Artigos Opinião Esquerda | 7 de January

A política de Trump é o casamento perfeito entre o oportunismo eleitoral e a absoluta irresponsabilidade na condução da política externa.

Artigo | 7 de January

De 13 a 26 de janeiro várias organizações preparam quinzena de ação para denunciar as responsabilidades da indústria financeira nas injustiças climática e social.

Artigo | 7 de January

Greves contra a reforma das pensões não têm fim à vista. Esta terça-feira começou um bloqueio de quatro dias nas refinarias francesas e a sede do fundo financeiro BlackRock foi alvo de um protesto por parte dos trabalhadores dos transportes. Para quinta-feira está agendada uma nova paralisação nacional.

Artigo | 7 de January

O antigo primeiro-ministro Zoran Milanović, do oposicionista Partido Social Democrata (SDP),  foi eleito este domingo presidente da Croácia, ao derrotar na 2ª volta a presidente cessante, do principal partido do governo. Por Jorge Martins.

Artigo | 7 de January

Com 167 votos a favor, 165 contra e 18 abstenções, o parlamento espanhol concluiu os três dias do aceso debate de investidura de Pedro Sánchez. Novo governo terá o Unidas Podemos à frente de cinco pastas.

Artigo | 7 de January

Segundo dados da Eurostat, 19,4% dos portugueses não consegue pagar os custos relacionados com o aquecimento da casa. Portugal ocupa o 5º lugar da lista de países com este problema.

Artigo | 7 de January

Depois de ter mandado assassinar o general iraniano Qassem Soleimani, incendiando os ânimos na região, o presidente norte-americano ameaçou destruir 52 locais “muito importantes” para o Irão e a sua cultura. A UNESCO respondeu-lhe que as convenções internacionais obrigam a preservar o património cultural.

Audio | 7 de January

Ouça aqui a audição pública realizada no dia 19 de dezembro na Assembleia da República sobre “Segurança Privada e Transmissão de Estabelecimento”.

Artigo | 7 de January

Ao contrário dos últimos anos, o governo do PS não preparou a proposta de Orçamento com os partidos à sua esquerda. O resultado traduz-se em bloqueio negocial e poucos avanços em relação ao conseguido nos anos da “geringonça”.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de January

No recente debate de investidura de governo em Madrid, o deputado do BNG (Bloco Nacionalista Galego) terminou a sua intervenção, na qual usou algumas frases em galego, com um “obrigado”. De seguida, o primeiro-ministro Pedro Sanchez, agradeceu-lhe também com um “obrigado”.

Artigo | 7 de January

Bloco de Esquerda de Torres Vedras mostra-se perplexo com as declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, sobre o eventual encerramento definitivo do serviço de urgência pediátrica.

Artigo | 7 de January

No plenário do próximo dia 13 de janeiro, o Parlamento Europeu irá proclamar como eurodeputados Puigdemont e Comín, exilados na Bélgica, mas também Oriol Junqueras, o líder da Esquerda Republicana Catalã a cumprir pena de prisão no processo contra o independentismo.

Artigo | 7 de January

A empresa do maior grupo de calçado português aumentou unilateralmente o horário de trabalho  e descontou no salário dos trabalhadores que se recusaram a obedecer. Autoridade para as Condições de Trabalho ameaça com multas se não forem devolvidos os valores cortados.