente da oposição contra o MPLA e, após a eleição, anunciou que "a permanência na CASA-CE vai ser discutida pelos militantes".

Artigos Opinião Esquerda | 4 de July

Em 37 países os movimentos ambientalistas decidiram levar a tribunal as metas de Governos e empresas, em vez de ficarem à espera de ajustamentos na política dos Governos. Têm tido ganho de causa nas mais importantes destas querelas.

Artigo | 4 de July

O texto recomenda ao governo para que “promova a criação de estruturas de apoio multissetorial de âmbito local para apoio a pessoas LGBTQI+ que se encontrem em situação de fragilidade económica ou social”.

Artigo | 4 de July

Atento tanto às rebeldias locais, indígenas, estudantis e trabalhistas, Mariátegui soube sintetizar as dimensões universal e particular da emancipação humana num projeto singular que se alimentava da combinação de movimentos populares com a teoria revolucionária marxista, o “socialismo indo-americano”. Por Ruy Braga.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de July

O mundo de Joe é uma garagem. Uma garagem sita no Funchal, o único bem que a CGD encontrou quando quis executar o empresário madeirense.

Artigos dossier | 4 de July

A proposta de contrato de concessão da RTP apresentada pelo governo vai manter a empresa num colete de austeridade que tem quase vinte anos. Neste dossier, procuramos dar perspetiva à situação do serviço público desde a tentativa de privatização de Miguel Relvas, o abandono da rádio e da TDT, e a luta dos trabalhadores pelo serviço público. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz.

Artigos dossier | 4 de July

A concessão do serviço público a capital estrangeiro, “angolano, brasileiro ou chinês”, chegou a ser colocada em cima da mesa pelo governo de Passos Coelho. O projeto caiu por terra com a oposição dos trabalhadores e a falta de acordo com os operadores privados. Mas o legado do então ministro Miguel Relvas marcou a empresa até hoje.

Artigos dossier | 4 de July

Os trabalhadores têm segurado a RTP com dedicação e sacrifício. Deve pois, o único acionista, o Estado, olhar para os trabalhadores da RTP de uma forma séria e empenhada, uma vez que, no projeto do contrato de concessão, estão esquecidos. Artigo de Nelson Silva, coordenador da CT da RTP. 

Artigos dossier | 4 de July

A “estratégia digital” de sucessivas administrações tem servido de justificação para um desinvestimento estrutural que contraria a tendência de todos os restantes países europeus. Portugal perdeu as emissões em onda curta, a onda média já só cobre parte do território e o FM é muitas vezes recebido em condições degradadas.

Artigos dossier | 4 de July

Portugal é o país com menor oferta de canais na Televisão Digital Terrestre. A entrega do serviço à então PT Comunicações (hoje Altice/Meo), mais interessada no serviço por cabo, tornou o atraso português inevitável.

Artigos dossier | 4 de July

Portugal não está só distante da média na União Europeia. O país está nos últimos lugares da tabela do financiamento ao serviço público de media.

Artigos dossier | 4 de July

No âmbito da discussão sobre a revisão do contrato de concessão do serviço público de media, o Bloco apresentou propostas para recuperar a RTP. Catarina Martins frisa que este deve garantir presença “em todas as plataformas, da onda curta ao digital”, ser “capaz de chegar a todas as gerações e ser referência de informação credível”.

Artigo | 4 de July

Com uma lista composta em 50% por independentes, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal destacou os problemas da habitação, mobilidade e ambiente que se vivem no concelho.

Artigo | 4 de July

Na apresentação da candidatura autárquica a Vila Franca de Xira, a coordenadora do Bloco de Esquerda criticou a entrevista do primeiro-ministro onde “não diz uma linha sobre o país”. E abordou a ausência de apoios de “milhares de pessoas que nos contactam e que ficaram sem qualquer apoio apesar das restrições à atividade”.

Artigo | 4 de July

Os protestos deste sábado foram despoletados pelas investigações ao processo de compra de vacinas, com o Supremo Tribunal a dar 90 dias para a Procuradoria-Geral inestigar as suspeitas de corrupção de Bolsonaro. 

Artigo | 4 de July

A fuga de informação sobre o relatório preliminar do IPPC sobre alterações climáticas é um duplo sinal de alarme: sobre a gravidade extrema da situação objetiva e sobre o perigo que a versão final dissimule em parte essa gravidade extrema à opinião pública mundial. Por Daniel Tanuro.