Artigo | 3 de February

O ex-presidente do BCE aceitou o convite do Presidente Sergio Matarella para formar governo, mas falta-lhe ainda convencer a maioria dos deputados, a começar pelos do Movimento 5 Estrelas.

Artigo | 3 de February

Numa conferência dedicada ao trabalho cultural na era Covid-19, organizada pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, representantes de associações e investigadores analisaram os impactos da crise no setor da Cultura e deixaram críticas e soluções para os problemas identificados.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de February

Se não leram, leiam. Pelo alerta, pela sensibilidade, pelo reconhecimento, é emocionante o testemunho de Isabel do Carmo – médica e professora da Faculdade de Medicina de Lisboa – a propósito dos dez dias em que esteve internada com Covid no Hospital de Santa Maria.

Artigo | 3 de February

A plataforma de Ensino à Distância “+ Sucesso Escolar” está disponível em sucessoescolar.lisboa.pt. Vereador bloquista Manuel Grilo afirma que “é através da escola que são garantidos mecanismos que combatem as desigualdades”.

Artigo | 3 de February

Em Lisboa os preços até já descem. Em dez concelhos com mais de cem mil habitantes há uma desaceleração. Mas também há aumentos no interior: em 32 concelhos houve aumentos superiores a 30% e noutros 25 de mais de 20%.

Artigo | 3 de February

Num momento em que os hospitais públicos estão sobrecarregados e a necessitar de mais profissionais, Moisés Ferreira quer saber qual a razão para o encaminhamento destes médicos para o privado.

Artigo | 3 de February

Em causa está o "Projeto Tejo", um investimento de 4.500 milhões de euros que o movimento ambientalista considera uma "irracionalidade económica e social", alertando para o impacto ambiental negativo de fragmentar "os únicos 120 quilómetros de rio Tejo livre”,

Artigo | 3 de February

A taxa de esforço dos arrendatários que podem ser apoiados baixa de 35% para 30% aumentando o número possível de apoios. Maria Manuel Rola lembra que desde o início da pandemia o Bloco propunha este critério, também recomendado pela ONU.

Artigo | 3 de February

Pode dizer-se que a República nunca tivera tantos defensores armados, nem mesmo no “5 de Outubro de 1910”. Também nunca tivera tantos adversários e por isso o movimento revolucionário sucumbiu. Por Luís Farinha.

Artigo | 3 de February

The National Bureau of the Left Bloc met on 30th January 2021, one week after the presidencial election.

Artigo | 3 de February

Em conferência de imprensa, Mariana Mortágua defendeu que “é do interesse da sociedade que as conclusões do relatório de avaliação à intervenção do Banco de Portugal no caso BES possam ser conhecidas e possam ser debatidas”.

Artigo | 3 de February

Durante uma audição parlamentar, e em resposta a uma pergunta do Bloco, o ministro do Ambiente atacou os ambientalistas. Em carta aberta, seis organizações não governamentais de ambiente lamentam esta postura e propõem conjugar esforços para defender a Natureza.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de February

Face ao que aconteceu em março e face à previsão da dimensão da segunda vaga, o Governo preparou os tribunais para uma nova fase de quase paragem? A resposta é não.

Artigo | 3 de February

O requerimento do Bloco aprovado esta quarta-feira por unanimidade prevê também a audição da Direção Geral de Saúde. Fabíola Cardoso defende que discriminação com base na orientação sexual é ilegal, humilhante e criminosa.

Audio | 3 de February

O início de Fevereiro de 1953 ficou marcado por uma intensa repressão em São Tomé, que viria a ficar conhecida como o massacre de Batepá. O acontecimento é o pretexto para uma conversa com Inês Nascimento Rodrigues, que estudou o massacre e as suas reverberações desde aquele momento até à atualidade.

Artigo | 3 de February

A diferença pode chegar aos 400 euros anuais nalgumas localidades. Um morador de Santo Tirso paga quatro vezes mais que um morador em Vila Nova de Foz Côa. Associação Deco Proteste defende a alteração do formato de cobrança de resíduos sólidos.

Artigo | 3 de February

A estimativa do INE confirmou a maior queda da economia portuguesa na sua história democrática. Recuo do consumo interno pode ser explicado não só pelas medidas de confinamento, como pela insuficiência dos apoios sociais.