Artigos Opinião Esquerda

Os partidos políticos deveriam ter a capacidade e a vontade de intervir neste tipo de decisão, trazendo para o debate parlamentar os temas relacionados com tecnologias emergentes. Para isso, há que ter uma posição própria sobre os riscos e as vantagens que essas tecnologias podem trazer.

Artigo

Em vésperas do início de um “verão olímpico” em Marselha, trabalhadoras portuguesas e caboverdianas lideram a luta por melhores salários e condições numa empresa subcontratada pela cadeia hoteleira Radisson.

Artigo

Nosso futuro, nossa libertação é o lema do encontro que ocupará dois dias de diálogo e reflexão sobre as estruturas racistas e coloniais da nossa sociedade. Conhece aqui o programa final.

Artigo

O primeiro-ministro convocou eleições quando ninguém esperava e alguns do seu círculo lucraram milhares. A campanha dos conservadores corre de embaraço em embaraço.

Artigo

Mariana Mortágua reuniu com o chefe da missão diplomática da Palestina em Lisboa e comparou a “cobardia” do atual Governo ao recusar-se a reconhecer o Estado da Palestina com a posição “que nos orgulhou” no passado, quando o país liderou a comunidade internacional em nome da independência de Timor-Leste.

Artigo

Das 21 empresas que iniciaram em simultâneo o projeto-piloto português, ao fim dos seis meses de experiência apenas quatro optaram por regressar à semana de cinco dias. Trabalhadores destacam entre as vantagens o aumento do tempo para estarem com a família. José Soeiro diz que o relatório agora divulgado "dá mais argumentos para contrariar os preconceitos da direita" que este mês chumbou o alargamento da medida.

Artigo

Historiadoras foram detidas quando se dirigiam a Havana, onde fariam um protesto diante da estátua de José Martí. Segurança do Estado afirma que elas podem viajar livremente, mas a prática mostra que é o oposto que acontece.

Artigo

Os patrões deixaram-no à porta de casa com um braço decepado numa caixa de frutas. A indignação saiu às ruas e coloca-se em causa o caporalato, o sistema de exploração dos migrantes que, dizem os sindicatos, é acompanhado por “salários de fome, ritmos de trabalho inseguros e desumanos e condições de violência psicológica e física”.

Artigos Opinião Esquerda

O 25 de novembro não é a reposição da normalidade democrática nem do suposto verdadeiro espírito do 25 de abril. Não tem essa importância histórica. O processo revolucionário deixou marcas profundas na democracia portuguesa, desde logo e mais evidentemente na Constituição.

Artigo

Em 1936, face ao avanço da extrema-direita em França, apoiada pelos nazis alemães e fascistas italianos, os partidos de esquerda , os sindicatos e outros movimentos sociais constituem a Frente Popular, derrotando nas urnas o avanço do fascismo e deixando um legado histórico que continua a inspirar a esquerda de hoje.