You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de March

Apesar do confinamento ter levado à queda global dos níveis de poluição, a Aliança Europeia de Saúde Pública lembra que os últimos anos tornaram a população mais suscetível a doenças respiratórias, incluindo a Covid-19.

Artigo | 28 de March

O fenómeno acontecia uma vez em cada 30 anos, mas nos últimos cinco já ocorreu três vezes. Localizada na Austrália, tem um terço da sua área severamente afetada.

Artigo | 26 de March

O movimento ambientalista e tribo Sioux de Standing Rock festejaram a decisão da justiça federal. Para além da revogação do direito de passagem, o transporte de petróleo no oleoduto poderá ser interrompido.

Artigo | 24 de March

Um terço dos trabalhadores da central nuclear espanhola de Almaraz está em casa. Devido aos constrangimentos por virtude do coronavírus, a recargo de combustível vai ser atrasada, diminuindo-se até lá a potência. O mesmo acontecerá em Ascó.

Artigo | 19 de March

Quercus denuncia o impacto que o uso de pesticidas e tratamentos agrotóxicos terão no ambiente e saúde pública ao serem lixiviados e arrastados para os rios e aquíferos subterrâneos. Projeto está em consulta pública.

Artigo | 11 de March

Através das redes sociais, está a ser divulgado que a Greve Estudantil Climática, que estava marcada para a próxima sexta-feira não se vai realizar, face aos acontecimentos relacionados com o covid-19 e por “responsabilidade social para com a saúde pública”.

Artigo | 11 de March

O Relatório Climático de 2019 apresenta dados preocupantes sobre aumento da temperatura. Oito milhões de pessoas sofrerão de fome, aumentam furacões, ciclones, inundações, de deslizamento de terras, secas e fogos florestais. Guterres diz que calor nos oceanos aumenta “a um ritmo de cinco bombas de Hiroshima por segundo”.

Artigo | 10 de March

Se a crise climática é estruturalmente semelhante à do coronavírus, como explicar que as respostas sejam tão diferentes? O professor de ciência comportamental David Comerford dá algumas pistas.

Artigo | 9 de March

Depois do chumbo da Agência Portuguesa do Ambiente, foi conhecido que também a Proteção Civil tinha já dado parecer negativo à construção do novo aeroporto no Montijo. Esta entidade considera que há “suscetibilidade elevada” de ocorrência de sismos, tsunamis e risco de choque de aves com os aviões.

Artigo | 9 de March

O relatório da Agência Europeia do Ambiente mostrou que morrem 12 mil pessoas por ano na Europa devido à poluição sonora. A Zero sintetizou os dados relativos a Portugal e concluiu que Lisboa é a segunda pior capital europeia nesta matéria e que em Portugal a poluição sonora está a causar problemas de leitura nas crianças.

Artigo | 6 de March

Todas as propostas para reduzir a quantidade de plástico usado nas embalagens à venda no comércio em Portugal acabaram chumbadas esta sexta-feira no parlamento.

Artigo | 6 de March

Segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente, publicado esta quinta-feira, um quinto dos habitantes da União Europeia está sujeito a poluição sonora. Esta entidade estima que, nesta região, há 12 mil mortes prematuras devido à “exposição ao ruído ambiental”.

Artigo | 5 de March

Foi com um avião de papel gigante a colidir contra a entrada do Ministério que a campanha Aterra voltou a contestar o plano do novo aeroporto. “Mais aviões, só a brincar!”, reclamam os ativistas.

Artigo | 5 de March

A construção do terminal de contentores do Barreiro teria um impacto significativo no ambiente aquático do rio Tejo. Chumbo da Agência Portuguesa do Ambiente travou a construção da obra.

Artigo | 4 de March

O projeto de lei climática apresentado pela Comissão Europeia no dia da visita da ativista sueca a Bruxelas mereceu duras críticas da esquerda e dos ambientalistas.

Artigo | 3 de March

Devido às alterações climáticas, metade das praias poderão deixar de existir até ao fim deste século. O alerta vem de cientistas do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia e foi publicado esta segunda-feira na revista Nature Climate Change. Portugal, no pior cenário, pode perder 40% das suas praias.

Artigo | 3 de March

As culturas intensivas de olival e amendoal tomaram conta da maior parte do perímetro de rega do Alqueva. Alberto Matos, do Bloco de Esquerda de Beja, acredita que as Câmaras devem tomar posição, que não pode ser “o vale tudo” e lembra que o Bloco tem um projeto de lei para regulamentar estas plantações.