Artigo | 31 de October

Partido critica o executivo de Rui Moreira por aprovar um projeto alvo de contestação sem apresentar explicações à cidade. Projeto, planeado para uma zona sobrelotada de superfícies comerciais, tem "falta de transparência".

Artigo | 30 de October

A diretiva europeia proposta esta semana pela Comissão Europeia para um salário mínimo europeu é um dos temas desta semana do podcast Lado a Lado, conduzido pelos eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão.

Artigo | 30 de October

À saída da reunião com o primeiro-ministro, Catarina Martins afasta para já a necessidade de um novo Estado de Emergência, que vê como “medida de última linha”. O que é preciso é articular respostas e tomar "as medidas possíveis e eficazes durante um período prolongado”, defendeu.

Artigo | 30 de October

Se for necessário para combater a pandemia, o partido defende que sejam requisitados equipamentos, profissionais e instalações do setor privado da saúde.

Artigo | 29 de October

O projeto de lei prevê metas de redução de gases com efeito de estufa e procura antecipar a data para atingir a neutralidade climática, a criação de um orçamento de carbono e de um plano nacional de adaptação. E coloca como central a necessidade de uma resposta baseada na justiça social e climática.

Artigo | 29 de October

As eleições realizadas no domingo saldaram-se não apenas pela perda da maioria absoluta do PS, mas também da esquerda no seu conjunto. O Bloco conseguiu o melhor resultado de sempre do partido em eleições regionais. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 29 de October

Eurodeputados bloquistas assinaram uma carta aberta, em conjunto com outros deputados do Parlamento Europeu, defendendo que a indústria dos combustíveis fósseis deixe de ter acesso a dinheiros públicos, incluindo o Fundo de Recuperação e o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Artigo | 28 de October

Escolas contestam o concurso plurianual devido à opacidade de critérios e aos cortes que provocaram. Deputada bloquista Alexandra Vieira lembra que “em muitas localidades o ensino articulado é a única possibilidade de usufruir do acesso à cultura”.

Artigo | 28 de October

No encerramento do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2021, Catarina Martins avisa que este orçamento “não responde à emergência da crise".

Artigo | 28 de October

Fonte do Governo disse à imprensa que deixará cair as propostas apresentadas ao Bloco na área laboral, caso o partido vote contra o OE'2021. Mas as mesmas propostas deram entrada a 15 de outubro para debate na Concertação Social.

Artigo | 28 de October

Moisés Ferreira disse ao Fórum TSF que “é importante reforçar significativamente o SNS” e considerou "absurda" a limitação existente nos hospitais públicos para contratação dos profissionais de que necessitam.

Artigo | 28 de October

Pedro Filipe Soares fez um fact checking às promessas do Governo para o SNS, o emprego e apoios sociais, em contraste com os números do próprio Governo. E diz que o Bloco é o único partido que apresenta uma alternativa a esta proposta deOrçamento do Estado para 2021.

Artigo | 28 de October

Veja aqui como foi o último dia de debate do OE'2021 na generalidade.

Artigo | 28 de October

Em entrevista ao jornal Público, Mariana Mortágua defende a necessidade de “medidas consistentes na resposta à crise” já no Orçamento do Estado para 2021, e reafirma a disponibilidade do partido: “Se o Governo e o PS quiserem rever as suas posições, cá estaremos para fazer esse processo e viabilizar o OE 2021”.

Artigo | 27 de October

Mariana Mortágua clarificou o que separa Bloco e Governo: "Queremos uma reforma estrutural que levante o SNS e o Governo só aceita remendos de curto prazo”. Na Saúde, como nos apoios sociais, "não há remendos que estanquem a urgência de medidas fortes e estruturais”, defendeu.

Artigo | 27 de October

Catarina Martins assinalou que neste Orçamento as transferências para o SNS estagnam e a sua dotação orçamental está 144 milhões de euros abaixo do inscrito no Orçamento Suplementar. A coordenadora bloquista falou de um outro recuo do Governo: “o recuo na proteção social, no momento da maior emergência”.

Artigo | 27 de October

Veja aqui como foi o primeiro dia de debate do OE'2021 na generalidade.

Artigo | 26 de October

Em entrevista à TVI, Catarina Martins sublinhou que o Bloco não quer nenhuma crise política. E prometeu continuar a lutar por um orçamento que dê condições ao SNS para responder às necessidades da população e que garanta o apoio a quem perdeu tudo com a crise.

Artigo | 26 de October

Os eurodeputados bloquistas juntaram o seu voto à maioria que quer impedir que a Política Agrícola Comum financie gado para touradas. Direita e PCP votaram no sentido contrário.

Artigo | 26 de October

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, do PS, arrisca-se a perder o mandato. Estão a ser investigados 25 arguidos por suspeitas de corrupção, prevaricação e abuso de poder.