Artigo | 29 de June

Morreu há 110 anos, trocou cartas com Engels e foi, ao seu tempo, o mais destacado porta-voz da corrente marxista no movimento operário português. Por Luís Carvalho.

Artigo | 29 de June

O ciclo de debates organizado pelo Goethe-Institut Portugal arranca a 30 de junho e parte dos exemplos dos espaços públicos de Lisboa e Hamburgo.

Artigo | 25 de June

A situação de colapso no funcionamento do Museu Nacional de Arte Antiga, que permanece parcialmente encerrado devido à falta de funcionários, motivou o requerimento entregue esta quinta-feira para ouvir o responsável pela Direção-Geral do Património Cultural e do diretor do museu.

Artigo | 23 de June

O tema central da peça que sobe ao palco da sala Garrett no Teatro D. Maria II, em Lisboa, é o absolutismo e a possibilidade de o destruir através de pensamentos assentes na diversidade, inclusão e liberdade. Em palco irão estar atores surdos e com e sem deficiências.

Artigo | 19 de June

A Editora Urutau vai lançar, no próximo domingo, dia 20, uma antologia de 49 poetas estrangeiros residentes em Portugal intitulada “Volta para a tua terra”. O título subverte uma agressão, transformando-a em poesia antirracista.

Artigo | 19 de June

Os pareceres refletem uma crítica transversal à incapacidade do diploma do governo em “responder à precariedade e insegurança” de quem trabalha no setor por não ter “medidas capazes de mudar a realidade atual”. E apresentam várias propostas concretas.

Artigo | 17 de June

A série “Entre as margens do Ser”, de Pedro Gomes Almeida, que parte de retratos a pessoas trans e se expande para uma interpretação visual sobre o conceito de transição, recebeu uma menção honrosa. O fotojornalista Gonçalo Delgado, com o trabalho “Regenesis”, venceu o prémio principal.

Artigo | 16 de June

Em entrevista ao Esquerda.net, a realizadora Ariel de Bigault explica que o documentário luso-francês “Fantasmas do Império”, atualmente em exibição, é “um filme sobre as imagens produzidas pelo cinema no que respeita à história colonial”. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 16 de June

Este novo género e espécie de réptil marinho, que terá vivido no Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos, foi encontrado numa praia de São Pedro de Moel, na Marinha Grande, e por isso foi designado “Plesiopharos moelensis”.

Artigo | 14 de June

O Interior do Avesso entrevistou Carlos Martínez-Peñalver, realizador da longa-metragem “À procura da Estrela”, título provisório, que foi gravado nos concelhos da Covilhã, Seia e Gouveia. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Artigo | 14 de June

A língua portuguesa já se ensina a crianças a partir dos dois anos e decorre um projeto sobre a memória junto dos oliventinos mais velhos.

Artigo | 14 de June

O espetáculo de artes performativas tem com base a invisibilidade dos corpos negros. A obra vencedora da Bolsa Amélia Rey Colaço estreou em setembro e regressa agora ao Teatro D. Maria II.

Artigo | 12 de June

Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos – CENA-STE acusa o governo de pretender “instituir por muitos anos a manutenção, naturalização e legalização da precariedade, da instabilidade e da insegurança no trabalho artístico e cultural”.

Artigo | 12 de June

Escritor (poeta, ficcionista, autor de manuais escolares, dramaturgo), pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para a televisão. António Torrado tem um papel fundamental na construção da memória das gerações mais novas sobre o que foi a ditadura e a resistência antifascista.

Artigo | 10 de June

A poetisa conquistou o prémio pelo livro “Ágora”, que, segundo o júri, se destacou "pelo facto de, em intenso diálogo artístico com obras maiores da pintura, reescrever de modo intimista e fulgurante emblemáticos episódios bíblicos”.

Artigo | 9 de June

O Australotitan cooperensis viveu há 100 milhões de anos e estima-se que tenha tido de 5 a 6,5 metros de altura e 25 a 30 metros de comprimento.

Artigo | 2 de June

Na interpelação sobre política cultural, Catarina Martins criticou a proposta de Estatuto apresentado pelo Governo, que procura a “normalização do abuso laboral em vez em vez de combater a excessiva desregulação”.  José Soeiro entregou o relatório sobre outsourcing à Ministra da Cultura.

Artigo | 2 de June

Não é apenas Serralves e Casa da Música que promovem vínculos precários. Como este relatório demonstra, o Ministério da Cultura e vários municípios financiam um grupo de empresas para onde externalizam trabalhadores da EGEAC, do Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional São João, OPART ou mesmo o Banco de Portugal.

Artigo | 1 de June

O alerta é do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas, que acusa o Instituto Camões de continuar “agarrado à propina” que afasta os alunos.