Artigo | 28 de February

Um estudo de quinze organizações ambientalistas mostra que esta perda da biodiversidade é causada pela atividade humana. Apela-se à implementação urgente de medidas de proteção.

Artigo | 25 de February

O Parlamento aprovou em 2018 uma lei que determina um sistema de depósito com retorno para embalagens descartáveis, a partir de janeiro de 2022. Mas o Governo pretende agora retirar o vidro deste sistema, um recuo atribuído por várias associações à “pressão da indústria”.

Artigo | 22 de February

40% do litoral do país foi afetado. A limpeza pode demorar anos. E não se conhece ainda o responsável.

Artigo | 21 de February

O grupo de movimentos cívicos Barroso e Cabreira é contra “o desenvolvimento desenfreado de projetos de mineração” e lembra que ordenamento do território e conservação da natureza e dos recursos naturais são responsabilidade da CIM. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Artigo | 20 de February

Do ponto de vista agrícola, mais de 85% da área e das explorações agrícolas do Alentejo nada beneficiam com o investimento. Investigadores manifestaram no Parlamento a sua preocupação com os abusos da agricultura intensiva e superintensiva.

Artigo | 19 de February

Ursula von der Leyen prometeu fazer do combate às alterações climáticas uma prioridade do seu mandato. Uma investigação da ONG Global Witness aponta as ligações recentes do vice-presidente e de duas comissárias europeias à indústria dos combustíveis fósseis.

Artigo | 18 de February

As temperaturas que chegaram aos 22 graus negativos resultaram em dezenas de mortes, cortes de eletricidade e água potável. No Texas critica-se a entidade distribuidora de eletricidade por não estar preparada para o frio. No México há preocupação o corte de abastecimento de gás vindo daquele estado.

Artigo | 18 de February

O nome da rede BICA surge em homenagem a “uma das vozes que mais se bateram ao longo das últimas décadas pelo combate ao abandono do interior e pelo mundo rural”, refere a associação ambientalista.

Artigo | 18 de February

Disha Ravi é acusada de ser uma conspiradora contra a Índia. O seu crime? Ter participado na criação de um kit para divulgar a causa dos camponeses indianos em protesto contra a liberalização dos preços agrícolas.

Artigo | 17 de February

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas foi informado da morte de dois exemplares desta espécie protegida em Montalegre e Bragança. Bloco exige apuramento de responsabilidades.

Artigo | 17 de February

Maria do Céu Antunes irá na próxima semana reunir no Parlamento Europeu com a Comissão de Inquérito. Além das responsabilidades da presidência portuguesa, Marisa Matias quer ouvir a ministra sobre os relatos “chocantes” dos episódios ocorridos em Portugal.

Artigo | 16 de February

A associação ambientalista ZERO e a Regenerar criticam a aplicação de fundos para o apoio à criação de circuitos curtos agroalimentares e à agricultura de proximidade.

Artigo | 16 de February

A proposta bloquista prevê também a inclusão nos instrumentos de política climática, visa estudar e conservar estas áreas e garantir a sua recuperação até 2025. Nelson Peralta alertou que "estes ecossistemas estão sujeitos a um ciclo vicioso".

Artigo | 13 de February

Se os países tomassem medidas adequadas ao cumprimento do Acordo de Paris, seria possível salvar milhões de pessoas anualmente, conclui um relatório publicado na revista Lancet.

Artigo | 10 de February

Um quinto das mortes prematuras no mundo são causadas por este tipo de poluição, diz um estudo publicado esta semana. Sem esta poluição, a esperança média de vida da população mundial aumentaria em mais de um ano.

Artigo | 9 de February

A construção de uma central de incineração na Ilha de São Miguel, nos Açores, é contestada por diversos movimentos sociais e também pelo Bloco de Esquerda, que vai levar este assunto ao Parlamento Regional e à Comissão Europeia.

Artigo | 9 de February

O despacho que determina a realização de uma avaliação ambiental às áreas sujeitas a concurso só foi publicado a dois meses do fim do prazo, depois da insistência de Nelson Peralta.

Artigo | 8 de February

As acácias são das espécies invasores mais agressivas para os ribeiros. Um estudo da Universidade de Coimbra mostra como alteram as características da sua matéria orgânica, da qualidade de água e da concentração de nutrientes. Notícia do Interior do Avesso.

Artigo | 8 de February

Uma petição promovida por quatro associações atuantes na região do Porto reivindica o cumprimento das Declarações de Impacte ambiental relativas à construção das Linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto.

Artigo | 7 de February

De entusiasta do projeto, o presidente francês passou a ser crítico. Mas os ambientalistas sublinham que faz pouco contra a mineração predatória na região amazónica. Entretanto outro projeto chamado Esperança foi aprovado e mais de meio milhão de pessoas assinaram uma petição para por fim a esta atividade.