Artigos Opinião Esquerda | 31 de January

Foi em Castro Verde, mas poderia ter sido em qualquer outro lugar. O impulso no crescimento de ideologias discriminatórias, facilmente conotadas ao radicalismo efervescente e extremista de direita, é o sintoma de uma democracia doente, fraca, permeável.

Artigo | 31 de January

O Movimento Protetorado da Lunda Norte saiu às ruas no sábado e foi violentamente reprimido. Há versões contraditórias sobre o que se passou e as razões que levaram as autoridades a reagir de uma forma que a oposição angolana classifica como “selvajaria”.

Artigo | 31 de January

Os trabalhadores da Arbórea, Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, têm dois meses de salários e subsídios em atraso. O Bloco de Esquerda de Bragança reuniu com o Sindicato Nacional da Proteção Civil para discutir a situação. Notícia do Interior do Avesso.

Artigo | 31 de January

A polícia russa deteve este domingo mais de quatro mil pessoas que exigem a libertação imediata do líder da oposição Alexei Navalny. A polícia bloqueou o centro de várias cidades, incluindo Moscovo.

Artigo | 31 de January

Manifestantes plantaram árvores em local onde será construído um armazém de 38 mil metros quadrados da multinacional de tecnologia norte-americana. E acusam a Amazon de destruir mais empregos do que aqueles que cria e de fomentar a precariedade.

Artigo | 31 de January

Criado a 30 de janeiro de 2020, o ONB recebeu 407 denúncias, a maioria por violência psicológica dentro da escola. As raparigas são o principal alvo de bullying. E a maioria (67%) das denúncias são apresentadas por encarregados de educação das vítimas ou ex-vítimas.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de January

Repensemos estratégia, reforcemos formas de intervenção, saibamos criar pontes para que todos e com todo o empenho possamos estancar o divisionismo pelo ódio, a perseguição pela intolerância, o desmantelamento social edificado por Abril.

Artigo | 31 de January

As pegadas terão cerca de 129 milhões de anos e constituem “o maior conjunto de pegadas de dinossauros do Cretácico em Portugal”, segundo Centro Português de Geo-História e Pré-História, que revelou a descoberta.

Artigo | 31 de January

Tendo em conta as denúncias vindas a público sobre esta prática “ilegal e vexatória”, o Bloco requereu a audição, com caráter de urgência, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e da Direção Geral de Saúde.

Artigo | 31 de January

Arthur Rosenberg foi um historiador marxista brilhante. A sua análise dos movimentos de extrema-direita merece ser lida ainda hoje. Por Jairus Banaji.

Artigo | 31 de January

O 31 de Janeiro de 1891 foi um movimento patriótico e republicano, gerado pela reação nacional ao Ultimato inglês de 1890 e à crise financeira que, um ano depois, havia de declarar-se pela “bancarrota de 1892”. Por Luís Farinha.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de January

Já sabemos de crises anteriores: respostas mínimas dão origem à crise máxima. Porquê teimar em cometer os mesmos erros?

Artigo | 30 de January

Uma pessoa transgénero foi assassinada em cada 48 horas no Brasil em 2020, segundo um relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgado nesta sexta-feira, 29 de janeiro – Dia da Visibilidade Trans.

Artigo | 30 de January

Na reunião da mesa nacional, o Bloco aprovou uma resolução sobre o balanço das eleições presidenciais, em que se aponta que a prioridade é a resposta à crise sanitária, social e económica. Na apresentação das conclusões, Catarina Martins anunciou propostas de reforço a apoios sociais.

Artigo | 30 de January

Entre facebook, instagram ou twitter, contam-se milhares de publicações com as mais diversas mensagens de participação no protesto nacional online #NaRuaPeloFuturoDaCultura. Reunimos aqui alguns exemplos.

Audio | 30 de January

Animais ― 15 anos sem Paredes, 2019.

Taleguinho ― Costurar cantigas e histórias, 2020.

La Batalla ― Cantigas d'amigo, 1984.

Fernando Lopes-Graça ― Músicas festivas, 2012.

Noiserv ― Uma palavra começada por N, 2020.

Edição nº339, de 30 de janeiro de 2021

Artigo | 30 de January

Em pergunta ao executivo, o Bloco de Esquerda pretende também o esclarecimento do critério de redução de mensalidade no setor privado, tendo em conta que muitas famílias não conseguem vaga em creches públicas ou do setor social.

Artigo | 30 de January

Defensor da necessidade de lutar em Espanha para libertar Portugal, Jaime Cortesão era apontado pelos seus companheiros como o Presidente da República democrática que pretendiam restaurar através do "Plano Lusitânia". Mas o desenlace da guerra civil espanhola frustrou o objetivo. Por Álvaro Arranja.

Vídeo Esquerda | 30 de January

Marisa Matias questionou a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia sobre as infra-estruturas físicas e a pobreza energética.

Artigo | 30 de January

No parlamento, a deputada Isabel Pires do Bloco acusou o governo de ter usado a nacionalização como preparação para a venda da empresa. O jornal Expresso avança que a privatização pode significar o despedimento de mais 500 trabalhadores.