Artigo | 30 de April

O Tribunal Constitucional Federal alemão deu razão a uma queixa de ambientalistas que reclamavam a revisão da lei em vigor e a clarificação das metas ambientais após 2030.

Artigo | 29 de April

Empresa sediada em Torres Novas condenada a pagar 400 mil euros por descargas poluentes. Vereadora bloquista Helena Pinto sublinha que “é uma decisão muito importante e que confirma aquilo que a população, ambientalistas e o Bloco dizem há anos”.

Artigo | 29 de April

Assinalou-se esta quarta-feira o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído,. A associação ambientalista ZERO considera como “desastrosa” a falta de planos municipais de redução e a inexistência de uma Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente. Notícia publicada pelo Interior do Avesso.

Artigo | 29 de April

Empresa concessionária teve dois anos para entregar um Estudo de Impacte Ambiental, mas não o fez. Movimento local de contestação continua apreensivo e vai participar no protesto de 5 de maio em frente à conferência sobre "mineração verde" promovida pela presidência portuguesa do Conselho Europeu.

Artigo | 26 de April

O epidemiologista evolutivo norte-americano Rob Wallace explica as relações entre desmatamento, agro-negócio e o aparecimento de doenças e critica governos que “adotaram a negligência como política” na pandemia. Entrevista publicada na Agência Pública.

Artigo | 24 de April

Falta de planeamento, monitorização e avaliação são críticas do Tribunal de Contas à reforma em curso do sistema de prevenção e combate a incêndios, assim como a insuficiente capacitação e especialização dos meios humanos.

Artigo | 24 de April

Mais de uma centena de jovens participou em ações em várias localidades por todo o país, contra a expansão da aviação. A semana de mobilizações termina este sábado na Climate Live, que decorrerá, em Portugal, entre as 17h e as 18h e das 21h às 23h30.

Artigo | 22 de April

A Greve Climática Estudantil saiu à rua esta quinta-feira e regressa na sexta para reivindicar mobilidade sustentável e uma transição energética justa. Movimento Fridays For Future convoca mobilizações por justiça climática em vários países.

Artigo | 21 de April

Francisco Pedro interrompeu António Costa num jantar partidário para protestar a propósito das consequências ambientais do novo aeroporto. Arrisca uma pena até dois anos de prisão.

Artigo | 21 de April

Na véspera da cimeira organizada por Joe Biden, os negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu acordaram um valor limite de emissões abaixo do exigido pelos cientistas e pelos eurodeputados. Marisa Matias lembra que a última palavra pertence ao Parlamento Europeu. Ativistas não depositam esperanças na cimeira.

Artigo | 19 de April

O ProTEJO – Movimento Pelo Tejo denuncia em carta aberta que a poluição proveniente de Espanha gera eutrofização na albufeira de Monte Fidalgo e na barragem de Cedilho.

Artigo | 16 de April

Associação ambientalista admite “estupefação” com as declarações do Ministro do Ambiente sobre a poluição na bacia hidrográfica do Lis e pede ações que promovam a sua despoluição. Bloco denuncia falta de “vontade política para resolver a situação”.

Artigo | 14 de April

O ministro da Agricultura neozelandês afirmou que o risco para a reputação do país superava qualquer ganho financeiro, na medida em que não é possível salvaguardar o bem-estar dos animais assim que eles deixam as costas da Nova Zelândia.

Artigo | 14 de April

Maioria da população urbana europeia apoia esta medida, diz o inquérito apresentado pela Zero. A organização está “seriamente preocupada” com “a falta de medidas que contrariem o excesso de uso do automóvel no desconfinamento”.

Artigo | 13 de April

O parlamento francês legislou pela proibição de voos que possam ser substituídos por viagens diretas de comboio de até 2h30. Mantêm-se os voos de ligação.

Artigo | 13 de April

Esta decisão tem sido adiada várias vezes devido à oposição de associações de pescadores.  Autoridades japonesas dizem que a descarga de água não representa nenhum perigo.

Artigo | 13 de April

Bloco propõe alteração da portaria e considera “inacreditável” a ausência de qualquer indicador de conservação da natureza e proteção da biodiversidade na gestão das áreas protegidas.

Artigo | 12 de April

No âmbito do Dia da Terra de 2021, o coletivo Greve Climática Estudantil está a convocar ações em diversas localidades para exigir mais investimento na ferrovia e o cancelamento do projeto do aeroporto do Montijo e da expansão do aeroporto da Portela.

Artigo | 11 de April

O projeto de lei, que será votado no parlamento no próximo dia 15, prevê um programa de capacitação das autarquias e a revisão dos critérios de gestão de combustível, que apontam para critérios menos onerosos e mais eficazes. Artigo de Interior do Avesso.

Artigo | 9 de April

Um estudo do grupo DeSmog seguiu as ligações passadas e presentes de 565 diretores dos maiores bancos mundiais. Elas mostram um “conflito de interesses sistémico” com as juras de empenho das suas instituições em contribuir para combater as alterações climáticas.