You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de May

No Médio Oriente quando se diz que as coisas estão mal, a tendência é para que fiquem pior. Raramente não foi assim. Ainda não se sabe o efeito que o novo coronavírus terá nestes países, seja por falta de dados sobre a doença, seja pela fragilidade da maioria dos sistemas de saúde dos países da região.  Por José Manuel Rosendo no blogue meu Mundo minha Aldeia.

Artigo | 19 de May

Tudo é mercado. Esta é a civilização que criámos. O coronavirus expôs os fundamentos dessa “descivilização” que tem como farol os Estados Unidos da América e a Big Apple, Nova Iorque, como capital. Por Carlos Matos Gomes, publicado no Medium.

Artigo | 14 de May

O desemprego cresceu ao longo das últimas quatro décadas. O emprego em Portugal é temporário, instável, de enorme volatilidade. E este mês de abril mostra uma evolução que vai dar muito que falar. Por João Ramos de Almeida no Ladrões de Bicicletas.

Artigo | 13 de May

Vale a pena ler a entrevista de Mark Honigsbaum pelo que nos diz sobre a forma como a organização da sociedade em que vivemos constitui a base da crise que o mundo atravessa. O desinvestimento na saúde é, para o historiador, o principal fator responsável. Por Vicente Ferreira, publicado no blogue Ladrões de Bicicletas.

Artigo | 7 de May

Ainda nem se vislumbra o início da retoma económica pós-Covid19, nem se sabe em que termos a atividade turística será sustentável. E o Governo já recomeçou a loucura de apoiar hotéis. Postado por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas

Artigo | 6 de May

A Alemanha não prescinde da soberania das suas instituições democráticas em nome das diretivas das instituições europeias. Tudo bem, mas também não mandem diretivas aos outros. Artigo de José Gusmão no Ladrões de Bicicletas.

Artigo | 2 de May

A austeridade é errada, contraproducente e evitável. Vicente Ferreira analisa a perspetiva do historiador da economia Adam Tooze.